Blog na Educação
O blog é uma ferramenta que permite um intercâmbio de
informações, seu uso não é apenas creditado aos adolescentes. Cada vez mais
educadores vem explorando essa ferramenta e o seu potencial pedagógico permite
uma importante troca de conhecimentos entre alunos e professores, além de
contribuir para que ambos possam se reciclar, atualizar e partilhar
conhecimento.
O blog é cada vez mais usado por professores, tanto por sua
linguagem como por ser um excelente complemento ao ensino de todas as
disciplinas. O blog como estratégia didática parece ser mais eficiente ao
processo educacional do que como recurso didático. É fundamental que o blog
seja construído com os alunos e que esses percebam que possuem liberdade para
debaterem os assuntos postados com os professores e colegas.
Utilizar possibilidades advindas da internet, especialmente o
blog é uma oportunidade para o professor expandir suas ações metodológicas
incorporando novas formas ao processo ensino aprendizagem.
O blog é uma excelente ferramenta para integrar a comunidade
escolar pois gera troca de experiências, reflexões, informações e
conhecimentos.
O uso do blog na educação amplia o olhar do educador sobre as
possibilidades pedagógicas e contribui para o processo de ensino-aprendizagem
fazendo com que a tecnologia seja uma forte aliada para o aprendizado.
Professores e alunos, parceiros de aprendizagem, podem retroagir sobre seu
trabalho, revendo etapas e processos, tomando consciência de sua prática.
Oi Patrícia, concordo com você, os alunos não devem ser apenas responsáveis pela sua conexão, mas também devem contribuir com o processo de aprendizagem, pois aprender é um processo ativo, do qual tanto professor quanto aluno devem participar.
ResponderExcluirPatricia, ótima colocação sua em relação a ferramenta do blog, antes os adolescentes que faziam mais uso deles, hoje já é mais possível encontrar escolas e professores utilizando como material de didático onde disponibilizam conteúdos das disciplinas
ResponderExcluirVejo os blogs como bons campos de pesquisa de textos e difusão de conhecimentos.
ResponderExcluir