Blog Educativo
Os professores
que foram os precursores a usarem o blog na Web surgiram no portal britanico
Schoolblogs, em 2001, e nos EUA, com o eles Education Bloggers Network (LARA,
2005). Nos dias de hoje existem vários blogs educativos, invadindo o cotidiano dos alunos, constituindo-se em
uma ferramenta a promover o processo ensino e aprendizagem das crianças e dos
jovens, facilitando,entre
outras situações, o ensino a distancia.
No campo da
educação o blog pedagógico mostra uma abordagem diferenciada na qual professores de diversas áreas tornam-se capacitados a serem co-autores de
atividades e assuntos, os quais podem ser abordados com os alunos ao mesmo
tempo em que vão desenvolvendo o domínio da ferramenta.
Os professores em seus
projetos colocam questões criticas para analise, as quais levam os alunos a refletir
e a buscar soluções para resolver problemas trabalhando com autonomia e interação constante entre ambos, formando uma teia de novos conhecimentos através da cooperação, ou seja, partilha de novos conhecimentos. Professores e alunos tornam-se parceiros de aprendizagem, um
interagindo com o outro, revendo e construindo juntos sua aprendizagem. O blog
registra de forma dinâmica todo o processo de construção de novos saberes
substituindo o antigo paradigma linear onde o professor ensina e o aluno
aprende sem nenhuma interação. O professor e o mediador de todo o processo, levando o
aluno a alcançar a autonomia necessária para aquisição de aprendizagens
significativas (CARVALHO et al, 2006).
Segundo Gutierrez
(2004), os blogs sintetizam este espirito de cooperação e interação através de
projetos educacionais que desencadeiam entre os participantes o exercício da expressão criadora critica, artística e hipertextual. Pela sua estrutura, permitem
o exercício do dialogo, da autoria e co-autoria, inclusive na alteração da própria estrutura.
Para Suzana Gutierrez, pesquisadora do Núcleo de Estudos,
Experiencias e
Pesquisas em Trabalho, Movimentos Sociais e Educação (TRAMSE), da
UFRS
(2005), o interessante e que os blogs permitem que os
participantes produzam
textos e exerçam o pensamento critico, retomando e reinterpretando
conceitos e praticas (GUTIERREZ, 2005):
Os weblogs abrem espaço para a consolidação de novos papeis para
alunos e professores no processo
de ensino-aprendizagem, com
uma atuação menos diretiva destes
e mais participante de todos.
Acredito que aprender brincando e aproveitando as mídias digitais pode-se alcançar melhores resultados no ensino e aprendizagem.
ResponderExcluirUma vez que os internautas jovens estão conectados a maior parte de tempo,
o que facilita a construção dos novos saberes com a parceria professor aluno com aprendizagens significativas.
Ediméia a educação infantil nos evidencia que aprender brincado é um excelente caminho para o processo de ensino/aprendizagem dentro do espaço escolar, e como estamos na era digital os pequenos já nascem conectados e adoram os jogos digitais, assim como as crianças do ensino fundamental, adolescente e adultos. A mídias digitais é um bom caminho para tornar a prática docente mais interessante e divertida.
ResponderExcluirInteressante a questão histórica que você colocou, Edméia. Quando pensamos um blog, acreditamos que é algo bem recente, mas vemos que sua primeira utilização já vai completar 15 anos!
ResponderExcluir