Janete Claudino Domingos
Com o avanço das novas tecnologias, a internet e seu uso vem crescendo cada dia mais. E embutido no pacote "internet", várias ferramentas que podem ser de grande utilidade para o uso educacional, entre elas o blog.
O blog portanto, pode ser utilizado de maneira lúdica e efetiva, se usado corretamente. Para isso, é preciso primeiro avaliar a utilidade da criação de um blog, e tecer objetivos para serem alcançados com a criação deste blog.
Dentre esses objetivos, precisa-se descobrir a melhor maneira de personalizá-lo, e também quais as principais atividades que serão postadas nele, o público alvo, a linguagem utilizada no blog, para que por fim, o objetivo de ensinar seja alcançado.
São diversas as opções de personalizar e caracterizar um blog, com cantigas, textos, desenhos, imagens, vídeos educativos e espaço para interação entre os seguidores, porém todos devem trazer uma contribuição efetiva para o blog.
É preciso um conhecimento mínimo sobre blog por parte da pessoa que o cria. O blog deve ser interessante, chamativo, interativo, para que seus leitores e seguidores passem a gostar de lê-lo e explorem os artigos/trabalhos/ideias nele postados.
Com o passar do tempo, os leitores e seguidores podem e devem comentar sobre o blog, questionar o criador sobre mais ideias, compartilhar experiências, fazendo com que o blog se torne um grande espaço de comunicação e interação entre pessoas, onde cada uma ensina e aprende com a outra, assim como neste blog que estamos compartilhando.
O blog pode também ser usado por professores para despertar o interesse de estudo e conhecimento dos alunos, já que a internet é um meio bastante explorado por eles hoje em dia. Neste caso, é preciso criar uma página ainda mais interessante, com novidades, tópicos que prendam a atenção do aluno, que o façam querer aprender e se interessar pelo assunto sempre mais e mais. O professor pode fazer dessa ferramenta uma grande aliada para o ensino, basta ser criativo.
Sem dúvidas, o blog é uma inteligente alternativa para o processo de ensino e aprendizagem, é como unir o útil ao agradável, é como "ter a faca e o queijo na mão", só basta cortá-lo. :)
Valeu Janete! Bom trabalho!
ResponderExcluir"Só pode permanecer na frente aquele que está em constante movimento, fazendo de sua vida uma aprendizagem constante, sem se preocupar com os obstáculos superados, mas focado nos obstáculos que ainda estão por vir."
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir