Gabriela Soares Balestero,
Polo Varginha - Sala 3
marcadores: blog,aprendizagem,
Tutora Katiane Ribeiro Souza
Blog como ferramenta educacional: breves comentários
O Blog ainda é novidade como recurso de aprendizagem, pois era visto somente para publicar páginas pessoais, como os tradicionais diários, fazer propagandas de serviços pessoais. Atualmente entende-se que o blog pode ser utilizado como uma espécie de enciclopédia virtual podendo ser local em que são trabalhadas diversas questões e pesquisas científicas e contar com a interação e participação dos leitores. Sendo assim, a princípio os primeiros blogs funcionavam como um diário virtual, mas com o passar do tempo foi sendo aprimorado e deixou de ser um simples diário, passando a ser um dos principais mecanismos de comunicação social da atualidade.
Em sala de aula ou até mesmo como atividade além dos muros escolares, serve para registrar os conhecimentos adquiridos pela turma. Assim, os blogs auxiliam a construir redes sociais e redes de saberes, sendo uma ferramenta importante e com potencial para reinventar o trabalho pedagógico.
“A tecnologia é tão-somente um grande apoio, uma âncora, indispensável à embarcação, mas não é ela que a faz flutuar ou evita o naufrágio.” (José Manuel Moran)
“Continua a caber ao professor dois papéis: ajudar na aprendizagem de conteúdos e ser um elo para uma compreensão maior da vida. Se o horizonte é o mesmo, os ventos mudaram de direção. É preciso ajustar as velas e olhar mais uma vez a bússola.” (José Manuel Moran)
A autora Luciana da Silva sustenta que os blogs podem ser considerados como ferramentas de “educomunicação”, ou seja, ferramenta que contribui na construção de espaços comunicativos na escola, sendo considerado ainda o encontro da educação com a comunicação, a multimídia e a interdisciplinariedade, sendo uma ferramenta usada para o melhor aprendizado do estudante. Assim, o blog é um meio de educomunicação, um recurso de comunicação e de mídia, que se baseia na comunicação entre professores, educandos e sociedade no geral, e a partir da comunicação o estudante constrói um aprendizado significativo.
Portanto, o blog quando usado para fins educativos pode auxiliar a desenvolver várias habilidades nos educandos, além do uso de novas tecnologias digitais, como habilidades de leitura, escrita e argumentação, sendo um recurso que facilita a o desenvolvimento da liberdade de expressão dos estudantes, além de possibilitar a execução de atividades ou leituras para facilitar o entendimento de aulas ministradas.
Referência:
HERMES, Ernani Silvério; BIANCHETTO, Luana Campagnolo; BATISTELLA, Scharly Mônica; MUHL, Lana Patrícia; VAN, Juliana. BLOG COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL: UMA EXPERIÊNCIA NA PERSPECTIVA DA EDUCOMUNICAÇÃO. Disponível em: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAhCyMAA/blog-como-ferramenta-educacional. Acesso em 05/06/2018
SILVA, Luciana da. EDUCOMUNICAÇÃO COMO PEDAGOGIA ALTERNATIVA: novas filosofias, práticas, e metodologias que visam à educação libertadora. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/360875967/SILVA-Luciana-Da-Educomunicacao-Como-Pedagogia-Alternativa-Novas-Filosofias-Praticas-e-Metodologias-Que-Visam-a-Educacao-Libertadora . Acesso em 05 de junho de 2018.
Olá Gabriela, o blog pode mesmo ser utilizado para dar mais liberdade de expressão aos alunos pois dentro de sala por virtude do horário determinado e número de alunos nem sempre é possível ouvir a todos.
ResponderExcluirOi,Gabriela! Concordo com você, o blog é uma ferramenta parceira que contribui como um recurso alternativo e ao mesmo tempo prazeroso de aprender: o uso da escrita, da formulação de ideias, troca de experiências, tudo ajuda construção da aprendizagem.
ResponderExcluirAbraços.