Pólos de Lavras e Varginha

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domingo, 10 de junho de 2018


O USO DE BLOGS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA

      
O blog é uma pagina na Web que se caracteriza por ser atualizada com grande frequência através da colaboração de mensagens que se constituem por textos e/ou imagem normalmente de pequenas dimensões (muitas vezes incluindo links para sites de interesse e/ou comentários e pensamentos pessoais do autor) e apresentadas de forma cronológica, sendo que as mensagens mais recentes são normalmente apresentadas em primeiro lugar.
Por apresentarem facilidade na edição, pois não são necessários conhecimentos técnicos de construção de páginas, os blogs são uma excelente ferramenta educacional que permite a professores e alunos publicarem textos na internet, noticias, opinião sobre atualidades, registros de estudos, poemas análise de obras literárias, relatórios de estudos, fotos, vídeos e muito mais.
Os blogs são usados como meio de comunicação, interação, como também para a troca de conhecimento e informações. Também têm sido muito utilizados por pessoas de todas as idades, isso acontece porque apresenta-se como uma ferramenta interativa, muito fácil  de usar e prático, e que não requer dos usuários conhecimentos avançados de informática.
O blog vem sendo usado na educação como uma ferramenta útil e dinâmica. Sua utilização educativa tem sido alvo do interesse de muitos estudiosos que acredite que a construção de blogs encoraja o desenvolvimento do pensamento crítico, além de oferecer aos estudantes a oportunidade de confrontarem as suas ideias e reflexões num plano social, participando na construção social do conhecimento.
Os blogs podem ser utilizados individual ou coletivamente, são muitos versáteis em termos de exploração pedagógica, muito fáceis de criar e atualizar e, por isso, tornaram-se tão populares e acabaram atraindo o interesse para seu uso na educação.
Vários estudiosos defendem o enorme potencial educativo desta ferramenta da Web 2.0 em particular em algumas modalidades de “estratégia pedagógica” (portfólio digital individual/grupo e/ou espaço de intercâmbio e colaboração).
O blog veio para romper com a forma tradicional de ensino onde os alunos recebia de forma passiva o conhecimento, sem questionar, eram apenas espectadores, desmotivados. Com as ferramentas da Web 2.0 especialmente o uso de blogs educativos, os alunos passam a ser autores e coautores de seu conhecimento, trabalhando de forma cooperativa, colaborativa e interativa.

Os blogs criam uma via de mão dupla que permite ao receptor interagir com o emissor, permite que as pessoas opinem sobre as informações, através da opção de se comentar o texto, transformando a comunicação, tornando-a de muitos para muitos. Demonstrando assim, cada vez mais seu caráter colaborativo, onde cada vez mais informações e reflexões de conhecimentos adquiridos são disponibilizadas de forma organizada para o professor avaliar o desenvolvimento da capacidade critica, da compreensão e maturidade dos alunos.

 Vantagens do uso de blogs na sala de aula

            São muitas as vantagens do uso dos blogs na educação. Eles desenvolvem a interação, autonomia e senso crítico dos alunos, o espírito colaborativo, prende a atenção no conteúdo uma vez que estão envolvidos no processo de construção coletiva do trabalho. Os blogs permitem mesclar diversas mídias com vídeos, imagens, textos e possibilita linkar (ligar) com outros sites, tornando o trabalho mais dinâmico e interativo. 
Os blogs podem ser utilizados nas  atividades educacionais para o desenvolvimento de projetos de ensino e de aprendizagem, em trabalhos interdisciplinares, na produção de material didático ou educacional e na produção de recursos ou sínteses da matéria estudada.
A ideia dos blogs em contextos educacionais, sobretudo como ferramenta de apoio as aprendizagens, deve estar focada na interação entre aqueles que aprendem os recursos educacionais e aqueles que são, supostamente, os mais experientes (os professores).
Os blogs apresentam-se como elementos de utilização interessante para a escola. Por trata-se de uma ferramenta construtivista de aprendizagem, constituem-se de arquivos da aprendizagem que alunos e até professores construíram, é uma ferramenta democrática que suporta diferentes estilos de escrita e podem favorecer o desenvolvimento da competência em determinados tópicos quando os alunos focam leitura e escrita num tema.
Os blogs promovem uma interação entre professores e alunos, como também entre alunos e alunos, enriquece as aulas, instiga o aluno a pensar e resolver soluções, como também promove a troca de conhecimentos.
Os blogs educacionais são vistos por Gloglff (2005), como uma ferramenta instrucional centrada na aprendizagem. Como atividade centrada nos alunos, os blogs permitem a eles construir capacidade de atuarem tanto individualmente como em grupo, atributos que hoje são reconhecidos como importantes e essenciais para as pessoas na sociedade contemporânea.
É importante lembrar que o blog não deve se restringir apenas a esta ou aquela disciplina, pois é um recurso para todos os eixos do conhecimento, já que o conhecimento na realidade busca uma apresentação menos fragmentada. Pode até conter mais informações sobre uma determinada área, mas não se fecha para qualquer outra em nenhum momento.
Com isso, o uso de blogs na educação dá mais motivação aos envolvidos na atividade, e desperta o interesse. Para que os alunos não se dispersem nas atividades, devido à quantidade de informações que têm acesso, faz-se necessário a mediação por parte do professor para que não venham a se desviar dos objetivos da atividade. Para que isso não aconteça basta que sejam estabelecidas regras e objetivos antes de iniciar qualquer atividade.

