Pólos de Lavras e Varginha

Pólos de Lavras e Varginha

Menú

segunda-feira, 11 de junho de 2018


BLOG: LUGAR DE SER E DE CONSTRUIR SABER(ES)

Francieli Aparecida Dias

A sociedade tem passado por inúmeras transformações devido às tecnologias digitais que, segundo Uchôa (2015), têm tido um lugar central em nosso cotidiano. Reconhecendo essas transformações, e que a educação é parte da sociedade, a modifica e é por ela modificada, o objetivo do presente texto é apresentar uma breve discussão sobre o blog como mais um espaço de ser e de construir conhecimento.
De acordo com Pontes; Filho (2011, p. 1480), os blogs surgiram no final dos anos 90 como um diário virtual que permitia um compartilhamento de pensamentos, relatos e reflexões pessoais, mas que exigia um conhecimento técnico de programação. Em 1999, serviços como o Blogger, do Google, foram criados. Foram estes sistemas gratuitos e de baixo custo que facilitaram a disseminação da prática do weblog, e permitiram que qualquer pessoa pudesse ser um blogueiro. Logo, foram sendo perceptíveis as possibilidades desses espaços para a educação.
Conforme afirmam Primo; Recuero (2008), os blogs podem ser profissionais, pessoais, grupais e organizacionais. Ao pesquisa na Web, é possível encontrar inúmeros resultados que podem exemplificar essas categorizações. Em uma classificação mais voltada para a educação, Gomes (2005) concebe os blogs como portfólios digitais, como espaços de intercâmbio e de colaboração entre escolas, de desenvolvimento de debates prolongados, de integração, o que já evidencia quantas podem ser as potencialidades dos blogs para o processo de construção de conhecimento na escola.
Para refletir sobre uma possibilidade, um blog foi criado. Além de ser um repositório de podcasts, o blog “Nós e o Brasil na RAEDUC” quer se afirmar como um espaço para discutir e construir saberes sobre temáticas relacionadas ao Brasil. Nele, estudantes podem ter acesso a áudios e outros textos, comentar, sugerir e contribuir para a construção do blog, que está disponível em: https://francielidias01.wixsite.com/raeduc/sobre-a-iniciativa.
Diante de tantas mudanças, é indiscutível que, cada vez mais, como professores e mediadores do processo de construção de conhecimento, devemos buscar outras, mas nem sempre novas, formas para que o nosso fazer pedagógico não esteja dissonante da realidade de nossos estudantes. E, apesar de ser considerado já antigo por muitos, o blog ainda é uma dessas formas, uma vez que possibilita que a construção colaborativa de saberes aconteça. 

Referências:


GOMES, J. a. M. Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica. VII Simpósio Internacional de Informática Educativa - SIIE05, 2005.

PONTES, R. L. J.; FILHO, J. A. de C. O uso do blog como ferramenta de ensino-aprendizagem por professores participantes do Projeto Um Computador por Aluno (UCA). In: Anais do XXII SBIE - XVII WIE, 2011.

PRIMO, A. F. T.; RECUERO, R. d. C. Blogs e seus gêneros: Avaliação estatística dos 50 blogs mais populares em língua portuguesa. Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Intercom, 2008.

UCHÔA, K. C. A. Uso Educacional da Blogosfera: Guia de Estudos. 1.ed. Lavras: UFLA, 2015.

Um comentário: