A
contemporaneidade é marcada pela construção coletiva do conhecimento. Uma das
principais características do século XXI é escrita colaborativa, que somente pôde
ser difundida devido ao desenvolvimento das tecnologias de informação e
comunicação (TIC’S). Dentro deste contexto, os blogs são instrumentos
importantes do desenvolvimento da “inteligência coletiva”, justamente pelo fato
de permitirem o acesso pelas pessoas, em larga escala, dos conteúdos veiculados
pelos referidos blogs.
Segundo
Pierre Lévy (2003, p. 28), a inteligência coletiva é “[...] uma inteligência
distribuída por toda parte, incessantemente valorizada, coordenada em tempo
real, que resulta em uma mobilização efetiva das competências”. Assim sendo, as
novas tecnologias permitiram que o conhecimento fosse distribuído de maneira
global. De um modo geral, na contemporaneidade o individual cada vez mais cede
espaço ao coletivo. À maneira das redes
sociais, nas quais há a superexposição da vida pessoal, nos blogs há a
superexposição das ideias, saberes e conhecimento, como também ocorre na
Wikipedia.
Dessa
forma, se são considerados, por exemplo, blogs de cunho educacional, pode-se
perceber que ideias, práticas educacionais, planos de aula, artigos, entre
outros, que outrora eram guardados e/ou escritos por um único agente, ou mesmo
lido por grupos restritos de pessoas, hoje podem ser compartilhados pela web, podendo ser lidos por quaisquer
indivíduos cujos interesses são afins aos textos publicados nos blogs diversos,
valorizando, assim, a troca e a produção de saberes de forma global e coletiva.
Mesmo Pierre Lévy, o autor do termo ‘inteligência coletiva” possui um blog no
qual são compartilhados artigos e ideias do autor, fato que, per se, já ratifica a importância dos
blogs na atualidade.
De
acordo com o que foi exposto, os blogs podem também ser considerados como
instrumentos capazes de promover a “inteligência coletiva”. É necessário,
entretanto, que a escola atual possa aprimorar e aprimorar-se quanto à utilização
desta ferramenta, trazendo para o contexto escolar a produção coletiva dos
saberes, práticas e conhecimentos.
REFERÊNCIAS:
LÉVY, P .Pierre Levy's Blog: Various thoughts and papers in french and English. Disponível em: <
https://pierrelevyblog.com/> Acesso
em: 11 jun. 2018
LÉVY, P. A
inteligência coletiva : por uma antropologia do ciberespaço. 4. ed. São
Paulo: Loyola, 2003.
Talita, olá, tudo bem contigo? Você toca num ponto interessante. O blog é uma construção coletiva. E deve ser criado para isso. Muitas vezes a interação que não acontece em sala de aula pode ser melhor trabalhada por meio do blog. O blog seria como que uma extensão da sala de aula. Um outro campo para o desenvolvimento de práticas de ensino-aprendizagem
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