Pólos de Lavras e Varginha

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segunda-feira, 11 de junho de 2018


REFLEXÃO SOBRE A FORMA ESCRITA UTILIZADA PELOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II (anos finais) EM BLOGS


Moisés Pereira

Antes de iniciar esta reflexão, faço uma observação: ao invés de utilizar a forma aprendizagem da língua culta utilizo-me da expressão aprendizado da língua normativa pelos alunos. Essa observação subentende que, embora a normatização linguística ocorra dentro de uma estrutura de classes sociais (dominantes e dominados), a manifestação social da linguagem se dá dentro de uma dialética onde dominantes e dominados seguem ou não essa normatização no seu dia a dia. Isso demonstra que o domínio da linguagem normativa pode ou não observado ou ser corretamente utilizado pelas diferentes classes sociais.        
Quanto ao uso da linguagem utilizada nos blogs, pelos alunos, faz-se necessário entender que cada espaço na internet possui características próprias de comunicação onde surgem variados tipos de textos que exigem novos gêneros textuais (UCHOA, p.4, 2015). 
Os gêneros textuais já existentes, tais como os diferentes tipos de textos, poema, propaganda, romance, entre outros, são apropriados e recriados de acordo com a dinâmica da linguagem em sua manifestação histórica e pelo próprio desenvolvimento das tecnologias digitais (UCHOA, p. 5, 2015).
Para Tapscott (1999), citado por Xavier (2005), essa dinâmica da linguagem, principalmente no ambiente digital, faz que os seus usuários estabeleçam diferentes tipos de comportamento tais como o imediatismo interacional, a tolerância ao diferente e a autonomia na aprendizagem (TAPSCOTT, 1999, apud XAVIER, 2005, apud UCHÔA, p. 6, 2015).
É referente a esse comportamento que se pode notar os desafios para o ensino/aprendizagem da língua normativa. O uso irrefletido do imediatismo interacional e a tolerância ao diferente pode levar o aluno a não dominar o uso normativo da língua, ainda que haja comunicação real pela característica da própria linguagem no ambiente virtual.
Os blogs ou outros suportes de comunicação digital podem ou não auxiliar na aprendizagem da língua, haja vista que a regra normativa é algo imposto sobre as pessoas, e não uma manifestação natural da linguagem em seu processo comunicativo. Essa dificuldade de domínio da norma culta pode ser observada em sala de aula onde, apesar de inúmeros alunos terem acesso à internet, uma parcela significativa apresenta erros ortográficos, falta de coesão verbo-nominal e dificuldade de interpretação.
Faz-se necessário conscientizar o aluno que diferentes ambientes comunicacionais e/ou de trabalho exigem diferentes tipos e domínios de linguagem, tais como as diferentes situações do dia a dia, como por exemplo ida à praia, igreja ou casamento, onde se utiliza diferentes tipos de roupas.
Para que se desenvolva a autonomia do aluno no processo de ensino/aprendizagem, esse deve saber o que, porquê, como e para que aprender. Se o mesmo não for orientado e/ou rebelar-se ao aprendizado normativo da língua poderá ter dificuldades na comunicação ou em áreas de trabalho onde se exija o domínio normativo da língua.
Finalizando, pela própria dinâmica da linguagem e o seu desenvolvimento no processo histórico, não se deve criticar a manifestação informal, e até “transgressora” no ambiente virtual por não seguir, por vezes, a norma oficial. Ao lado dessa, vê-se uma norma informal que atende ao seu objetivo comunicacional nas relações sociais. O que se deve evitar, em prejuízo do próprio usuário, é utilizar-se de uma comunicação informal em lugares onde se exija o uso da língua normativa (p.ex: provas, concursos, documentos oficiais, diálogos e correspondências profissionais entre outros).

Autor: Moisés Pereira, aluno de pós-graduação em Uso Educacional da Internet pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), polo Varginha, sala 3. Disciplina: Uso Educacional da Blogosfera. Professor Formador: Ramon Gomes Costa. Tutora a Distância: Katiane Ribeiro Souza.


REFERÊNCIAS

TAPSCOTT, D. Geração Digital. São Paulo: Macron Books, 1999.

UCHÔA, K. C. A. Uso Educacional da Blogosfera: Guia de Estudos. 1.ed. Lavras: UFLA, 2015. 86p.

XAVIER, A. C. Reflexões em Torno da Escrita nos Novos Gêneros Digitais da Internet. Investigações: linguística e teoria literária, v. 8, n. 2, p. 1–13, 2005.


3 comentários:

  1. Moses Adam, muito interessante seu artigo! É bem verdade que a norma informal atenda seu objetivo de comunicação e que o importante é saber quando e como usar cada uma delas.

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. Achei muito interessante aproveitar essa atividade para expressar melhor a ideia trabalhada no forúm no qual debatemos sobre esse tema. Apesar de ter algumas restrições quanto ao uso indiscriminado da “linguagem virtual”, reconheço que o problema não está no uso dela, mas sim na falta de domínio da linguagem formal. Parabéns pelo texto.

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