Pólos de Lavras e Varginha

Pólos de Lavras e Varginha

Menú

sábado, 23 de maio de 2015

Blog Educativo

            Os professores que foram os precursores a usarem o blog na Web surgiram no portal britanico Schoolblogs, em 2001, e nos EUA, com o eles Education Bloggers Network (LARA, 2005). Nos dias de hoje existem vários blogs educativos, invadindo o cotidiano dos alunos, constituindo-se em uma ferramenta a promover o processo ensino e aprendizagem das crianças e dos jovens, facilitando,entre outras situações, o ensino a distancia.
            No campo da educação o blog pedagógico mostra uma abordagem diferenciada na qual professores de diversas áreas tornam-se capacitados a serem co-autores de atividades e assuntos, os quais podem ser abordados com os alunos ao mesmo tempo em que vão desenvolvendo o domínio da ferramenta.
  Os professores em seus projetos colocam questões criticas para analise, as quais levam os alunos a refletir e a buscar soluções para resolver problemas trabalhando com autonomia e interação constante entre ambos, formando uma teia de novos conhecimentos através da cooperação, ou seja, partilha de novos conhecimentos.      Professores e alunos tornam-se parceiros de aprendizagem, um interagindo com o outro, revendo e construindo juntos sua aprendizagem. O blog registra de forma dinâmica todo o processo de construção de novos saberes substituindo o antigo paradigma linear onde o professor ensina e o aluno aprende sem nenhuma interação. O professor e o mediador de todo o processo, levando o aluno a alcançar a autonomia necessária para aquisição de aprendizagens significativas (CARVALHO et al, 2006).
            Segundo Gutierrez (2004), os blogs sintetizam este espirito de cooperação e interação através de projetos educacionais que desencadeiam entre os participantes o exercício da expressão criadora critica, artística e hipertextual. Pela sua estrutura, permitem o exercício do dialogo, da autoria e co-autoria, inclusive na alteração da própria estrutura.
Para Suzana Gutierrez, pesquisadora do Núcleo de Estudos, Experiencias e
Pesquisas em Trabalho, Movimentos Sociais e Educação (TRAMSE), da UFRS
(2005), o interessante e que os blogs permitem que os participantes produzam
textos e exerçam o pensamento critico, retomando e reinterpretando conceitos e praticas (GUTIERREZ, 2005):
Os weblogs abrem espaço para a consolidação de novos papeis para
alunos e professores no processo de ensino-aprendizagem, com
uma atuação menos diretiva destes e mais participante de todos.



Fonte: www.pucrs.br/famat/viali/tic_literatura/artigos/blogs/348-4.pdf


3 comentários:

  1. Acredito que aprender brincando e aproveitando as mídias digitais pode-se alcançar melhores resultados no ensino e aprendizagem.
    Uma vez que os internautas jovens estão conectados a maior parte de tempo,
    o que facilita a construção dos novos saberes com a parceria professor aluno com aprendizagens significativas.

    ResponderExcluir
  2. Ediméia a educação infantil nos evidencia que aprender brincado é um excelente caminho para o processo de ensino/aprendizagem dentro do espaço escolar, e como estamos na era digital os pequenos já nascem conectados e adoram os jogos digitais, assim como as crianças do ensino fundamental, adolescente e adultos. A mídias digitais é um bom caminho para tornar a prática docente mais interessante e divertida.

    ResponderExcluir
  3. Interessante a questão histórica que você colocou, Edméia. Quando pensamos um blog, acreditamos que é algo bem recente, mas vemos que sua primeira utilização já vai completar 15 anos!

    ResponderExcluir