Pólos de Lavras e Varginha

Pólos de Lavras e Varginha

Menú

quarta-feira, 6 de junho de 2018

USO DO BLOG COMO FERRAMENTA

PARA AUXILIAR O ENSINO APRENDIZAGEM





  
Vivemos tempos modernos. Isso é fato inconteste. E, nos tempos atuais, não há mais espaço para pensamentos restritos com visões reduzidas dos diversos fatores que envolvem nossas vidas. Devemos sim, olhá-la de forma o quão mais holística possível. 

Em se tratando de educação, não é diferente. A modernidade também chegou a si com o advento da informática, e, com essa, os avanços simplesmente dispararam de uma forma nunca antes vista na humanidade. A educação está passando por uma revolução. Por séculos funcionou através de uma metodologia absolutamente centrada na figura física do professor mas, hoje, as escolas estão revolucionando suas metodologias didáticas e métodos de aprendizagem por meio das Tecnologias da Informação, tecnicamente conhecidas por “TI”, uma vez que são introduzidos os objetos de aprendizagem digital. 

Os Blogs são simplesmente mais uma dessas ferramentas que foram introduzidas pelas TI´s. O que os difere das tantas outras existentes são exatamente as suas peculiaridades, já que propõe um método dialógico, reflexivo e bastante participativo. Essas são suas vantagens !     Eles têm a capacidade de fazer com que a hierarquização seja quebrada e  todos possam participar ativamente como atores de todo esse processo. Desta forma todos os alunos podem ser incluídos nesse aprendizado, também participando e interagindo com os professores e entre si da mesma maneira. 

Diante disso, tal ferramenta, o blog, acaba por envolver os estudantes em torno de um aprender mais interativo, de uma forma que lhes agrada bastante, tornando todo o processo muito mais “palatável” com o uso do ambiente virtual, o que torna seu aprendizado muito mais real, através de uma construção do saber de forma mais coletiva. 

Em meu entendimento, diante de alguma experiência que já possuo com o uso da informática como meio de aprendizagem, uma forma inicial básica, porém bastante prática de uso do blog como ferramenta didática coletiva e participativa, seria o professor regente de uma determinada sala de aula, criar um blog de tal turma, postando ali conteúdos das matérias estudadas, e, diante da leitura de cada post, os alunos aprenderiam com este, e, por tabela, compartilhariam e discutiriam entre si tal conteúdo dentro do espaço apropriado para os comentários e interações dentro de cada uma das postagens. 

Saliento que essa seria somente uma forma inicial, e, diga-se de passagem, bastante primitiva e rudimentar, de utilização de um blog como ferramenta didático pedagógica em sala de aula. Outras formas mais elaboradas poderão ser implementadas à medida que tal uso já esteja incutido no dia a dia estudantil, e, portanto, seja mais amplamente utilizado pelos alunos. A internet está recheada de ótimas sugestões. Basta, portanto, saber “garimpá-las”. 

Todos precisam ser iniciados no uso das tecnologias, e, em se tratando de inclusão digital, interatividade e conhecimento na web, os blogs são os mais populares e uma ótima ferramenta para tal. 

Diante de tudo isso, fica assinalado de forma bastante contundente que essas novas tecnologias propiciadas pelas TI´s trouxeram consigo grande evolução e têm propiciado enorme revolução na educação. Sem dúvida vieram pra ficar. Não se pode “remar contra a maré”. Se estamos num curso de Uso Educacional da Internet, isso já é um bom sinal de que nós, professores e pessoas ligadas à educação de forma em geral, estamos no caminho certo. É pra frente que se anda!!!




Referências:
Acesso em 05/06/2018

Acesso em 05/06/2018

Acesso em 05/06/2018

Ilustração:
acessado em 05/06/2018

4 comentários:

  1. Sabias palavras amigo Samir.Com toda essa mudança o professor deixou de ser o centro do processo ensinoaprendizagem para ser o direcionador dos conteúdos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, querida Dayane! Realmente penso assim e fico feliz por você compactuar comigo.
      De fato, o professor nos dias atuais tem sido mais alguém que direciona todo o processo de ensino e aprendizagem mas, ele não é mais o "deus detentor de todo o saber" e sim um partícipe do processo.

      Abraços...

      Excluir
  2. Muito bom Samir, o professor hoje em dia é sim o direcionado do conteúdo proposto, fazendo o aluno a buscar mais informações sobre a matéria usando os recursos tecnológicos que temos hoje a disposição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, amigo Oswaldo !
      Obrigado por concordar comigo. Realmente, penso que nós, professores, atingimos um papel de mediadores dentro de sala de aula e aos alunos, cabe o pale de buscarem conteúdos de forma maias autônoma justamente através de nossa mediação e instigação.
      Abraços...

      Excluir