Pólos de Lavras e Varginha

Pólos de Lavras e Varginha

Menú

domingo, 10 de junho de 2018

O uso do Blog como metodologia ativa de ensino


Texto de Kelly Torres - Polo Lavras  - Sala 1 - Tutora: Isabel Dornellas
    
          O uso de metodologias ativas de ensino tem sido bastante discutido em instituições de ensino privadas e públicas.
Nesse sentido, o uso do blog como metodologia ativa, justifica uma pesquisa mais aprofundada objetivando um maior entendimento sobre a eficiência da sua aplicabilidade.
Considerando essas informações, o objetivo geral desse texto é analisar o uso do Blog como metodologia ativa de ensino.
Destaca-se que, o ano de 2018, segue a tendência dos anos anteriores nessa década, onde tornou-se uma necessidade os professores buscarem novas ferramentas e novas metodologias de ensino que incentivem os estudantes a se tornarem protagonistas no processo de ensino e aprendizagem, favorecendo a motivação e promovendo a autonomia destes. Deve-se considerar importante, as atitudes que oportunizem a escuta aos estudantes, valorizando suas opiniões, exercitando a empatia, respondendo aos questionamentos e encorajando-os e tudo isso, num ambiente favorável à aprendizagem (BERBEL, 2011).
Uchôa (2015, pg. 17), destaca que
para o desenvolvimento de um blog, deve-se atentar para o fato de que os textos são publicados em blocos (posts) de conteúdos que são organizados, cronologicamente, pela data e/ou hora de publicação. A estrutura natural de um blog segue uma linha cronológica ascendente, sendo, primeiramente, apresentadas as mensagens mais recentes. Nos posts ou blocos de textos, é possível publicar textos em várias linguagens digitais, como: vídeos, imagens, áudios, slides , entre outros, além de poder incluir muitos links para fontes que complementam ou contraponham o conteúdo do post . O termo post ou artigo deve ser compreendido como quaisquer conteúdos independente de formato (textual, vídeo, áudio, hipertexto) publicado na internet.
            Ao considerar o Blog como metodologia ativa, pode-se incentivar os estudantes a desenvolverem um espaço relacionado à determinada disciplina, onde possam ser postados textos, frutos de pesquisas relacionadas aos conteúdos  que serão discutidos em sala de aula, já que o objetivo das metodologias é também que os estudantes pesquisem, desenvolvam conceitos e possam ter o momento presencial mais com um debate ou espaço de dúvidas.
            Trabalhar as metodologias ativas de ensino, exige uma maior capacitação dos professores e entendimento dos seus objetivos.
            E você, considera que o Blog pode representar uma metodologia ativa?

REFERENCIAS

BERBEL, Neusi. As metodologia as ativas e a promoção da autonomia dos estudantes. Seminário: Ciências  Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40. 2011

Uchôa, Kátia C. Amaral Uso Educacional da Blogosfera: Guia de Estudos. 1.ed. - - Lavras: UFLA, 2015.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que uma das maiores vantagens do blog é a diversidade de ferramentas adicionais. O feed, por exemplo, é uma ferramenta que permite o aluno “assinar” o blog, assim como numa assinatura de revista ou jornal. O aluno recebe por e mail alguns assuntos que são de seu interesse postadas no blog. Assim se tornando uma ferramenta que é muito boa para o auxílio do ensino/aprendizagem

    ResponderExcluir
  3. Excelente ferramenta do processo de ensino aprendizagem.

    ResponderExcluir
  4. Creio que ele possa configurar como metodologia ativa sim,pois através dessa ferramenta o professor, pode disponibilizar aos estudantes antecipadamente o conteúdo a ser trabalhado em sala. Logo, se caracterizando como sala de aula invertida.

    ResponderExcluir