Pólos de Lavras e Varginha

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segunda-feira, 11 de junho de 2018

Os blogs na construção da inteligência coletiva


A contemporaneidade é marcada pela construção coletiva do conhecimento. Uma das principais características do século XXI é escrita colaborativa, que somente pôde ser difundida devido ao desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação (TIC’S). Dentro deste contexto, os blogs são instrumentos importantes do desenvolvimento da “inteligência coletiva”, justamente pelo fato de permitirem o acesso pelas pessoas, em larga escala, dos conteúdos veiculados pelos referidos blogs.
            Segundo Pierre Lévy (2003, p. 28), a inteligência coletiva é “[...] uma inteligência distribuída por toda parte, incessantemente valorizada, coordenada em tempo real, que resulta em uma mobilização efetiva das competências”. Assim sendo, as novas tecnologias permitiram que o conhecimento fosse distribuído de maneira global. De um modo geral, na contemporaneidade o individual cada vez mais cede espaço ao coletivo.  À maneira das redes sociais, nas quais há a superexposição da vida pessoal, nos blogs há a superexposição das ideias, saberes e conhecimento, como também ocorre na Wikipedia.
            Dessa forma, se são considerados, por exemplo, blogs de cunho educacional, pode-se perceber que ideias, práticas educacionais, planos de aula, artigos, entre outros, que outrora eram guardados e/ou escritos por um único agente, ou mesmo lido por grupos restritos de pessoas, hoje podem ser compartilhados pela web, podendo ser lidos por quaisquer indivíduos cujos interesses são afins aos textos publicados nos blogs diversos, valorizando, assim, a troca e a produção de saberes de forma global e coletiva. Mesmo Pierre Lévy, o autor do termo ‘inteligência coletiva” possui um blog no qual são compartilhados artigos e ideias do autor, fato que, per se, já ratifica a importância dos blogs na atualidade.
            De acordo com o que foi exposto, os blogs podem também ser considerados como instrumentos capazes de promover a “inteligência coletiva”. É necessário, entretanto, que a escola atual possa aprimorar e aprimorar-se quanto à utilização desta ferramenta, trazendo para o contexto escolar a produção coletiva dos saberes, práticas e conhecimentos.




REFERÊNCIAS:


LÉVY, P .Pierre Levy's Blog: Various thoughts and papers in french and English. Disponível em: < https://pierrelevyblog.com/> Acesso em: 11 jun. 2018

LÉVY, P. A inteligência coletiva : por uma antropologia do ciberespaço. 4. ed. São Paulo: Loyola, 2003.

Um comentário:

  1. Talita, olá, tudo bem contigo? Você toca num ponto interessante. O blog é uma construção coletiva. E deve ser criado para isso. Muitas vezes a interação que não acontece em sala de aula pode ser melhor trabalhada por meio do blog. O blog seria como que uma extensão da sala de aula. Um outro campo para o desenvolvimento de práticas de ensino-aprendizagem

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