Pólos de Lavras e Varginha

Pólos de Lavras e Varginha

Menú

domingo, 24 de maio de 2015

BLOG COMO FORMA LÚDICA DE 

APRENDER


Estudante de pós-graduação daPor: Ana Maria Junqueira Santos

 UFLA


                 
 RESUMO
Este artigo tem por objetivo mostrar a importância do uso dos blogs no contexto escolar, como na forma interessante e lúdica de aprender, com os novos avanços tecnológicos surge um novo perfil profissional atento às modificações e as novas práticas e estratégias pedagógicas com a inserção de ovas mídias tecnológicas. O blog usado como uma forma estratégica de transformar o cotidiano numa forma lúdica de aprender.
           
Abstract
This article aims to show the importance of using blogs in the school context, as in interesting and entertaining way to learn, with new technological advances comes a new professional profile attentive to the changes and the new practices and teaching strategies with insert eggs technological media. The blog used as a strategic way to transform daily life in a playful way to learn.
         

        

 “(...) cabe a escola encontrar respostas educativas 

para as

necessidades desses alunos...”  Disse Mantoan (1997) .
     
 Brinquedos, jogos, e outras coisas ligadas à brincadeiras fazem parte de todos os seres humanos, nós humanos quando crianças, precisamos de estímulos, brincadeiras, pois o lúdico é indispensável ao desenvolvimento e crescimento sadio, para que possamos expandir e buscarmos novos conhecimentos. Brincadeiras, jogos e outras formas de nos divertir, é uma forma de estabelecer relações sociais com o mundo e com nós mesmos.
          
Para Piaget (1978) os jogos não são apenas para fins de entretenimento, também contribuem para o desenvolvimento intelectual, físico e mental dos indivíduos, fazendo com que os mesmos assimilem o que percebem da realidade. 
          
É muito importante aprender com alegria, com vontade. Comenta Sneyders (1996, p.36) que “Educar é ir em direção à alegria.” 
         
O uso dos blogs na educação estão cada vez sendo mais explorados por educadores como ferramenta de uso na aprendizagem. Os blogs proporcionam uma integração entre professores e alunos.
         
Ao pensarmos na sala de aula, nos professores, nos deparamos com alunos com uma grande deficiência na aprendizagem e desmotivados para estudarem, aí faz-se necessário o novo, uma estratégia diferente que poderá ser usada para retomar, consolidar e também inserir novos conteúdos , daí a importância dos blogs na educação usados como uma forma divertida de aprender, fazendo uso do que há de mais moderno, internet e blogs.
          
O professor terá papel importante criando o blog e inserindo imagens, textos, vídeos, reportagens, comentários, discussões, tudo funcionando como um atrativo para a função do ensinar e aprender. Estes blogs funcionarão como lúdico como uma forma de “capturar”até mesmo o mais desinteressados dos alunos.
        
O sucesso do uso do blog ou de outras tecnologias depende em boa parte do professor, de sua qualificação, do seu interesse em acompanhar o avanço tecnológico e motivar seus alunos.
         
Diante do exposto, não se pode negar que as mídias e as novas tecnologias geram novas formas de interação e integração a partir de informações veiculadas.
         
O impacto que a internet vem tendo, é significativo, pois gera mudanças no cotidiano, incorporam novos costumes, hábitos, valores. Modifica, sobretudo, visões tradicionais de ensino-aprendizagem.Transforma o aprender numa forma lúdica e prazerosa.
          
Utilizar possibilidades advindas da internet, especialmente o blog, é uma oportunidade para o professor expandir suas ações metodológicas incorporando novas formas ao processo ensino aprendizagem, de forma agradável, e conquistadora.
         
          
Diz Rubem Alves: O lúdico se baseia na atualidade, ocupa-se do aqui e do agora, não prepara para o futuro inexistente. Sendo o hoje a semente de qual germinará o amanhã, podemos dizer que o lúdico favorece a utopia, a construção do futuro a partir do presente”.

Referências bibliográficas:

ALVES, Rubem. A gestação do futuro. Campinas: Papirus, 1987.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Ser ou estar, eis questão: explicando o déficit intelectual. Rio de Janeiro: WVA, 1997.
PIAGET, J. A Formação do Símbolo na Criança: imitação, jogo e sonho, imagem e
Representação. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
SNEYDERS, Georges. Alunos felizes. São Paulo: Paz e Terra,1996.








         



8 comentários:

  1. Boa noite, Ana! Eu também acredito que o prazer tem um papel muito importante na aprendizagem. Certamente os blogs são mais uma ferramenta a nosso favor nesse sentido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, temos que fazer dessas tecnologias nossas aliadas, não podemos parar no tempo, temos que procurar estratégias para resgatar nossos alunos.

      Excluir
  2. É isso aí meninas se todos professores pensassem com vocês a educação seria diferente.

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana, é isso aí, motivação, o primeiro ponto para o sucesso de uma boa aula, a tecnologia inova, desperta o interesse, nossos alunos precisam dessa interferência.

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana Maria, como Piaget acredito que os jogos expande-se a barreira da diversão e contemplam diversas áreas além da diversão. As estruturas cognitivas, emocionais e sociais são modificadas através dos jogos. A teoria de Piaget é fascinante...

    ResponderExcluir
  5. Olá Ana;

    corroboro com todo o seu texto, realmente, precisamos nos aproximar dos alunos , suas vivências, seus saberes... A geração Y é totalmente voltada para a conectividade em rede, e, para atraí-los em conteúdos e discussão crítica e reflexiva se faz necessário que eles se sintam seduzidos para a colaboração e diálogo. Uma excelente ferramenta pedagógica é o lúdico.
    Abraço.
    Celio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Célio!!!

      Acredito que o grande desafio enquanto docentes, é a questão do tempo, muitos de nós acabamos dobrando, e um blog deve-se manter atualizado. Estarei começando uma experiência com blog neste bimestre com Xadrez, vou tentar me dedicar para que seja bastante motivador.

      Excluir
  6. Olá Ana;

    corroboro com todo o seu texto, realmente, precisamos nos aproximar dos alunos , suas vivências, seus saberes... A geração Y é totalmente voltada para a conectividade em rede, e, para atraí-los em conteúdos e discussão crítica e reflexiva se faz necessário que eles se sintam seduzidos para a colaboração e diálogo. Uma excelente ferramenta pedagógica é o lúdico.
    Abraço.
    Celio.

    ResponderExcluir