O
Blog é uma das ferramentas disponibilizadas na Web que possui uma gama de
recursos interativos, o que possibilita seu uso para diversas finalidades,
inclusive o “Uso do Blog como ferramenta para auxiliar o ensino e
aprendizagem”.
Este
artigo tem como base os estudos de Gomes (2005)¹, no que se refere aos Blogs como
recurso pedagógico de “um espaço de acesso a informação especializada. Um
espaço de disponibilização de informação por parte do professor.” (GOMES, 2005)
No
primeiro caso como “um espaço de acesso a informação especializada”, são os
Blogs Institucionais ou de pessoas conceituadas, e capacitadas sobre os
assuntos ou objetos de estudos postados. É uma ferramenta pedagógica, que
possibilita a pesquisa e estudos diversos, e compartilhamento dentro de uma
área específica.
No
segundo caso “Um espaço de disponibilização de informação por parte do
professor”, é um espaço de compartilhamento disciplinar ou interdisciplinar,
entre professor x aluno e aluno x aluno, tendo o professor como mediador para
explicar, e direcionar o conteúdo postado, incentivando os alunos na interação,
pesquisa, e postagem de novos objetos relacionados.
Para
que seja disseminada esta nova prática do uso dos blogs como ferramenta para
auxiliar o ensino aprendizagem, é preciso que as Instituições de ensino
coloquem em sua grade curricular de graduação o estudo de como usar as
ferramentas disponibilizadas na Internet, na educação, para que professores
possam se capacitar nesta modalidade como parte de sua prática educacional,
para direcionar e promover o ensino aprendizagem de seus alunos. Sendo que na
maioria das vezes são mais preparados que o corpo docente em termos
tecnológicos, mas não sabem explorar a internet/ blogs como ferramenta de
estudos.
Edna
Souza
Realmente essa geração sabe usar a tecnologia em todos os momentos do dia-a-dia,entretanto não sabem usá-las corretamente,cabendo então a nós educadores mediarmos isso e para isso precisamos sim nos preparar bem.
ResponderExcluirconcordo com você Ediméia, o professor deve estar preparado para interagir com os alunos pois muitos deles estão mais acostumados com o ambiente virtual pelo fato de serem nativos digitais e podem atrapalhar a aula do professor.
ExcluirBom dia.
ResponderExcluirMuito boa colocação Ediméia.
Muito boa sua colocação em relação a formação dos professores.
ResponderExcluirTenho deparado com situações de colegas que estão tentando entrar para esse meio e usar as ferramentas da internet, ainda há uma grande dificuldade.
Oi Edna, parabéns pelo texto, muito bacana!
ResponderExcluirAcredito que a demanda é bem maior do que se pensa. Ela vai além da necessidade de inserção de disciplinas, na grade curricular, que tratam do uso das TIC's na graduação. Penso que também é necessário fazer alguma coisa por aqueles professores já formados, que atuam, como a maioria de nós. O curso que fazemos hoje, Uso Educacional da Internet, é uma das ações favoráveis à essa demanda, por exemplo.
Abraços
Concordo com vocês, é necessário que educadores e a escola estejam preparados para fazer o uso adequado da internet e mediar a interação positiva com seus alunos. É preciso capacitar os profissionais da educação para que estes possam contribuir com o aprendizado online dos seus alunos.
ResponderExcluirtambém concordo que deve haver um preparo maior dos professores para que eles possam interagir mais com os alunos. Capacitando os professores essa interação pode acontecer mais facilmente.
ResponderExcluirCreio que temos que atentar para uma questão crucial que é a de incluir esta ferramenta em nossa prática, vinculando todas suas possibilidades a um fazer pedagógico realmente significativo.
ResponderExcluir