Pólos de Lavras e Varginha

Pólos de Lavras e Varginha

Menú

domingo, 31 de maio de 2015

Uso do blog como ferramenta de auxilio ao processo de ensino aprendizagem
Por Vanilda Candida da Silva

Nos dias atuais os professores têm a sua disposição variados recursos tecnológicos, entre eles o blog, que podem contribuir efetivamente no processo de ensino/aprendizagem, enriquecendo e tornando atraentes os conteúdos de suas aulas. Porém, a possível utilização de tais recursos que auxiliem a desenvolver esse processo de ensino e de aprendizagem, vai demandar do professor conhecimentos essenciais sobre os mesmos, pois se o professor não souber como utilizar essas ferramentas e seus recursos, poderá implicar efeitos negativos na aprendizagem. A simples apresentação de tais recursos não surtirá efeito algum e não estimulará o desenvolvimento das atividades pelos alunos envolvidos.
Depois de desenvolver conhecimentos necessários sobre a ferramenta blog, o professor, com certeza, terá a sua disposição um recurso enriquecedor e que será de grande utilidade no planejamento de variados tipos de atividades relacionadas as mais variadas áreas do conhecimento.
No entanto, não é suficiente que o professor tenha conhecimentos sobre tal recurso, é necessário também, que busque construir colaborativamente com seus alunos, conhecimentos que estimulem a utilização do blog em atividades escolares, propiciando através da utilização do mesmo uma aprendizagem de qualidade.
O blog pode ser um recurso didático muito dinâmico, interativo, participativo e informativo, quando utilizado de forma adequada e colaborativa. Para isso, o professor deverá desenvolver estratégias que possibilitem a participação efetiva dos colaboradores. Tais estratégias envolvem a orientação sobre o uso adequado e consciente dessa ferramenta e de seus recursos; a escolha de um tema atraente e de interesse dos alunos; a escolha das ferramentas a serem utilizadas; a escolha colaborativa de conteúdos significativos a serem postados; o estímulo a participação e exposição das idéias nas discussões e debates referentes aos conteúdos postados, a interação com outros participantes; entre outras.
A ferramenta blog poderá auxiliar na formação de alunos mais reflexivos, participativos, responsáveis, interativos, curiosos, criativos, etc. Isso dependerá do estímulo, motivação e orientação que ele receberá do professor e da instituição escolar.
O blog, quando utilizado correta e adequadamente poderá possibilitar que os alunos desenvolvam habilidades, tais como: assimilação de conteúdos, raciocínio lógico, coordenação motora, criatividade, expressão oral e escrita, percepção visual, percepção temporal e espacial e outras.
Conclui-se, portanto, que o uso do blog como recurso didático tem sua importância no que tange ao ensino aprendizagem do aluno, porém, é necessário que o professor esteja preparado para utilizar tal recurso visando o objetivo de fazê-lo auxiliar efetivamente na aprendizagem dos conteúdos propostos.

Referências Bibliográficas:
Souza SE. O uso de recursos didáticos no ensino escolar. Arq Mudi. 2007;11(Supl.2):110-4. Disponível em: http://www.dma.ufv.br/downloads/MAT%20103/2014-II/Rec%20didaticos%20-%20MAT%20103%20-%202014-II.pdf
Coutinho, Clara Pereira; Bottentuit Junior, João Batista. Blog e wiki : os futuros professores e as ferramentas da Web 2.0. SIIE'2007 - 14 - 16 Nov. 2007. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/7358/1/Com%20SIIE.pdf



Um comentário:

  1. Olá Vanilda!
    O hipertexto, é um espaço social em que as atividades escolares viram arte. Antes, a experiência de escrita e leitura apenas com proposito avaliativo, agora já estão modificados pelo uso do blog como material didático na sala de aula. Escrita coletiva é sinônimo de leitura prazerosa!!!

    ResponderExcluir