Pólos de Lavras e Varginha

Pólos de Lavras e Varginha

Menú

sábado, 9 de junho de 2018

O uso de blog como instrumento para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem


O uso de blog como instrumento para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem 



ELTON MADEIRAS PINTO
UFLA- POLO DE VARGINHA
Tutora Katiane Ribeiro 


Com o advento das novas Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação (TDICs) possibilitou o acesso, a produção e a difusão informações e saberes. Desta forma, os dispositivos do ciberespaço auxiliam, instrumentalizam e potencializam o processo de ensino e aprendizagem, tornando o ensino híbrido e contextualizado com as práticas sociais. O blog é um recurso da internet que pode ser empregado na prática educacional, devido as suas ferramentas e aplicabilidades, que possibilitam aos professores desenvolverem sequências didáticas com o emprego da tecnologia digital.
De acordo com Uchôa (p.28, 2015):

No sentido dessa compreensão, o professor precisa de estratégias educacionais e métodos que motivem e envolvam os alunos com o objeto de estudo. Há um grande apelo, para que os professores utilizem estratégias educacionais que realmente sejam significativas para os alunos, com a finalidade de atrair-lhes a atenção aos estudos. Nesse contexto, há várias experiências que demostram que a inserção de serviço como blog, quando usado de forma bem planejada, pode auxiliar o alcance de objetivos de aprendizagens[...].

Portanto, a utilização do blog na prática docente colabora com o processo educacional tornando-o mais inclusivo, lúdico, democrático, interativo, cooperativo e crítico. Ao mesmo tempo, favorece o letramento digital, contribuindo para melhoria das aprendizagens dos alunos.  
O blog é um espaço híbrido, onde é possível acessar ou publicar hipertextos, imagens, vídeos, hiperlinks, e outros recursos. Ele funciona como um repositório de informações, onde a comunidade escolar pode conectar-se assíncrona, independentemente da localização e horário. Desta forma, é possível que professor possa disponibilizar materiais complementares para que os estudantes possam aprofundar seus estudos.
Nesse espaço virtual os docentes e discentes tem o acesso a uma ampla e diversas temáticas tornando o blog uma fonte de pesquisa. É possível o aluno realizar uma pesquisa, análise, comparação de informações e reflexão sobre determinado conteúdo.  

A utilização de recursos tecnológicos, especificadamente, o blog, com objetivos estritamente educacionais, pode estender o conhecimento para além do espaço físico da sala de aula, criando, assim, um ambiente dialógico e interativo. Dessa forma, o blog estaria dando ênfase à formação do professor/aluno, usando a discussão/interação como um caminho crítico, que conduz os aprendizes do acesso a informação à construção do conhecimento (ARAÚJO, 2009, p. 14).

Portanto, as ferramentas e aplicativos dos blogs oportunizam aos educadores e discentes a idealização, criação e simulação de experiências pedagógicas, e desta forma, contribui para o incremento de produções autorais e compartilhamento de novos conhecimentos.
É possível dinamizar as aulas tradicionais com empregando os recursos do blog. É um espaço virtual que permite a liberdade da expressão intelectual, artística e afetiva dos alunos, pois os seus mecanismos permitem a criação de elementos gráficos que possibilitam a expressão de ideias, sentimentos, hipóteses, constatações sobre determinado conteúdo.
Em vista disso, o docente necessita apropria-se dos recursos do blog, e com criatividade proporcionar o desenvolvimento de situações didáticas que empreguem os recursos do blog. É um meio para estimular a produção da escrita, pois é possível acessar ou criar hipertextos, fazer leituras informativas, incentivar a produção e publicação de textos, imagens, vídeos, de maneira individual ou coletiva realizar enquetes, quiz, e atividades gamificadas. Do mesmo modo, permite que os educandos interajam com os textos de diversos gêneros e autores. É possível estimular a produção e compartilhamento de informações com outras unidades escolares formando uma rede colaborativa de aprendizagem.
Também o blog pode ser utilizado como portfólio digital das atividades realizadas pelos docentes, como para promover uma avaliação híbrida do processo de ensino e aprendizagem. De acordo com UCHOA (p.30, 20415) è preciso disponibilizar atividades desenvolvidas pela escola no blog pode aproximá-la da comunidade, que também pode trazer a sua contribuição quando algum especialista do exterior à escola compartilha seus conhecimentos nesse espaço.
Desta maneira, a utilização do blog traz muitos benefícios para educação, pois promove novas maneiras de aceder ao conhecimento, as novas formas de aprender no ciberespaço. Além disso, suscita a quebra dos paradigmas tradicionais da educação, o professor passa adotar uma metodologia de trabalho que permita a participação ativa do aluno no processo, torna-se um mediador entre os educandos e os saberes. Deste modo, o uso do blog na prática docente, estimula a criatividade, autonomia, autoria e a cooperação, do mesmo modo, possibilita autorregulação da própria aprendizagem por parte dos alunos.
Por fim, os blogs educacionais se configuram como uma extensão da sala de aula. Despertam nos estudantes o interesse sobre determinado tema, é possível estabelecer um trabalho individual, em duplas ou em grupos. São acessíveis pois em sua maioria são espaços gratuitos e abertos, possuem recursos que permitem incluir todos os educandos, pois facilitam a interatividade, compartilhamento de ideias, propicia discussões e debates, que contribuem para o letramento e constituição da cidadania real e digital dos educandos.

Referencial bibliográfico:


ARAÚJO, M. C. M. U. Potencialidades do uso do blog em educação. 2009. 207 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2009.

UCHOA, Kátia C. Amaral. Uso Educacional da Blogosfera: Guia de Estudos. 1.ed. - - Lavras: UFLA, 2015.



Nenhum comentário:

Postar um comentário