
Com
a difusão da internet e a presença das tecnologias digitais cada vez maior no
cotidiano, muitos professores estão adaptando e inserindo tais recursos às práticas
pedagógicas com intuito de potencializar o processo de ensino aprendizagem do
aluno. Dentre os inúmeros recursos disponíveis, o blog, tem sido uma das ferramentas utilizadas para
auxiliar neste processo, pois através
dele é possível estimular a participação dos alunos, fomentar a discussão e
ampliação de conteúdos e/ou assuntos polêmicos, proporciona a aprendizagem
colaborativa, proporciona a interação entre alunos e professores, podendo este
ser utilizado para uma disciplina específica ou interação interdisciplinar.
A
fim de se ter êxito desta ferramenta como recurso pedagógico é importante que o
professor planeje e estruture a ação a ser desenvolvida, levando em consideração
o perfil da turma, o conteúdo a ser trabalhado, disponibilidade de recursos,
entre outros; e esgote as possibilidades de uso do mesmo.
Embora com tantos aspectos positivos e frente as outras redes sociais como o facebook, é fundamental que blog seja atrativo utilize
os diversos recursos disponíveis (imagens, vídeos, tags, por exemplo); se faça
presente e assuma o papel de mediado ao fomentar discussões, caso contrário o
blog pode ser uma ferramenta que caia em desuso.
Referências:
http://revistas.ufac.br/revista/index.php/anthesis/article/view/504
http://faccrei.edu.br/gc/anexos/diartigos69.pdf
Isabela dos SAntos São Leão
Polo Lavras
Tutora: Isabel Dornelas
Isabela dos SAntos São Leão
Polo Lavras
Tutora: Isabel Dornelas
Bom trabalho Isabela! Obrigada pela participação!
ResponderExcluir