Tradicionalmente, as práticas que as escolas utilizavam, baseava-se em
transmissão de conhecimento, numa perspectiva em que o professor era o detentor
do saber e o aluno um mero receptor de conteúdos. Entretanto no mundo que
vivemos hoje, é cada vez mais perceptível que a tecnologia está cada presente e
inserida no cotidiano e nas atividades primárias executadas pelos seres
humanos. Ela está presente tanto para atividades mais corriqueiras do dia a dia,
assim como para entretenimento e também para atividades profissionais,
científicas ou ainda educacionais.
A utilização de dispositivos tecnológicos com acesso a internet como
smartphones, tablets entre outros, já é uma realidade cotidiana e como consequência
este fato tem trazido à cultura humana grandes mudanças comportamentais.
Em vista disso, o acesso à navegação virtual e suas possibilidades,
trouxeram um novo rumo às relações das pessoas entre si, bem como com a
tecnologia, o que sem dúvida alavanca uma aprendizagem cooperativa.
Uma possibilidade a utilização de blogs. Um blog, segundo Senra e
Batista, é uma página da WEB, que possibilita o acréscimo de atualizações de
tamanho variável chamados artigos ou posts. Estes podem ser organizados de
forma cronológica inversa ou divididos em links sequenciais, que trazem a
temática da página, podendo ser escritos por várias pessoas, dependendo das
suas regras. Os blogs “são aplicativos fáceis de usar que promovem o exercício
da expressão criadora, do diálogo entre textos, da colaboração”, explica
Gutierrez (2003, P.12), “Blogs possuem historicidade, preservam a construção e
não apenas o produto (arquivos); são publicações dinâmicas que favorecem a
formação de redes”, completa.
Os blogs trazem consigo uma grande vantagem para a construção do
aprendizado que é a facilidade do professor fazer intervenções orientando e
corrigindo todas as postagens, sem o limite de tempo imposto pela sala de aula,
e da mesma forma o aluno pode realizar suas atividades no seu ritmo, conforme
sua agenda e disposição. Moran (2007) destaca que o uso do blog educacional
“quando focamos mais a aprendizagem dos alunos do que o ensino, a publicação da
produção deles se torna fundamental”.
Portanto, através de toda tecnologia que hoje possuímos, podemos tornar
o ensino mais dinâmico e eficiente. A utilização de um Blog para o ensino pode
ser encarada como mais do que um espaço pedagógico, ele pode ser
utilizado como um ambiente de interação, onde é permitido aos alunos
compartilhar suas ideias com responsabilidade, fazendo uma análise crítica do
que leem e do que escrevem.
GUTIERREZ, S. de S. Mapeando caminhos de autoria e autonomia: a inserção das
tecnologias educacionais informatizadas no trabalho de professores que cooperam em
comunidades de pesquisadores. Porto Alegre-RS, 2003. P.233. Dissertação de Mestrado
em EducaçãoMORAN, J. M.. A educação que desejamos, novos desafios e como chegar lá. São Paulo: Editora Papirus, 2007.
SENRA, L.B; BATISTA, H.A..USO DO BLOG COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Os blogs podem ser considerados uma biblioteca digital que tem o conteúdo, a experiência e visão dos influenciadores. Afinal, são um investimento na história e reputação digital de uma marca, empresa ou pessoa. Por isso que seu nível de influência é bastante relevante, pois nas micro mídias as ideias são apresentadas e nos blogs são desenvolvidas e aprofundadas.
ResponderExcluir