BLOG:
LUGAR DE SER E DE CONSTRUIR SABER(ES)
Francieli
Aparecida Dias
A sociedade tem passado por inúmeras
transformações devido às tecnologias digitais que, segundo Uchôa (2015), têm tido
um lugar central em nosso cotidiano. Reconhecendo essas transformações, e que a
educação é parte da sociedade, a modifica e é por ela modificada, o objetivo do
presente texto é apresentar uma breve discussão sobre o blog como mais um
espaço de ser e de construir conhecimento.
De acordo com Pontes; Filho (2011, p.
1480), os blogs surgiram no final dos anos 90 como um diário virtual que
permitia um compartilhamento de pensamentos, relatos e reflexões pessoais, mas
que exigia um conhecimento técnico de programação. Em 1999, serviços como o
Blogger, do Google, foram criados. Foram estes sistemas gratuitos e de baixo
custo que facilitaram a disseminação da prática do weblog, e permitiram que
qualquer pessoa pudesse ser um blogueiro. Logo, foram sendo perceptíveis as
possibilidades desses espaços para a educação.
Conforme afirmam Primo; Recuero (2008),
os blogs podem ser profissionais, pessoais, grupais e organizacionais. Ao
pesquisa na Web, é possível encontrar inúmeros resultados que podem
exemplificar essas categorizações. Em uma classificação mais voltada para a
educação, Gomes (2005) concebe os blogs como portfólios digitais, como espaços
de intercâmbio e de colaboração entre escolas, de desenvolvimento de debates
prolongados, de integração, o que já evidencia quantas podem ser as potencialidades
dos blogs para o processo de construção de conhecimento na escola.
Para refletir sobre uma possibilidade, um
blog foi criado. Além de ser um repositório de podcasts, o blog “Nós e o Brasil
na RAEDUC” quer se afirmar como um espaço para discutir e construir saberes
sobre temáticas relacionadas ao Brasil. Nele, estudantes podem ter acesso a áudios
e outros textos, comentar, sugerir e contribuir para a construção do blog, que
está disponível em: https://francielidias01.wixsite.com/raeduc/sobre-a-iniciativa.
Diante de tantas mudanças, é
indiscutível que, cada vez mais, como professores e mediadores do processo de
construção de conhecimento, devemos buscar outras, mas nem sempre novas, formas
para que o nosso fazer pedagógico não esteja dissonante da realidade de nossos
estudantes. E, apesar de ser considerado já antigo por muitos, o blog ainda é
uma dessas formas, uma vez que possibilita que a construção colaborativa de
saberes aconteça.
Referências:
GOMES,
J. a. M. Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica. VII Simpósio Internacional de Informática Educativa - SIIE05, 2005.
PONTES,
R. L. J.; FILHO, J. A. de C. O uso do blog como ferramenta de
ensino-aprendizagem por professores participantes do Projeto Um Computador por
Aluno (UCA). In: Anais do XXII SBIE -
XVII WIE, 2011.
PRIMO,
A. F. T.; RECUERO, R. d. C. Blogs e seus gêneros: Avaliação estatística dos 50
blogs mais populares em língua portuguesa. Congresso
Brasileiro de Ciências da Comunicação. Intercom, 2008.
UCHÔA,
K. C. A. Uso Educacional da Blogosfera: Guia
de Estudos. 1.ed. Lavras: UFLA, 2015.
Legal você compartilhar com a turma o site! Bom trabalho!
ResponderExcluir