Uso
do blog como ferramenta para auxiliar o ensino e aprendizagem
Helena Maria
Ferreira
Com o advento das novas
tecnologias da informação e da comunicação, novas demandas de estratégias metodológicas
estão sendo impostas. A sociedade do conhecimento se caracteriza pela dinamicidade
das informações e pela natureza coletiva da interação. Nessa direção, faz-se necessária
a implementação de práticas educativas que contemplem essa demanda social, uma
vez que a articulação escola-sociedade é uma questão basilar de todo processo
educacional.
Considerando essas
peculiaridades, o texto em pauta tem como escopo apresentar uma discussão
acerca do blog como ferramenta para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem.
Ao abordarmos essa
questão, consideramos pertinente pontuar que o Blog é uma abreviatura utilizada
pelos internautas para substituir o termo inglês "weblog". Segundo
Ganhão (2004), o blog é uma página web atualizada freqüentemente, composta por pequenos
parágrafos apresentados de forma cronológica. O conteúdo e tema dos blogs abrangem
uma infinidade de assuntos, que podem ser assuntos do cotidiano ou assuntos
especializados relacionados a uma determinada área do conhecimento. Além disso,
o blog pode ser considerado como um laboratório de escrita criativa e
colaborativa on-line, cujo objetivo principal é oferecer a comunidade de
leitores e escritores trocar experiências e saberes através da interação dos diversos
participantes.
Destacadas essas
características, podemos pontuar as contribuições do blog como ferramenta para
o processo de ensino-aprendizagem.
De acordo com Uchôa
(2015), o blog constitui um espaço de publicação na Web que permite tornar
visível a produção escrita de seus atores, as suas ideias tomam voz e
visibilidade. Participar num blog que tenha uma audiência pode ser um estímulo
à reflexão da produção escrita, desde que exista, por parte dos professores, uma
mediação nesse sentido. Com certeza, se os leitores podem tecer comentários
sobre a produção dos alunos, essa aproximação estimula, para que suas produções
alcancem um nível melhor. Por outro lado, disponibilizar atividades desenvolvidas
pela escola no blog pode aproximá-la da comunidade, que também pode trazer a
sua contribuição quando algum especialista do exterior à escola compartilha
seus conhecimentos nesse espaço.
A partir da citação de
Uchôa, podemos considerar as potencialidades do blog para a sistematização das
atividades de ensino e para a promoção de aprendizagens efetivas. A autora
pontua questões basilares, que merecem destaque: a) autoria: incentivo à elaboração
própria; b) socialização das produções: favorecimento da função social dos
textos produzidos em alcançar um público-alvo e promoção da interação efetiva;
c) revisão e reescrita dos textos: consideração das etapas do processo de
produção textual; d) ampliação das reflexões: troca de informações; e) relação escola-comunidade:
promoção de intercâmbio de conhecimentos.
Além disso, ressaltamos
que o blog oferece a possibilidade de acesso a textos multimodais, multissemióticos
e hipertextos, que exigem novos modos de produzir e de ler os textos. O contato
com gêneros digitais faz com que o usuário utilize estratégias específicas para
a produção dos sentidos, que congregam informações disponibilizadas em links,
vídeos, imagens, palavras, movimentos, sons, cores, formatos etc. Tais
estratégias são exigidas na vida social, nos diversos tipos de interações que
são estabelecidos cotidianamente pelos estudantes.
Nesse sentido, Reis
(2009, apud SILVA, 2013), postula que
o blog utilizado como recurso pedagógico “oferece infinitas possibilidades para
o desenvolvimento da escrita, da capacidade argumentativa, da criatividade, da
organização, da estética, proporciona a experiência de aprendizagem
colaborativa e permite a reflexão sobre valores éticos.”
Complementamos a
citação, considerando que o blog permite a interação, a troca de papéis entre
autor e leitor, ou seja, ambos se alternam no processo de produção. Soma-se a
isso a diversidade de participações, viabilizadas por meio da possibilidade de
novas postagens, de inserção de comentários, etc.
Nessa direção,
consideramos que o blog como ferramenta que auxilia o processo de
ensino-aprendizagem possui várias potencialidades que devem ser exploradas pelo
professor. No entanto, é necessário que essa proposta esteja articulada aos
projetos da escola, para que a criação do blog seja atualizada e se constitua
como uma ferramenta de uso efetivo para a promoção das aprendizagens.
Referências
GANHÃO, Sérgio. Um
guião sobre Blogs. Disponível em:< http://w
ww.fpce.ul.pt/pessoal/ulfpcost/te3aula2003/blog/>. Acesso em 24 maio de 2015.
SILVA, L. F. C.
Tecnologias digitais e ensino: o uso pedagógico do blog para o ensino e
aprendizagem de língua materna. Anais do
SIELP. Volume 2, Número 1. Uberlândia: EDUFU, 2012. Disponível em: < http://www.ileel.ufu.br/anaisdosielp/wp-content/uploads/2014/07/volume_2_artigo_181.pdf
>. Acesso em 24 maio de 2015.
UCHÔA, Kátia C. Amaral.
Uso Educacional da Blogosfera: Guia
de Estudos. - Lavras: UFLA, 2015.
Sem dúvida, o Blog é uma ferramenta de interesse para o desenvolvimento do trabalho pedagógico alinhado a cultura social de um determinado lugar. além disso, o Blog dispõe de recursos geradores de novos símbolos mediados por um trabalho coletivo. A
ResponderExcluirSem dúvida, o Blog é uma ferramenta de interesse para o desenvolvimento do trabalho pedagógico alinhado a cultura social de um determinado lugar. além disso, o Blog dispõe de recursos geradores de novos símbolos mediados por um trabalho coletivo. A
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