Uso do blog como ferramenta para auxiliar o ensino e aprendizagem e
a Formação Docente
Evelyn
Soares de Abreu
Na
atualidade a internet e as tecnologias contidas na mesma faz parte do
cotidiano da sociedade e consequentemente da realidade escolar. Nesse
sentido os professores estão desafiados a criar estratégias que
busquem a maior interação com os seus alunos. O
blog é um recurso a ser usado como espaço de reflexão e interação
entre os sujeitos do processo educativo.
No
sentido de utilização educacional dos Blogs como recurso
pedagógico, existem fatores que devem ser observados. De modo que
Bezerra e Aquino (2009) argumenta: “O binômio - educação e
tecnologia não se consolida apenas com a aquisição de computadores
e o provimento de acesso à internet pelas escolas”. Existem
portanto itens que devem ser observados.
O
uso do blog como ferramenta pedagógica, deve ser
realizado tendo como objetivo o uso consciente e objetivo do que se
pretende com a elaboração do blog. Por exemplo: não basta fazer o
blog e somente o próprio professor postar (comunicação
unidirecional),
mas sim que aliado aos
conteúdos
curriculares, tenha em vista aspectos como “didáticos,
sociais e culturais ”
(Uchôa, 2015).
No
entanto, para que o Blog e os demais recursos sejam usados de tal
maneira se torna importante a que os docentes desenvolvam
competências para atuar nessa nova realidade. Nesse sentindo Demo
(2002) citado por Giraffa e Martins (2008), argumenta que.
“...o
problema principal da escola não está no aluno, mas na recuperação
da competência do professor, vítima de todas as mazelas do sistema,
que passa pela precariedade da formação original, a dificuldade de
capacitação permanente adequada, a desvalorização profissional
extrema, em particular na educação básica. Acredita-se que a
recuperação ou a construção da competência docente é fator
determinante nas práticas de ensino e aprendizagens exitosas Demo
(2002) apud Giraffa e Martins (2008).
Portanto,
não há como se falar no uso contextualizado das novas tecnologias,
sem antes observar a capacidade docente de trabalhar com os novos
recursos. Observando que os docentes não são os vilões dessa
história e sim vítimas, pois os mesmos não receberam conhecimento
na sua graduação para lidar com as novidades tecnológicas. Nesse
sentindo, capacitação docente é um fator primordial para o uso do
blog e demais ferramentas que podem auxiliar no processo de ensino e
aprendizagem.
Referências:
SILVA,L.T.ALBUQUERQUE,M.(2009).
Blogs
pedagógicos: possibilidades de interação por meio da escrita
coletiva de hipertextos cooperativos. Revista Latinoamericana de
Tecnología Educativa
RELATEC, 8 (2), 91 108.[http://campusvirtual.unex.es/cala/editio/
GIRAFFA,
L. M.M. MARTINS. C. A
Formação do Docente Imigrante Digital para atuar como Nativos
Digitais no Ensino Fundamental.
Educare. 2008;
Você esta certa. Tem professor que não esta preparado para esta nova tecnologia e não é só o professor, até mesmo as escolas. Tem escola que não tem computador e os alunos não tem acesso e por outro lado, os que tem aceso não é bem preparado para realizar estes tipos de tarefa. O professor que quiser se preparar tem que arcar com os custos da tecnologia que não é barato.
ResponderExcluirVocê esta certa. Tem professor que não esta preparado para esta nova tecnologia e não é só o professor, até mesmo as escolas. Tem escola que não tem computador e os alunos não tem acesso e por outro lado, os que tem aceso não é bem preparado para realizar estes tipos de tarefa. O professor que quiser se preparar tem que arcar com os custos da tecnologia que não é barato.
ResponderExcluirBoa tarde Evelyn concordo com você, a grande maioria dos professores não estão preparados para o uso das novas ferramentas e tecnologias disponíveis atualmente. E os que se atualizam ainda encontram dificuldade de usa-las no espaço escolar, dentro da escola.
ResponderExcluirO professor tem que estar sempre reciclando e procurando novas maneiras de ensinar.
ResponderExcluir