Uso
do blog como ferramenta de auxilio ao processo de ensino aprendizagem
Por
Vanilda Candida da Silva
Nos dias atuais os professores têm a sua disposição
variados recursos tecnológicos, entre eles o blog, que podem contribuir
efetivamente no processo de ensino/aprendizagem, enriquecendo e tornando
atraentes os conteúdos de suas aulas. Porém, a possível utilização de tais
recursos que auxiliem a desenvolver esse processo de ensino e de aprendizagem,
vai demandar do professor conhecimentos essenciais sobre os mesmos, pois se o
professor não souber como utilizar essas ferramentas e seus recursos, poderá
implicar efeitos negativos na aprendizagem. A simples apresentação de tais
recursos não surtirá efeito algum e não estimulará o desenvolvimento das
atividades pelos alunos envolvidos.
Depois de desenvolver conhecimentos necessários
sobre a ferramenta blog, o professor, com certeza, terá a sua disposição um
recurso enriquecedor e que será de grande utilidade no planejamento de variados
tipos de atividades relacionadas as mais variadas áreas do conhecimento.
No entanto, não é suficiente que o professor tenha
conhecimentos sobre tal recurso, é necessário também, que busque construir
colaborativamente com seus alunos, conhecimentos que estimulem a utilização do
blog em atividades escolares, propiciando através da utilização do mesmo uma
aprendizagem de qualidade.
O blog pode ser um recurso didático muito dinâmico,
interativo, participativo e informativo, quando utilizado de forma adequada e
colaborativa. Para isso, o professor deverá desenvolver estratégias que
possibilitem a participação efetiva dos colaboradores. Tais estratégias
envolvem a orientação sobre o uso adequado e consciente dessa ferramenta e de
seus recursos; a escolha de um tema atraente e de interesse dos alunos; a
escolha das ferramentas a serem utilizadas; a escolha colaborativa de conteúdos
significativos a serem postados; o estímulo a participação e exposição das
idéias nas discussões e debates referentes aos conteúdos postados, a interação
com outros participantes; entre outras.
A ferramenta blog poderá auxiliar na formação de
alunos mais reflexivos, participativos, responsáveis, interativos, curiosos,
criativos, etc. Isso dependerá do estímulo, motivação e orientação que ele
receberá do professor e da instituição escolar.
O blog, quando utilizado correta e adequadamente
poderá possibilitar que os alunos desenvolvam habilidades, tais como:
assimilação de conteúdos, raciocínio lógico, coordenação motora, criatividade,
expressão oral e escrita, percepção visual, percepção temporal e espacial e
outras.
Conclui-se, portanto, que o uso do blog como recurso
didático tem sua importância no que tange ao ensino aprendizagem do aluno,
porém, é necessário que o professor esteja preparado para utilizar tal recurso
visando o objetivo de fazê-lo auxiliar efetivamente na aprendizagem dos conteúdos
propostos.
Referências
Bibliográficas:
Souza SE. O uso de
recursos didáticos no ensino escolar. Arq Mudi. 2007;11(Supl.2):110-4.
Disponível em: http://www.dma.ufv.br/downloads/MAT%20103/2014-II/Rec%20didaticos%20-%20MAT%20103%20-%202014-II.pdf
Coutinho,
Clara Pereira; Bottentuit Junior, João Batista. Blog e wiki : os futuros professores e as ferramentas da Web 2.0. SIIE'2007 - 14 - 16 Nov. 2007. Disponível
em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/7358/1/Com%20SIIE.pdf
Olá Vanilda!
ResponderExcluirO hipertexto, é um espaço social em que as atividades escolares viram arte. Antes, a experiência de escrita e leitura apenas com proposito avaliativo, agora já estão modificados pelo uso do blog como material didático na sala de aula. Escrita coletiva é sinônimo de leitura prazerosa!!!