Pólos de Lavras e Varginha

Pólos de Lavras e Varginha

Menú

domingo, 24 de maio de 2015

Atividade 3.2 - Blog Coletivo
“Uso do blog como ferramenta para auxiliar o ensino e aprendizagem”

Mariley Aparecida Neves


As relações sociais estão cada vez mais evidentes através dos recursos digitais principalmente entre os jovens.A vantagem dos ambientes colaborativos para os alunos, segundo Romanó (2003), reside no aumento das competências sociais, da interação e comunicação efetivas, favorecendo o desenvolvimento do pensamento crítico, o que lhes permite conhecer diferentes temas e adquirir nova informação. Além disso, reforça a ideia de que cada aluno é um professor, diminui os sentimentos de isolamento e receio da crítica, aumenta a autoconfiança, a autoestima e a integração no grupo e fortalece o sentimento de solidariedade e respeito mútuo.
Além disso amplia a comunicação entre professor e aluno, aluno e aluno, facilitando o trabalho colaborativo entre as pessoas nele envolvido com uma dinâmica diferenciada do cotidiano da sala de aula , usando novas metodologias nas práticas pedagógicas.
Dessa maneira o professor se torna um mediador do processo ensino e aprendizagem usando as mídias digitais.De acordo com Belloni (2001), mediatizar significa buscar metodologias de ensino e estratégias de utilização de materiais que auxiliem no ensino e aprendizagem. O aluno é um ser social e a escola faz parte desta sociedade. Faz-se necessário verificar novas alternativas no processo de ensino e aprendizagem, com atividades criativas e interessantes, em que o aluno possa participar e interagir cada vez mais com as mídias digitais dando, assim, sentido ao uso das tecnologias na educação.
Mesmo enfrentando dificuldades dessa  inserção na escola em sala de aula, devemos ter em mente que a tecnologia faz parte da comunicação e formação das pessoas. Os desafios são grandes e precisamos refletir sobre todas as melhorias que essa inserção pode trazer e estabelecer com a articulação entre teoria e prática de maneira eficiente e necessária para os desafios educacionais.
Portanto as redes sociais por se constituírem em espaços favoráveis ao compartilhamento da informação e do conhecimento, podem também se configurar como espaços de aprendizagem, tornando-se fértil ambiente para o desenvolvimento e inovação pedagógica. Isso porque essas redes permitem a partilha de conteúdos em múltiplos suportes.
ROMANÓ, R. S. (2003). Ambiente Virtuais para a Aprendizagem Colaborativa no Ensino fundamental. ATHENA, Revista Científica de Educação. n.º 2 (vol.2), 73-88. Disponívelemhttp://www.faculdadeexpoente.edu.br/upload/noticiasarquivos/1204057841.pdf#page=73. Acedido em 12/02/2012.


BELLONI, Maria Luiza. O que é mídia-educação. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2001. In: BENAKOUCHE, Rabah. (Org.) A informática e o Brasil. São Paulo, Rio de Janeiro: Polis; Vozes, 1985.

Nenhum comentário:

Postar um comentário