“Uso do Blog como ferramenta para auxiliar o ensino e aprendizagem”
O Blog é uma das ferramentas disponibilizadas na Web que possui uma gama de recursos interativos, o que possibilita seu uso para diversas finalidades, inclusive o “Uso do Blog como ferramenta para auxiliar o ensino e aprendizagem”. Este artigo tem como base os estudos de Gomes (2005)¹, no que se refere aos Blogs como recurso pedagógico de “um espaço de acesso a informação especializada. Um espaço de disponibilização de informação por parte do professor.” (GOMES, 2005) No primeiro caso como “um espaço de acesso a informação especializada”, são os Blogs Institucionais ou de pessoas conceituadas, e capacitadas sobre os assuntos ou objetos de estudos postados. É uma ferramenta pedagógica, que possibilita a pesquisa e estudos diversos, e compartilhamento dentro de uma área específica. No segundo caso “Um espaço de disponibilização de informação por parte do professor”, é um espaço de compartilhamento disciplinar ou interdisciplinar, entre professor x aluno e aluno x aluno, tendo o professor como mediador para explicar, e direcionar o conteúdo postado, incentivando os alunos na interação, pesquisa, e postagem de novos objetos relacionados. Para que seja disseminada esta nova prática do uso dos blogs como ferramenta para auxiliar o ensino aprendizagem, é preciso que as Instituições de ensino coloquem em sua grade curricular de graduação o estudo de como usar as ferramentas disponibilizadas na Internet, na educação, para que professores possam se capacitar nesta modalidade como parte de sua prática educacional, para direcionar e promover o ensino aprendizagem de seus alunos. Sendo que na maioria das vezes são mais preparados que o corpo docente em termos tecnológicos, mas não sabem explorar a internet/ blogs como ferramenta de estudos. Edna Souza
Gabriela Soares Balestero, Polo Varginha - Sala 3 marcadores: ensino a distância,blog,aprendizagem, tutora Katiane Ribeiro
Blog como ferramenta educacional: breves comentários
Podemos dizer que o Blog ainda é novidade como recurso de aprendizagem, podendo ser utilizado para publicar páginas pessoais, como os tradicionais diários, fazer propagandas de serviços pessoais, mas também pode ser utilizado como uma espécie de enciclopédia virtual podendo ser trabalhada diversas questões e pesquisas científicas e contar com a interação e participação do leitor. Sendo assim, a princípio os primeiros blogs funcionavam como um diário virtual, mas com o passar do tempo foi sendo aprimorado e deixou de ser um simples diário, passando a ser um dos principais mecanismos de comunicação social da atualidade. Em sala de aula ou até mesmo como atividade além dos muros escolares, serve para registrar os conhecimentos adquiridos pela turma. Assim, os blogs auxiliam a construir redes sociais e redes de saberes, sendo uma ferramenta importante e com potencial para reinventar o trabalho pedagógico. “A tecnologia é tão-somente um grande apoio, uma âncora, indispensável à embarcação, mas não é ela que a faz flutuar ou evita o naufrágio.” (José Manuel Moran) “Continua a caber ao professor dois papéis: ajudar na aprendizagem de conteúdos e ser um elo para uma compreensão maior da vida. Se o horizonte é o mesmo, os ventos mudaram de direção. É preciso ajustar as velas e olhar mais uma vez a bússola.” (José Manuel Moran) A autora Luciana da Silva sustenta que os blogs podem ser considerados como ferramentas de “educomunicação”, ou seja, ferramenta que contribui na construção de espaços comunicativos na escola, sendo considerado ainda o encontro da educação com a comunicação, a multimídia e a interdisciplinariedade, sendo uma ferramenta usada para o melhor aprendizado do estudante. Assim, o blog é um meio de educomunicação, um recurso de comunicação e de mídia, que se baseia na comunicação entre professores, educandos e sociedade no geral, e a partir da comunicação o estudante constrói um aprendizado significativo. Portanto, o blog quando usado para fins educativos pode auxiliar a desenvolver várias habilidades nos educandos, além do uso de novas tecnologias digitais, como habilidades de leitura, escrita e argumentação, sendo um recurso que facilita a o desenvolvimento da liberdade de expressão dos estudantes, além de possibilitar a execução de atividades ou leituras para facilitar o entendimento de aulas ministradas. Referência: HERMES, Ernani Silvério; BIANCHETTO, Luana Campagnolo; BATISTELLA, Scharly Mônica; MUHL, Lana Patrícia; VAN, Juliana. BLOG COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL: UMA EXPERIÊNCIA NA PERSPECTIVA DA EDUCOMUNICAÇÃO. Disponível em: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAhCyMAA/blog-como-ferramenta-educacional. Acesso em 05/06/2018
SILVA, Luciana da. EDUCOMUNICAÇÃO COMO PEDAGOGIA ALTERNATIVA: novas filosofias, práticas, e metodologias que visam à educação libertadora. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/360875967/SILVA-Luciana-Da-Educomunicacao-Como-Pedagogia-Alternativa-Novas-Filosofias-Praticas-e-Metodologias-Que-Visam-a-Educacao-Libertadora . Acesso em 05 de junho de 2018.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir“Uso do Blog como ferramenta para auxiliar o ensino e aprendizagem”
ResponderExcluirO Blog é uma das ferramentas disponibilizadas na Web que possui uma gama de recursos interativos, o que possibilita seu uso para diversas finalidades, inclusive o “Uso do Blog como ferramenta para auxiliar o ensino e aprendizagem”.
