Texto de Kelly Torres - Polo Lavras - Sala 1 - Tutora: Isabel Dornellas
O uso de metodologias ativas de ensino tem sido bastante discutido em instituições de ensino privadas e públicas.
O uso de metodologias ativas de ensino tem sido bastante discutido em instituições de ensino privadas e públicas.
Nesse sentido, o uso do blog como metodologia ativa,
justifica uma pesquisa mais aprofundada objetivando um maior entendimento sobre
a eficiência da sua aplicabilidade.
Considerando essas informações, o objetivo geral
desse texto é analisar o uso do Blog como metodologia ativa de ensino.
Destaca-se que, o ano de 2018, segue a tendência
dos anos anteriores nessa década, onde tornou-se uma necessidade os professores
buscarem novas ferramentas e novas metodologias de ensino que incentivem os
estudantes a se tornarem protagonistas no processo de ensino e aprendizagem, favorecendo
a motivação e promovendo a autonomia destes. Deve-se considerar importante, as atitudes
que oportunizem a escuta aos estudantes, valorizando suas opiniões, exercitando
a empatia, respondendo aos questionamentos e encorajando-os e tudo isso, num
ambiente favorável à aprendizagem (BERBEL, 2011).
Uchôa (2015, pg. 17), destaca que
para o
desenvolvimento de um blog, deve-se atentar para o fato de que os textos são publicados
em blocos (posts) de conteúdos que são organizados, cronologicamente, pela data
e/ou hora de publicação. A estrutura natural de um blog segue uma linha
cronológica ascendente, sendo, primeiramente, apresentadas as mensagens mais
recentes. Nos posts ou blocos de textos, é possível publicar textos em várias
linguagens digitais, como: vídeos, imagens, áudios, slides , entre outros, além
de poder incluir muitos links para fontes que complementam ou contraponham o
conteúdo do post . O termo post ou artigo deve ser compreendido como quaisquer
conteúdos independente de formato (textual, vídeo, áudio, hipertexto) publicado
na internet.
Ao considerar o Blog como
metodologia ativa, pode-se incentivar os estudantes a desenvolverem um espaço relacionado
à determinada disciplina, onde possam ser postados textos, frutos de pesquisas
relacionadas aos conteúdos que serão discutidos
em sala de aula, já que o objetivo das metodologias é também que os estudantes
pesquisem, desenvolvam conceitos e possam ter o momento presencial mais com um
debate ou espaço de dúvidas.
Trabalhar as metodologias ativas de
ensino, exige uma maior capacitação dos professores e entendimento dos seus
objetivos.
E você, considera que o Blog pode representar
uma metodologia ativa?
REFERENCIAS
BERBEL,
Neusi. As metodologia as ativas e a promoção da autonomia dos estudantes. Seminário:
Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v.
32, n. 1, p. 25-40. 2011
Uchôa, Kátia C. Amaral Uso Educacional da Blogosfera: Guia
de Estudos. 1.ed. - - Lavras: UFLA, 2015.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAcredito que uma das maiores vantagens do blog é a diversidade de ferramentas adicionais. O feed, por exemplo, é uma ferramenta que permite o aluno “assinar” o blog, assim como numa assinatura de revista ou jornal. O aluno recebe por e mail alguns assuntos que são de seu interesse postadas no blog. Assim se tornando uma ferramenta que é muito boa para o auxílio do ensino/aprendizagem
ResponderExcluirExcelente ferramenta do processo de ensino aprendizagem.
ResponderExcluirCreio que ele possa configurar como metodologia ativa sim,pois através dessa ferramenta o professor, pode disponibilizar aos estudantes antecipadamente o conteúdo a ser trabalhado em sala. Logo, se caracterizando como sala de aula invertida.
ResponderExcluir