Usar
a internet em sala de aula é um grande desafio, independente da ferramenta que
o professor escolha inserir em seu trabalho. Seja para o uso das redes sociais
ou do blog, há uma série de medidas e cuidados que precisam ser tomados antes
das atividades serem colocadas em prática.
Para
executar qualquer atividade, é preciso que o professor se planeje. No caso da
internet, o profissional deverá apresentar pelo menos um nível intermediário na
ferramenta que escolheu utilizar, pois caso ocorra algum problema ou surja
alguma dúvida por parte dos alunos, ele deverá estar apto para solucionar. No caso dos blogs especificamente, o professor
precisa escolher a plataforma que deseja usar e a forma de trabalho: os alunos
poderão contribuir com as postagens? De que forma se darão essas contribuições?
Os alunos terão espaço além do campo dos comentários? É preciso ter em mente
que os blogs não são todos iguais, e que não existe uma única fórmula para a
utilização da ferramenta. Gomes (2005) apresenta o que, para ele, são os quatro
tipos de blogs educacionais hoje: “um portfólio digital; um espaço de
intercâmbio e colaboração; um espaço de debate – role playing; um espaço de
integração.” Entretanto, um blog não precisa apresentar características de
apenas uma dessas modalidades. É possível que o blog disponibilize um espaço
para que os alunos se expressem e debatam, e ao mesmo tempo conter um espaço
para a divulgação de atividades feitas por alunos.
Para
que a experiência seja bem sucedida, é recomendado que haja cautela por parte
do professor. Assim como qualquer atividade que excede os limites da sala de
aula, é preciso que o professor oriente bem seus alunos sobre a maneira mais
segura de realiza-la. Assuntos como segurança através de senhas e plágio devem
ser trabalhados antes, para que não haja nenhum problema depois. O professor,
enquanto maior autoridade dentro da sala de aula, precisa atuar como um
orientador/moderador. Ele deverá orientar seus alunos sobre a melhor maneira de
fazer uso da ferramenta, e moderar postagens e comentários para que o ambiente
esteja sempre propício para a aprendizagem.
Os
desafios para a utilização dos blogs em sala de aula são muitos, cabe ao
professor se orientar e aprender sobre as melhores maneiras de inserir essa
ferramenta no seu cotidiano escolar. É necessário muito estudo e atenção, mas
os resultados chegam rápido e de forma muito proveitosa. Os debates e a
colaboração entre os alunos tendem a ser a chave para que o interesse nas aulas
cresça e, dessa forma, o aprendizado seja satisfatório.
Referências bibliográficas:
FRANCO, Maria de Fátima. Blog Educacional: ambiente de interação e escrita colaborativa. Xvi Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - Sbie, Juiz de Fora, p.309-319, 2005. Disponível em: <http://br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/416/402>. Acesso em: 10 jun. 2018.
GOMES, Maria João. Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica. Vii Simpósio Internacional de Informática Educativa – Siie05, Leiria, p.311-315, nov. 2005. Disponível em: <https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/4499/1/Blogs-final.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2018.
Como citado por você Raissa, a utilização do recurso deve ser pautada no planejamento!
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