Uso do blog como ferramenta para auxiliar o
ensino e aprendizagem”.
Na ultima década a educação vem se transformando, o professor saiu
do papel central do processo ensino/aprendizagem dando lugar a uma construção
do conhecimento como mediador, as novas tecnologias estão presentes no
cotidiano da maior parte da população mundial e brasileira, assim as
informações antes apenas encontradas em livros e bibliotecas, hoje está
disponíveis na internet e outros meios de comunicação.
O uso de blogs como ferramenta de ensino vem crescendo a cada dia,
é um caminho simples e informal de levar conhecimento e reforçar o que se foi
falado e discutido no ambiente formal, na escola. Além de um reforço da sala de
aula essa ferramenta de ensino potencializa a interação social, a capacidade de
comunicação e pensamento e ainda o prazer de aprender em uma construção
coletiva de conhecimento entre os participantes, seja através de comentários ou
atividades realizadas.
Muitos desses blogs trabalham com a interdisciplinaridade com
temas transversais seja através de textos, imagens e/ou vídeos.
Para que haja o processo de aprendizagem efetiva nesses espaços o
professor deve agir com criatividade e manipulando as ferramentas disponíveis
com habilidade para interligar com o conteúdo de maneira adequada.
Esta ferramenta de ensino, blog educativo,
potencializa a interação social, a capacidade de comunicar-se, o
desenvolvimento do pensamento e o prazer de aprender, na qual a construção
coletiva do conhecimento se efetiva, e mais, permite acompanhar a aprendizagem.
A
finalidade do processo educativo é proporcionar às gerações mais jovens os
conhecimentos necessários para desenvolver-se na sociedade. ( VIEIRAL, L.
Solange; HALU. R.C. Regina: 2008). Levando em consideração que as novas
gerações estão conectadas o tempo todo na web, educar virou um grande desafio e
as novas tecnologias são indispensáveis na construção do conhecimento.
VIEIRA, L. Solange; HALU. R. C. Regina, 2008; disponível
em: <
MORAN, José Manuel. As muitas formas de comunicar-nos. Paulinas, 2007. 6 p. Disponível
em:< http://www2.eca.usp.br/moran/?page_id=22>. Acesso em: 24 mai. 2015.
Nos professores somos mediadores sim nesse processo, e com tantas modernidades temos que estar sempre por dentro e sempre e sempre atentos na melhor forma de ensinar
ResponderExcluir