Pólos de Lavras e Varginha

Pólos de Lavras e Varginha

Menú

domingo, 24 de maio de 2015


Uso  do blog como ferramenta para auxiliar o ensino e aprendizagem e a Formação Docente

Evelyn Soares de Abreu

Na atualidade a internet e as tecnologias contidas na mesma faz parte do cotidiano da sociedade e consequentemente da realidade escolar. Nesse sentido os professores estão desafiados a criar estratégias que busquem a maior interação com os seus alunos. O blog é um recurso a ser usado como espaço de reflexão e interação entre os sujeitos do processo educativo.
No sentido de utilização educacional dos Blogs como recurso pedagógico, existem fatores que devem ser observados. De modo que Bezerra e Aquino (2009) argumenta: “O binômio - educação e tecnologia não se consolida apenas com a aquisição de computadores e o provimento de acesso à internet pelas escolas”. Existem portanto itens que devem ser observados.
O uso do blog como ferramenta pedagógica, deve ser realizado tendo como objetivo o uso consciente e objetivo do que se pretende com a elaboração do blog. Por exemplo: não basta fazer o blog e somente o próprio professor postar (comunicação unidirecional), mas sim que aliado aos conteúdos curriculares, tenha em vista aspectos como “didáticos, sociais e culturais ” (Uchôa, 2015).
No entanto, para que o Blog e os demais recursos sejam usados de tal maneira se torna importante a que os docentes desenvolvam competências para atuar nessa nova realidade. Nesse sentindo Demo (2002) citado por Giraffa e Martins (2008), argumenta que.

...o problema principal da escola não está no aluno, mas na recuperação da competência do professor, vítima de todas as mazelas do sistema, que passa pela precariedade da formação original, a dificuldade de capacitação permanente adequada, a desvalorização profissional extrema, em particular na educação básica. Acredita-se que a recuperação ou a construção da competência docente é fator determinante nas práticas de ensino e aprendizagens exitosas Demo (2002) apud Giraffa e Martins (2008).


Portanto, não há como se falar no uso contextualizado das novas tecnologias, sem antes observar a capacidade docente de trabalhar com os novos recursos. Observando que os docentes não são os vilões dessa história e sim vítimas, pois os mesmos não receberam conhecimento na sua graduação para lidar com as novidades tecnológicas. Nesse sentindo, capacitação docente é um fator primordial para o uso do blog e demais ferramentas que podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem.

Referências:

SILVA,L.T.ALBUQUERQUE,M.(2009). Blogs pedagógicos: possibilidades de interação por meio da escrita coletiva de hipertextos cooperativos. Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa RELATEC, 8 (2), 91 108.[http://campusvirtual.unex.es/cala/editio/


GIRAFFA, L. M.M. MARTINS. C. A Formação do Docente Imigrante Digital para atuar como Nativos Digitais no Ensino Fundamental. Educare. 2008;

4 comentários:

  1. Você esta certa. Tem professor que não esta preparado para esta nova tecnologia e não é só o professor, até mesmo as escolas. Tem escola que não tem computador e os alunos não tem acesso e por outro lado, os que tem aceso não é bem preparado para realizar estes tipos de tarefa. O professor que quiser se preparar tem que arcar com os custos da tecnologia que não é barato.

    ResponderExcluir
  2. Você esta certa. Tem professor que não esta preparado para esta nova tecnologia e não é só o professor, até mesmo as escolas. Tem escola que não tem computador e os alunos não tem acesso e por outro lado, os que tem aceso não é bem preparado para realizar estes tipos de tarefa. O professor que quiser se preparar tem que arcar com os custos da tecnologia que não é barato.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Evelyn concordo com você, a grande maioria dos professores não estão preparados para o uso das novas ferramentas e tecnologias disponíveis atualmente. E os que se atualizam ainda encontram dificuldade de usa-las no espaço escolar, dentro da escola.

    ResponderExcluir
  4. O professor tem que estar sempre reciclando e procurando novas maneiras de ensinar.

    ResponderExcluir