Na
atual contemporaneidade do mundo digital e virtual, no qual estamos inseridos,
é notório que o ensino-aprendizagem tende a acompanhar a todas essas diversidades
de informações e, bem como suas transformações.
Nesse sentido, os efeitos das
mudanças advindas dessa nova realidade nos trazem desafios os quais nos mostram
que se torna indispensável a preparação do docente para lidar com o uso dos artefatos
digitais como ferramentas metodológicas nas práticas pedagógicas. Nessa
direção, o Ministério da Educação, (MEC), afirma que:
A chegada das tecnologias
de informação e comunicação (TIC) na escola evidencia desafios e problemas
relacionados aos espaços e a os tempos que o uso das tecnologias novas e
convencionais provoca nas práticas que ocorrem no cotidiano da escola. Para
entendê-los e superá-los é fundamental reconhecer as potencialidades das
tecnologias disponíveis e a realidade em que a escola se encontra inserida,
identificando as características do trabalho pedagógico que nela se realizam,
de seu corpo docente e discente, de sua comunidade interna e externa. (BRASIL,
2003, p.61).
Por
esse viés, se torna relevante refletir acerca da importância de se repensar a
partir de outras práticas pautadas no ensinar e aprender, visando aliar as
tecnologias de informação e comunicação (TIC) as aulas, ao dia a dia, dentro de
uma perspectiva de desconstrução do medo, em achar que ela veio para substituir
e não contribuir, uma vez que as tecnologias já fazem parte da realidade
discentes e docentes e têm a promover novos caminhos nas práticas pedagógicas. Nessa
direção, ao se possibilitar novas práticas pedagógicas, uma relevante ferramenta
a ser evidenciada nesse cenário é o blog ou weblog.
Segundo
Marcuschi (2004 ) o blog se caracteriza como gênero que:
[...]os
blogs funcionam como um diário pessoal na ordem cronológica com anotações diárias
ou em tempos regulares que permanecem acessíveis a qualquer um na rede. Muitas
vezes, são verdadeiros diários sobre a pessoa, sua família ou seus gostos e seus
gatos e cães, atividades, sentimentos, crenças e tudo o que for conversável (Marcuschi,
2004, p. 61).
Em face do exposto, é necessário considerar que o blog,
contempla aos que fazem seu uso compartilhar suas vivências diárias, logo
possibilita que muitas experiências empíricas localizadas em seu contexto sejam
experenciadas por diversas pessoas, pois essa ferramenta propõe tanto interação
unidirecional quanto a bidirecional e, por ser de fácil acesso pode ser uma relevante
ferramenta na sala de aula.
No que tange a prática docente deve estar
aberta as novas concepções, aulas pautadas meramente no quadro e no giz não
devem ser abolidas de vez entretanto, o professor que possui alunos nativos
digitais, deve se preocupar em dar uma formação aos seus alunos que contemplem
a utilização de tecnologias as quais a escola e bem como o contexto ao qual ele
está inserido, dispondo ao aluno acessibilidade a cidadania e ao letramento
digital.
De acordo com Buzato, define como letramentos digitais:
Letramentos digitais (LDs) são conjuntos de letramentos
(práticas sociais) que se apoiam, entrelaçam, e apropriam mútua e continuamente
por meio de dispositivos digitais para finalidades específicas, tanto em
contextos socioculturais geograficamente e temporalmente limitados, quanto
naqueles construídos pela interação mediada eletronicamente. (BUZATO, 2006. p.
7)
Assim,
frente a essa nova realidade presente no cotidiano do docente e discente, é
significativo conhecer e enfrentar os desafios relacionados aos usos reflexivos
no que concerne as práticas de leitura e escrita mediadas por aparatos
tecnológicos como o blog.
Em suma, é preciso que os usos
das ferramentas tecnológicas sejam feitos de uma forma planejada e, bem como
que dialoguem com o âmbito escolar o qual o docente e os discentes estejam
inseridos.
Referências:
BUZATO,
M. E. K. Letramentos digitais e formação de professores. São Paulo: Porta
lEducarede.2006.Disponívelem:<http://www.educarede.org.br/educa/img_conteudo/marcelobuzato.pdf>.
Acesso em: 10 de junho de2018.
BRASIL.
Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros
Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Brasília: MEC, 2003.
MARCUSCHI,
L. A.; XAVIER, A. C. Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia
digital. In: (Org.). Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção
do sentido. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004.
A utilização do blog na educação é de extrema importância, pois nele existe a interação das pessoas, contribuindo assim para a construção do conhecimento e pluralidade de saberes. Assim o blog também é uma importante ferramenta no processo de ensino e aprendizagem.
ResponderExcluirOlá Elivan!Gosto da referência sobre letramentos digitais e das conexões que você faz com sua prática cotidiana.
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