Simone Miranda Fernandes Alvarenga / Polo Lavras- Sala 2 / Tutora: Sonia Mara
Os blogs têm grande importância para favorecer a
interatividade na educação, pois existe uma grande barreira para um contato
mais direto nas escolas entre os alunos e os professores, e também entre os
próprios alunos sobre os conteúdos que estão sendo abordados na sala de aula.
Assim, é visto que os diversos usos das ferramentas tecnológicas contribuem de
forma significativa para a aprendizagem dos alunos, e os blogs constituem é uma
dessas ferramentas digitais, em virtude de apresentarem grande interatividade.
Nesse
sentido, muitos autores, tais como Marinho, (2007); Boeira, (2009); Moran, (2006);
têm pesquisado sobre a interatividade que os blogs oferecem à educação, e a
sala de aula pode ir além da divulgação do blog. Haja vista, que ele pode levar
a uma construção coletiva do conhecimento onde todos os participantes da sala
de aula possam estar envolvidos. Além do que, a interatividade que os blogs
oferecem permite que ocorra o pensamento crítico e criativo dos alunos,
contribuindo para que a aprendizagem seja um processo ativo, no qual professor
e alunos possam participar simultaneamente.
Assim, se
pode inferir que os blogs são uma ferramenta tecnológica de fácil uso que pode
vir a auxiliar na interação, bem como, na colaboração da aprendizagem,
enquanto, um recurso didático para integrar os diversos conteúdos abordados nas
salas de aula, e também na produção dos novos conhecimentos.
Referências:
BOEIRA, A. F. Blogs na
Educação: blogando algumas possibilidades pedagógicas. Revista Tecnologias na
Educação, Belo Horizonte, n.1, dez. 2009. In: I Congresso de Tecnologia na
Educação, 2008. Diponível em: http://tecnologiasnaeducacao.pro.br/revista/a1n1/art10.pdf. Acesso em: 10/06/2018.
MARINHO,
S. P. Blog na educação & manual
básico do blogger. 3. Ed. Belo Horizonte, 2007. Desenvolvido para os alunos
da disciplina Novas Tecnologias e Educação, do curso de Pedagogia da Pontifícia
Universidade Católica de Minas Gerais. Disponível em: http://www.ich.pucminas.br/pged/dB/txt/marinho_manualblog_v3P2.pdf.
Acesso em 09/06/2048.
MORAN, J. M. et al. Novas
tecnologias e mediação pedagógica. 10 ed. Campinas: Peapirus, 2006.
Boa noite Simone, uma característica importante que considero é que o blog pode tornar o aluno mais ativo no processo de ensino aprendizagem. Com o acesso a essa ferramenta e o interesse em produzir conteúdos por parte dos alunos, o ambiente escolar estará integrado aos interesses dessa nova geração escolar.
ResponderExcluirOi, Simone! Concordo contigo sobre a importância da construção coletiva e colaborativa do conhecimento em sala de aula. Quando alunos e professores trabalham em parceria, as atividades fluem melhor e o conhecimento é adquirido de maneira mais fácil.
ResponderExcluir