Atividade
3.2 - Blog Coletivo
“Uso do blog como
ferramenta para auxiliar o ensino e aprendizagem”
Mariley Aparecida Neves
As relações sociais
estão cada vez mais evidentes através dos recursos digitais principalmente
entre os jovens.A vantagem dos
ambientes colaborativos para os alunos, segundo Romanó (2003), reside no
aumento das competências sociais, da interação e comunicação efetivas,
favorecendo o desenvolvimento do pensamento crítico, o que lhes permite
conhecer diferentes temas e adquirir nova informação. Além disso, reforça a
ideia de que cada aluno é um professor, diminui os sentimentos de isolamento e
receio da crítica, aumenta a autoconfiança, a autoestima e a integração no
grupo e fortalece o sentimento de solidariedade e respeito mútuo.
Além disso amplia a
comunicação entre professor e aluno, aluno e aluno, facilitando o trabalho
colaborativo entre as pessoas nele envolvido com uma dinâmica diferenciada do
cotidiano da sala de aula , usando novas metodologias nas práticas pedagógicas.
Dessa maneira o professor se
torna um mediador do processo ensino e aprendizagem usando as mídias digitais.De
acordo com Belloni (2001), mediatizar significa buscar metodologias de ensino e
estratégias de utilização de materiais que auxiliem no ensino e aprendizagem. O
aluno é um ser social e a escola faz parte desta sociedade. Faz-se necessário
verificar novas alternativas no processo de ensino e aprendizagem, com
atividades criativas e interessantes, em que o aluno possa participar e
interagir cada vez mais com as mídias digitais dando, assim, sentido ao uso das
tecnologias na educação.
Mesmo enfrentando
dificuldades dessa inserção na escola em
sala de aula, devemos ter em mente que a tecnologia faz parte da comunicação e
formação das pessoas. Os desafios são grandes e precisamos refletir sobre todas
as melhorias que essa inserção pode trazer e estabelecer com a articulação
entre teoria e prática de maneira eficiente e necessária para os desafios
educacionais.
Portanto as redes sociais por
se constituírem em espaços favoráveis ao compartilhamento da informação e do
conhecimento, podem também se configurar como espaços de aprendizagem,
tornando-se fértil ambiente para o desenvolvimento e inovação pedagógica. Isso
porque essas redes permitem a partilha de conteúdos em múltiplos suportes.
ROMANÓ, R. S. (2003). Ambiente Virtuais
para a Aprendizagem Colaborativa no Ensino fundamental. ATHENA, Revista
Científica de Educação. n.º 2 (vol.2), 73-88. Disponívelemhttp://www.faculdadeexpoente.edu.br/upload/noticiasarquivos/1204057841.pdf#page=73.
Acedido em 12/02/2012.
BELLONI, Maria
Luiza. O que é mídia-educação. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2001.
In: BENAKOUCHE, Rabah. (Org.) A informática e o Brasil. São Paulo, Rio
de Janeiro: Polis; Vozes, 1985.
Nenhum comentário:
Postar um comentário