Pólos de Lavras e Varginha

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domingo, 10 de junho de 2018

Uso dos blogs em sala de aula


Usar a internet em sala de aula é um grande desafio, independente da ferramenta que o professor escolha inserir em seu trabalho. Seja para o uso das redes sociais ou do blog, há uma série de medidas e cuidados que precisam ser tomados antes das atividades serem colocadas em prática.

Para executar qualquer atividade, é preciso que o professor se planeje. No caso da internet, o profissional deverá apresentar pelo menos um nível intermediário na ferramenta que escolheu utilizar, pois caso ocorra algum problema ou surja alguma dúvida por parte dos alunos, ele deverá estar apto para solucionar.  No caso dos blogs especificamente, o professor precisa escolher a plataforma que deseja usar e a forma de trabalho: os alunos poderão contribuir com as postagens? De que forma se darão essas contribuições? Os alunos terão espaço além do campo dos comentários? É preciso ter em mente que os blogs não são todos iguais, e que não existe uma única fórmula para a utilização da ferramenta. Gomes (2005) apresenta o que, para ele, são os quatro tipos de blogs educacionais hoje: “um portfólio digital;ƒ um espaço de intercâmbio e colaboração;ƒ um espaço de debate – role playing; um espaço de integração.” Entretanto, um blog não precisa apresentar características de apenas uma dessas modalidades. É possível que o blog disponibilize um espaço para que os alunos se expressem e debatam, e ao mesmo tempo conter um espaço para a divulgação de atividades feitas por alunos.

Para que a experiência seja bem sucedida, é recomendado que haja cautela por parte do professor. Assim como qualquer atividade que excede os limites da sala de aula, é preciso que o professor oriente bem seus alunos sobre a maneira mais segura de realiza-la. Assuntos como segurança através de senhas e plágio devem ser trabalhados antes, para que não haja nenhum problema depois. O professor, enquanto maior autoridade dentro da sala de aula, precisa atuar como um orientador/moderador. Ele deverá orientar seus alunos sobre a melhor maneira de fazer uso da ferramenta, e moderar postagens e comentários para que o ambiente esteja sempre propício para a aprendizagem.

Os desafios para a utilização dos blogs em sala de aula são muitos, cabe ao professor se orientar e aprender sobre as melhores maneiras de inserir essa ferramenta no seu cotidiano escolar. É necessário muito estudo e atenção, mas os resultados chegam rápido e de forma muito proveitosa. Os debates e a colaboração entre os alunos tendem a ser a chave para que o interesse nas aulas cresça e, dessa forma, o aprendizado seja satisfatório.

Referências bibliográficas:

FRANCO, Maria de Fátima. Blog Educacional: ambiente de interação e escrita colaborativa. Xvi Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - Sbie, Juiz de Fora,  p.309-319, 2005. Disponível em: <http://br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/416/402>. Acesso em: 10 jun. 2018.

GOMES, Maria João. Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica. Vii Simpósio Internacional de Informática Educativa – Siie05, Leiria, p.311-315, nov. 2005. Disponível em: <https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/4499/1/Blogs-final.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2018.

Um comentário:

  1. Como citado por você Raissa, a utilização do recurso deve ser pautada no planejamento!

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