O uso de blog como instrumento para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem
ELTON MADEIRAS PINTO
UFLA- POLO DE VARGINHA
Tutora Katiane Ribeiro
Tutora Katiane Ribeiro
Com o advento das novas
Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação (TDICs) possibilitou o acesso,
a produção e a difusão informações e saberes. Desta forma, os dispositivos do
ciberespaço auxiliam, instrumentalizam e potencializam o processo de ensino e
aprendizagem, tornando o ensino híbrido e contextualizado com as práticas
sociais. O blog é um recurso da internet que pode ser empregado na prática
educacional, devido as suas ferramentas e aplicabilidades, que possibilitam aos
professores desenvolverem sequências didáticas com o emprego da tecnologia digital.
De acordo com Uchôa (p.28,
2015):
No sentido dessa compreensão, o professor precisa
de estratégias educacionais e métodos que motivem e envolvam os alunos com o
objeto de estudo. Há um grande apelo, para que os professores utilizem
estratégias educacionais que realmente sejam significativas para os alunos, com
a finalidade de atrair-lhes a atenção aos estudos. Nesse contexto, há várias
experiências que demostram que a inserção de serviço como blog, quando usado de
forma bem planejada, pode auxiliar o alcance de objetivos de aprendizagens[...].
Portanto, a utilização do blog
na prática docente colabora com o processo educacional tornando-o mais inclusivo,
lúdico, democrático, interativo, cooperativo e crítico. Ao mesmo tempo,
favorece o letramento digital, contribuindo para melhoria das aprendizagens dos
alunos.
O blog é um espaço híbrido,
onde é possível acessar ou publicar hipertextos, imagens, vídeos, hiperlinks, e
outros recursos. Ele funciona como um repositório de informações, onde a
comunidade escolar pode conectar-se assíncrona, independentemente da localização
e horário. Desta forma, é possível que professor possa disponibilizar materiais
complementares para que os estudantes possam aprofundar seus estudos.
Nesse espaço virtual os
docentes e discentes tem o acesso a uma ampla e diversas temáticas tornando o
blog uma fonte de pesquisa. É possível o aluno realizar uma pesquisa, análise,
comparação de informações e reflexão sobre determinado conteúdo.
A utilização de
recursos tecnológicos, especificadamente, o blog, com objetivos estritamente
educacionais, pode estender o conhecimento para além do espaço físico da sala
de aula, criando, assim, um ambiente dialógico e interativo. Dessa forma, o blog
estaria dando ênfase à formação do professor/aluno, usando a
discussão/interação como um caminho crítico, que conduz os aprendizes do acesso
a informação à construção do conhecimento (ARAÚJO, 2009, p. 14).
Portanto, as ferramentas e
aplicativos dos blogs oportunizam aos educadores e discentes a idealização, criação
e simulação de experiências pedagógicas, e desta forma, contribui para o
incremento de produções autorais e compartilhamento de novos conhecimentos.
É possível dinamizar as aulas tradicionais
com empregando os recursos do blog. É um espaço virtual que permite a liberdade
da expressão intelectual, artística e afetiva dos alunos, pois os seus mecanismos
permitem a criação de elementos gráficos que possibilitam a expressão de
ideias, sentimentos, hipóteses, constatações sobre determinado conteúdo.
Em vista disso, o docente
necessita apropria-se dos recursos do blog, e com criatividade proporcionar o
desenvolvimento de situações didáticas que empreguem os recursos do blog. É um meio
para estimular a produção da escrita, pois é possível acessar ou criar
hipertextos, fazer leituras informativas, incentivar a produção e publicação de
textos, imagens, vídeos, de maneira individual ou coletiva realizar enquetes, quiz,
e atividades gamificadas. Do mesmo modo, permite que os educandos interajam com
os textos de diversos gêneros e autores. É possível estimular a produção e
compartilhamento de informações com outras unidades escolares formando uma rede
colaborativa de aprendizagem.
Também o blog pode ser
utilizado como portfólio digital das atividades realizadas pelos docentes, como
para promover uma avaliação híbrida do processo de ensino e aprendizagem. De acordo
com UCHOA (p.30, 20415) è preciso disponibilizar atividades desenvolvidas pela
escola no blog pode aproximá-la da comunidade, que também pode trazer a sua
contribuição quando algum especialista do exterior à escola compartilha seus
conhecimentos nesse espaço.
Desta maneira, a utilização do
blog traz muitos benefícios para educação, pois promove novas maneiras de aceder
ao conhecimento, as novas formas de aprender no ciberespaço. Além disso, suscita
a quebra dos paradigmas tradicionais da educação, o professor passa adotar uma
metodologia de trabalho que permita a participação ativa do aluno no processo,
torna-se um mediador entre os educandos e os saberes. Deste modo, o uso do blog
na prática docente, estimula a criatividade, autonomia, autoria e a cooperação,
do mesmo modo, possibilita autorregulação da própria aprendizagem por parte dos
alunos.
Por fim, os blogs educacionais
se configuram como uma extensão da sala de aula. Despertam nos estudantes o
interesse sobre determinado tema, é possível estabelecer um trabalho
individual, em duplas ou em grupos. São acessíveis pois em sua maioria são
espaços gratuitos e abertos, possuem recursos que permitem incluir todos os
educandos, pois facilitam a interatividade, compartilhamento de ideias, propicia
discussões e debates, que contribuem para o letramento e constituição da
cidadania real e digital dos educandos.
Referencial bibliográfico:
ARAÚJO, M. C. M. U.
Potencialidades do uso do blog em educação. 2009. 207 p. Dissertação (Mestrado
em Educação) – Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do
Rio Grande do Norte, Natal, 2009.
UCHOA,
Kátia C. Amaral. Uso Educacional da Blogosfera: Guia de Estudos. 1.ed. - -
Lavras: UFLA, 2015.
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