Este artigo tem como base os estudos de Gomes (2005)¹, no que se refere aos Blogs como recurso pedagógico de “um espaço de acesso a informação especializada. Um espaço de disponibilização de informação por parte do professor.” (GOMES, 2005)
No primeiro caso como “um espaço de acesso a informação especializada”, são os Blogs Institucionais ou de pessoas conceituadas, e capacitadas sobre os assuntos ou objetos de estudos postados. É uma ferramenta pedagógica, que possibilita a pesquisa e estudos diversos, e compartilhamento dentro de uma área específica.
No segundo caso “Um espaço de disponibilização de informação por parte do professor”, é um espaço de compartilhamento disciplinar ou interdisciplinar, entre professor x aluno e aluno x aluno, tendo o professor como mediador para explicar, e direcionar o conteúdo postado, incentivando os alunos na interação, pesquisa, e postagem de novos objetos relacionados.
Para que seja disseminada esta nova prática do uso dos blogs como ferramenta para auxiliar o ensino aprendizagem, é preciso que as Instituições de ensino coloquem em sua grade curricular de graduação o estudo de como usar as ferramentas disponibilizadas na Internet, na educação, para que professores possam se capacitar nesta modalidade como parte de sua prática educacional, para direcionar e promover o ensino aprendizagem de seus alunos. Sendo que na maioria das vezes são mais preparados que o corpo docente em termos tecnológicos, mas não sabem explorar a internet/ blogs como ferramenta de estudos.
Edna Souza
¹ URL: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/4499/1/Blogs-final.pdf
Gabriela Soares Balestero, Polo Varginha - Sala 3
ResponderExcluirmarcadores: ensino a distância,blog,aprendizagem, tutora Katiane Ribeiro
Blog como ferramenta educacional: breves comentários
Podemos dizer que o Blog ainda é novidade como recurso de aprendizagem, podendo ser utilizado para publicar páginas pessoais, como os tradicionais diários, fazer propagandas de serviços pessoais, mas também pode ser utilizado como uma espécie de enciclopédia virtual podendo ser trabalhada diversas questões e pesquisas científicas e contar com a interação e participação do leitor. Sendo assim, a princípio os primeiros blogs funcionavam como um diário virtual, mas com o passar do tempo foi sendo aprimorado e deixou de ser um simples diário, passando a ser um dos principais mecanismos de comunicação social da atualidade.
Em sala de aula ou até mesmo como atividade além dos muros escolares, serve para registrar os conhecimentos adquiridos pela turma. Assim, os blogs auxiliam a construir redes sociais e redes de saberes, sendo uma ferramenta importante e com potencial para reinventar o trabalho pedagógico.
“A tecnologia é tão-somente um grande apoio, uma âncora, indispensável à embarcação, mas não é ela que a faz flutuar ou evita o naufrágio.” (José Manuel Moran)
“Continua a caber ao professor dois papéis: ajudar na aprendizagem de conteúdos e ser um elo para uma compreensão maior da vida. Se o horizonte é o mesmo, os ventos mudaram de direção. É preciso ajustar as velas e olhar mais uma vez a bússola.” (José Manuel Moran)
A autora Luciana da Silva sustenta que os blogs podem ser considerados como ferramentas de “educomunicação”, ou seja, ferramenta que contribui na construção de espaços comunicativos na escola, sendo considerado ainda o encontro da educação com a comunicação, a multimídia e a interdisciplinariedade, sendo uma ferramenta usada para o melhor aprendizado do estudante. Assim, o blog é um meio de educomunicação, um recurso de comunicação e de mídia, que se baseia na comunicação entre professores, educandos e sociedade no geral, e a partir da comunicação o estudante constrói um aprendizado significativo.
Portanto, o blog quando usado para fins educativos pode auxiliar a desenvolver várias habilidades nos educandos, além do uso de novas tecnologias digitais, como habilidades de leitura, escrita e argumentação, sendo um recurso que facilita a o desenvolvimento da liberdade de expressão dos estudantes, além de possibilitar a execução de atividades ou leituras para facilitar o entendimento de aulas ministradas.
Referência:
HERMES, Ernani Silvério; BIANCHETTO, Luana Campagnolo; BATISTELLA, Scharly Mônica; MUHL, Lana Patrícia; VAN, Juliana. BLOG COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL: UMA EXPERIÊNCIA NA PERSPECTIVA DA EDUCOMUNICAÇÃO. Disponível em: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAhCyMAA/blog-como-ferramenta-educacional. Acesso em 05/06/2018
SILVA, Luciana da. EDUCOMUNICAÇÃO COMO PEDAGOGIA ALTERNATIVA: novas filosofias, práticas, e metodologias que visam à educação libertadora. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/360875967/SILVA-Luciana-Da-Educomunicacao-Como-Pedagogia-Alternativa-Novas-Filosofias-Praticas-e-Metodologias-Que-Visam-a-Educacao-Libertadora . Acesso em 05 de junho de 2018.