O
BLOG NO ÂMBITO ESCOLAR E SUAS INFLUÊNCIAS NO ENSINO
E APRENDIZAGEM
Janaína
Rocha do Nascimento
De acordo Vieira e Halu
(s/a) a história da educação no ensino formal tem sofrido mudanças
de forma lenta e gradual, isso ocorre devido a realidade e
perspectivas da humanidade, considerando o momento em que se vive.
Desta forma, a educação formal confrontou-se com um grande desafio:
como incorporar as novas tecnologias de informação e comunicação
(TICs) na vida escolar dos alunos diante do mundo contemporâneo?
Com a evolução da
internet e suas ferramentas isso auxiliou o internauta a se
transformar em autor e produtor de suas informações, Pontes e
Castro Filho (2011) destacam que esta fase ficou conhecida como Web
2.0, e uma das maiores evolução desta época foram os Weblogs, que
segundo os autores, web significa página na internet e log, diário
de bordo. De acordo com Vieira e Halu (s/a) o blog é uma página da
web onde as notas colocadas são de forma cronológica inversa, ou
seja, das mais recentes até a primeira, além disso é um meio de
comunicação coletivo pois promove a criação e circulação de
informação de forma eficiente, proporcionado uma reflexão social e
pessoal de acordo com os temas de interesses dos indivíduos, grupos
e da humanidade.
Diante deste desafio, os
blogs educativos exercem um papel importante de interação
pedagógica, uma vez que esta ferramenta de ensino “potencializa a
interação social, a capacidade de comunicar-se, o desenvolvimento
do pensamento e o prazer de aprender, na qual a construção coletiva
do conhecimento se efetiva, e mais, permite acompanhar a aprendizagem
do aluno” (VIEIRA E HALU, s/a, p. 02). Outro papel importante é o
fato dos blogs educativos se tornarem domínio público, ou seja,
outras pessoas poderão visualizar e também enviar comentários dos
textos que foram colocados em discussão. Para Cotes (2007) e Von
Staa (2005) existem vantagens e motivos para o docente criar um blog,
entre elas:
aproxima
alunos e professores; permite uma maior reflexão sobre o conteúdo e
acerca de suas próprias colocações; é um exercício de
alfabetização digital tanto para o próprio professor quanto para o
aluno; amplia o horário da aula; permite o acompanhamento das
atividades dos alunos por pais e a troca de experiências com colegas
de profissão (apud PONTES; CASTRO FILHO, 2011, p.1481)
Contudo, para que o blog
seja uma ferramenta a fim de auxiliar o ensino aprendizagem, o
professor precisar desenvolver um bom trabalho via internet, sendo
necessário que o mesmo saiba manipular e conhecer os prós e contra,
ou seja precisa dominar os blogs educativos para depois “inovar,
inventar, e criar atividades e interligar as ferramentas com o
conteúdo da maneira adequada” (VIEIRA E HALU, s/a, p.03). Assim,
Pontes e Castro Filho (2011, p. 1479) ressalta que além da
capacitação dos professores são necessários que sejam “empregadas
ferramentas que possibilitem uma aprendizagem em rede e estimulem a
formação de conexões entre professores e alunos com o
conhecimento.”
O blog tem despertado
bastante a atenção de pesquisadores, estes buscam em suas
características, potencialidades para a educação (PONTES; CASTRO
FILHO, 2011). Além disso, os uso de blogs está cada vez mais
presente no âmbito escolar, auxiliando na produção e divulgação
do conhecimento. Desta forma, alunos e professores estão cada vez
mais se preparando para uma sociedade dinâmica, e para isso é
necessário estar sempre atualizado. De acordo com Vieira e Halu
(s/a), a escola deve adotar uma abordagem construtivista, para que o
aluno possa através do trabalho coletivo, construir novos saberes.
Portanto, o blog como
ferramenta educacional é um grande facilitador para o ensino e
aprendizagem. E de acordo com Vieira e Halu (s/a) não existe limite
para a utilização desta ferramenta no âmbito escolar, portanto,
deve partir do corpo docente, o interesse e motivação, uma vez que
ao utilizar os blogs como ferramenta de ensino é necessário muita
dedicação e aplicação de um conteúdo atrativo aos alunos.
Referências
Bibliográficas:
PONTES, R.L.J; CASTRO
FILHO, J.A. O uso do blog como ferramenta de ensino-aprendizagem por
professores participantes do Projeto Um Computador por Aluno (UCA).
Aracaju: Anais do XXII SBIE - XVII WI, 21 a 25 de novembro de
2011. Disponível em:
<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000016590.pdf>
Acesso
em: 23 de Maio de 2015.
VIEIRA, S.L; HALU, R.C.
Utilização de blogs educativos no ensino/aprendizagem de língua
inglesa: uma experiência no Colégio Estadual Santa Gemma Galgani.
Disponível
em:<http://www.pucrs.br/famat/viali/tic_literatura/artigos/blogs/348-4.pdf>.
Acesso em: 23 de Maio de 2015.
Neste sentido, a formação de professores é importante para perceberem e reconhecerem que o modo de construção do conhecimento evolui com a democratização da internet, e tende a cada vez mais estar presente no contexto educacional. Com efeito, o uso de blogs como recursos didático é resultante deste processo e, essa ação coletiva possibilita que o processo de construção de novos conhecimentos seja desenvolvido por meio de uma realidade interativa e dialógica entre os sujeitos.
ResponderExcluirJanaína parabéns belo texto!
ResponderExcluirPara um blog ter sucesso o professor precisa fazer uma boa estratégia para a sua implementação na sala de aula, ele precisa conhecer essa tecnologia e dominar seus recursos, porque assim ele vai conseguir tirar o melhor dessa ferramenta e despertar o interesse dos seus alunos, pais e da comunidade onde vivem.