As mudanças no processo ensino-aprendizagem

          
            O uso de blogs na educação desencadeou mudanças no modo de ver a educação que antes era centrada no professor que era visto como o detentor do saber, que transmita conteúdos, e os alunos, por sua vez, precisam receber os conteúdos que eram ensinados sem questionar, analisar. Os alunos eram apenas espectadores passivos.
            O domínio das novas tecnologias propõe um novo perfil de educadores e educandos, pois o desenvolvimento tecnológico contribui para o desenvolvimento do ser humano se usado dentro das perspectivas educativas.
            Os alunos já não mais recebem tudo pronto, eles passam a construir o conhecimento através de investigação, pesquisa e trabalho. Seu aprendizado já não está mais centrado no professor e nos conteúdos.
            Com o uso do dos blogs na sala de aula, os alunos adotam uma postura mais ativa onde passam a se preocupar com a qualidade da escrita e com o desenvolvimento do discurso, uma vez que o professor não é mais o único leitor de seus textos. O blog é publico, todos podem ter acesso ao conteúdo que é postado.
            O professor continua sendo importante, não como informador, mas como mediador e organizador de processos. O professor é um pesquisador e articulador de aprendizagens, um conselheiro de pessoas diferentes, um avaliador. O papel dele passa a ser mais criativo e menos informativo.
            O professor pode ajudar os alunos incentivado-os a saber perguntar, a ter critérios na escolha de sites para pesquisar, de avaliação de páginas, a comparar textos, a dar enfoque as questões relevantes, propor temas interessantes. Tornando assim o processo de ensino mais interessante e desafiador.
            Os weblogs abrem espaços para a consolidação de novos papéis para alunos e professores no processo de ensino-aprendizagem.
            A variedade de informações sobre qualquer assunto, num primeiro momento, fascina.
            O professor precisa aprender a equilibrar processos de organização na sala de aula. Atualmente com a inserção de novas tecnologias na educação, predomina a organização aberta e flexível quando o professor trabalha a partir de experiências, projetos, novos desafios. O professor precisa ter um olhar mais atento e perceber o que é melhor, o que prende sua atenção e facilita o aprendizado de seus alunos.
            Uma das dimensões do ato de educar é ajudar o aluno a encontrar uma lógica dentro do caos de informações que temos, organizá-las numa síntese coerente e compreendê-las.         
            São grandes as mudanças provocadas pela inserção de tecnologias como os blogs na educação, que vã desde o método aplicado, relevância dos conteúdos e suas aplicabilidades perfil de educadores e alunos.

            Atualmente, a importância da tecnologia na área educacional está crescendo a cada dia mais e é muito discutida. A implementação de computadores na educação provocou uma mudança significativa nas formas de aprender e ensinar. Os computadores tornaram-se ferramentas de grande importância na educação porque através deles os estudantes sentem-se motivados para executar tarefas de seu interesse como também percebem sua independência em realizá-las e sentem-se capazes de resolver problemas e construir seu próprio conhecimento.
Muitas são as possibilidades para o uso de novas tecnologias na educação. Mas o professor não pode deixar de estabelecer objetivos e critérios ao utilizar o registro em blogs, desenvolvendo o intelecto dos alunos e potencializando estratégias pedagógicas.
As tecnologias incorporadas a educação contribuem para um aprendizado mais solido, pois está baseado em pesquisas, leitura individuais e coletivas, cooperação, colaboração do grupo. Torna os indivíduos envolvidos no processos mais autônomos e seguros de que seu sucesso no ensino-aprendizagem depende do seu trabalho e esforço.
Procurou-se neste trabalho refletir sobre o papel das tecnologias da Web 2.0 como elas podem promover e auxiliar na educação estimulando uma aprendizagem significativa, prazerosa e que desenvolva o senso critico do aluno. O uso de ferramentas online na escola desperta nos alunos um olhar mais atento ao material postado no blog, uma preocupação na forma da escrita e nos erros ortográficos, pois eles sabem que aquele texto será disponibilizado na internet e poderá ser lido não só pelo professor, mas por todos da comunidade escolar e ainda por todos que tiverem acesso a internet.
Usar da forma inteligente os recursos da informática e fazer uso das tecnologias digitais como recursos para um ensino mais significativo é um sinônimo de avanço, da mudança que se faz necessário diante do mundo globalizado e da sociedade atual.
O educador precisa estar atento às nova tecnologias e perceber suas contribuições para que o ensino  e desenvolvimento dos nossos alunos.



REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

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2 comentários:

  1. Excelente postagem . Ferramenta essencial para a formação humanística do aluno.

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  2. Concordo na parte de que a tecnologia está solidificando cada dia mais o processo de ensino aprendizagem.

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