BLOG COMO FORMA LÚDICA DE
APRENDER
Estudante de pós-graduação daPor: Ana Maria Junqueira Santos
UFLA
RESUMO
Este artigo tem por objetivo mostrar a importância
do uso dos blogs no contexto escolar, como na forma interessante e lúdica de
aprender, com os novos avanços tecnológicos surge um novo perfil profissional
atento às modificações e as novas práticas e estratégias pedagógicas com a
inserção de ovas mídias tecnológicas. O blog usado como uma forma estratégica
de transformar o cotidiano numa forma lúdica de aprender.
Abstract
This article
aims to show the importance of using blogs in the school context, as in
interesting and entertaining way to learn, with new technological advances
comes a new professional profile attentive to the changes and the new practices
and teaching strategies with insert eggs technological media. The blog used as
a strategic way to transform daily life in a playful way to learn.
“(...) cabe a escola encontrar respostas educativas
para as
necessidades desses alunos...” Disse Mantoan (1997) .
Brinquedos, jogos, e outras coisas ligadas à
brincadeiras fazem parte de todos os seres humanos, nós humanos quando crianças,
precisamos de estímulos, brincadeiras, pois o lúdico é indispensável ao
desenvolvimento e crescimento sadio, para que possamos expandir e buscarmos
novos conhecimentos. Brincadeiras, jogos e outras formas de nos divertir, é uma
forma de estabelecer relações sociais com o mundo e com nós mesmos.
Para Piaget (1978)
os jogos não são apenas para fins de entretenimento, também contribuem para o
desenvolvimento intelectual, físico e mental dos indivíduos, fazendo com que os
mesmos assimilem o que percebem da realidade.
É muito importante
aprender com alegria, com vontade. Comenta Sneyders
(1996, p.36) que “Educar é ir em direção à alegria.”
O
uso dos blogs na educação estão cada vez sendo mais explorados por educadores
como ferramenta de uso na aprendizagem. Os blogs proporcionam uma integração
entre professores e alunos.
Ao pensarmos na sala de aula, nos professores, nos deparamos com alunos
com uma grande deficiência na aprendizagem e desmotivados para estudarem, aí
faz-se necessário o novo, uma estratégia diferente que poderá ser usada para
retomar, consolidar e também inserir novos conteúdos , daí a importância dos
blogs na educação usados como uma forma divertida de aprender, fazendo uso do
que há de mais moderno, internet e blogs.
O
professor terá papel importante criando o blog e inserindo imagens, textos,
vídeos, reportagens, comentários, discussões, tudo funcionando como um atrativo
para a função do ensinar e aprender. Estes blogs funcionarão como lúdico como
uma forma de “capturar”até mesmo o mais desinteressados dos alunos.
O sucesso do uso do blog ou de outras tecnologias depende em
boa parte do professor, de sua qualificação, do seu interesse em acompanhar o
avanço tecnológico e motivar seus alunos.
Diante do exposto, não se pode negar que as mídias e
as novas tecnologias geram novas formas de interação e integração a partir de
informações veiculadas.
O impacto que a internet vem tendo, é
significativo, pois gera mudanças no cotidiano, incorporam novos costumes,
hábitos, valores. Modifica, sobretudo, visões tradicionais de
ensino-aprendizagem.Transforma o aprender numa forma lúdica e prazerosa.
Utilizar
possibilidades advindas da internet, especialmente o blog, é uma oportunidade para o
professor expandir suas ações metodológicas incorporando novas formas ao
processo ensino aprendizagem, de forma agradável, e conquistadora.
Diz Rubem Alves: “O
lúdico se baseia na atualidade, ocupa-se do aqui e do agora, não prepara para o
futuro inexistente. Sendo o hoje a semente de qual germinará o amanhã, podemos
dizer que o lúdico favorece a utopia, a construção do futuro a partir do
presente”.
Referências bibliográficas:
ALVES, Rubem. A gestação do futuro. Campinas: Papirus, 1987.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Ser ou estar, eis questão:
explicando o déficit intelectual. Rio de Janeiro: WVA, 1997.
PIAGET, J. A
Formação do Símbolo na Criança: imitação,
jogo e sonho, imagem e
Representação. Rio
de Janeiro: Zahar, 1978.
SNEYDERS, Georges. Alunos felizes. São Paulo: Paz e
Terra,1996.
Boa noite, Ana! Eu também acredito que o prazer tem um papel muito importante na aprendizagem. Certamente os blogs são mais uma ferramenta a nosso favor nesse sentido.
ResponderExcluirOi Ana, temos que fazer dessas tecnologias nossas aliadas, não podemos parar no tempo, temos que procurar estratégias para resgatar nossos alunos.
ExcluirÉ isso aí meninas se todos professores pensassem com vocês a educação seria diferente.
ResponderExcluirOi Ana, é isso aí, motivação, o primeiro ponto para o sucesso de uma boa aula, a tecnologia inova, desperta o interesse, nossos alunos precisam dessa interferência.
ResponderExcluirOi Ana Maria, como Piaget acredito que os jogos expande-se a barreira da diversão e contemplam diversas áreas além da diversão. As estruturas cognitivas, emocionais e sociais são modificadas através dos jogos. A teoria de Piaget é fascinante...
ResponderExcluirOlá Ana;
ResponderExcluircorroboro com todo o seu texto, realmente, precisamos nos aproximar dos alunos , suas vivências, seus saberes... A geração Y é totalmente voltada para a conectividade em rede, e, para atraí-los em conteúdos e discussão crítica e reflexiva se faz necessário que eles se sintam seduzidos para a colaboração e diálogo. Uma excelente ferramenta pedagógica é o lúdico.
Abraço.
Celio.
Olá Célio!!!
ExcluirAcredito que o grande desafio enquanto docentes, é a questão do tempo, muitos de nós acabamos dobrando, e um blog deve-se manter atualizado. Estarei começando uma experiência com blog neste bimestre com Xadrez, vou tentar me dedicar para que seja bastante motivador.
Olá Ana;
ResponderExcluircorroboro com todo o seu texto, realmente, precisamos nos aproximar dos alunos , suas vivências, seus saberes... A geração Y é totalmente voltada para a conectividade em rede, e, para atraí-los em conteúdos e discussão crítica e reflexiva se faz necessário que eles se sintam seduzidos para a colaboração e diálogo. Uma excelente ferramenta pedagógica é o lúdico.
Abraço.
Celio.