Pólos de Lavras e Varginha

Pólos de Lavras e Varginha

Menú

segunda-feira, 25 de maio de 2015

O BLOG NO ÂMBITO ESCOLAR E SUAS INFLUÊNCIAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM

O BLOG NO ÂMBITO ESCOLAR E SUAS INFLUÊNCIAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM

Janaína Rocha do Nascimento

De acordo Vieira e Halu (s/a) a história da educação no ensino formal tem sofrido mudanças de forma lenta e gradual, isso ocorre devido a realidade e perspectivas da humanidade, considerando o momento em que se vive. Desta forma, a educação formal confrontou-se com um grande desafio: como incorporar as novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) na vida escolar dos alunos diante do mundo contemporâneo?

Com a evolução da internet e suas ferramentas isso auxiliou o internauta a se transformar em autor e produtor de suas informações, Pontes e Castro Filho (2011) destacam que esta fase ficou conhecida como Web 2.0, e uma das maiores evolução desta época foram os Weblogs, que segundo os autores, web significa página na internet e log, diário de bordo. De acordo com Vieira e Halu (s/a) o blog é uma página da web onde as notas colocadas são de forma cronológica inversa, ou seja, das mais recentes até a primeira, além disso é um meio de comunicação coletivo pois promove a criação e circulação de informação de forma eficiente, proporcionado uma reflexão social e pessoal de acordo com os temas de interesses dos indivíduos, grupos e da humanidade.

Diante deste desafio, os blogs educativos exercem um papel importante de interação pedagógica, uma vez que esta ferramenta de ensino “potencializa a interação social, a capacidade de comunicar-se, o desenvolvimento do pensamento e o prazer de aprender, na qual a construção coletiva do conhecimento se efetiva, e mais, permite acompanhar a aprendizagem do aluno” (VIEIRA E HALU, s/a, p. 02). Outro papel importante é o fato dos blogs educativos se tornarem domínio público, ou seja, outras pessoas poderão visualizar e também enviar comentários dos textos que foram colocados em discussão. Para Cotes (2007) e Von Staa (2005) existem vantagens e motivos para o docente criar um blog, entre elas:

aproxima alunos e professores; permite uma maior reflexão sobre o conteúdo e acerca de suas próprias colocações; é um exercício de alfabetização digital tanto para o próprio professor quanto para o aluno; amplia o horário da aula; permite o acompanhamento das atividades dos alunos por pais e a troca de experiências com colegas de profissão (apud PONTES; CASTRO FILHO, 2011, p.1481)

Contudo, para que o blog seja uma ferramenta a fim de auxiliar o ensino aprendizagem, o professor precisar desenvolver um bom trabalho via internet, sendo necessário que o mesmo saiba manipular e conhecer os prós e contra, ou seja precisa dominar os blogs educativos para depois “inovar, inventar, e criar atividades e interligar as ferramentas com o conteúdo da maneira adequada” (VIEIRA E HALU, s/a, p.03). Assim, Pontes e Castro Filho (2011, p. 1479) ressalta que além da capacitação dos professores são necessários que sejam “empregadas ferramentas que possibilitem uma aprendizagem em rede e estimulem a formação de conexões entre professores e alunos com o conhecimento.”
O blog tem despertado bastante a atenção de pesquisadores, estes buscam em suas características, potencialidades para a educação (PONTES; CASTRO FILHO, 2011). Além disso, os uso de blogs está cada vez mais presente no âmbito escolar, auxiliando na produção e divulgação do conhecimento. Desta forma, alunos e professores estão cada vez mais se preparando para uma sociedade dinâmica, e para isso é necessário estar sempre atualizado. De acordo com Vieira e Halu (s/a), a escola deve adotar uma abordagem construtivista, para que o aluno possa através do trabalho coletivo, construir novos saberes.
Portanto, o blog como ferramenta educacional é um grande facilitador para o ensino e aprendizagem. E de acordo com Vieira e Halu (s/a) não existe limite para a utilização desta ferramenta no âmbito escolar, portanto, deve partir do corpo docente, o interesse e motivação, uma vez que ao utilizar os blogs como ferramenta de ensino é necessário muita dedicação e aplicação de um conteúdo atrativo aos alunos.

Referências Bibliográficas:

PONTES, R.L.J; CASTRO FILHO, J.A. O uso do blog como ferramenta de ensino-aprendizagem por professores participantes do Projeto Um Computador por Aluno (UCA). Aracaju: Anais do XXII SBIE - XVII WI, 21 a 25 de novembro de 2011. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000016590.pdf> Acesso em: 23 de Maio de 2015.

VIEIRA, S.L; HALU, R.C. Utilização de blogs educativos no ensino/aprendizagem de língua inglesa: uma experiência no Colégio Estadual Santa Gemma Galgani. Disponível em:<http://www.pucrs.br/famat/viali/tic_literatura/artigos/blogs/348-4.pdf>. Acesso em: 23 de Maio de 2015.


2 comentários:

  1. Neste sentido, a formação de professores é importante para perceberem e reconhecerem que o modo de construção do conhecimento evolui com a democratização da internet, e tende a cada vez mais estar presente no contexto educacional. Com efeito, o uso de blogs como recursos didático é resultante deste processo e, essa ação coletiva possibilita que o processo de construção de novos conhecimentos seja desenvolvido por meio de uma realidade interativa e dialógica entre os sujeitos.

    ResponderExcluir
  2. Janaína parabéns belo texto!
    Para um blog ter sucesso o professor precisa fazer uma boa estratégia para a sua implementação na sala de aula, ele precisa conhecer essa tecnologia e dominar seus recursos, porque assim ele vai conseguir tirar o melhor dessa ferramenta e despertar o interesse dos seus alunos, pais e da comunidade onde vivem.

    ResponderExcluir