Pólos de Lavras e Varginha

Pólos de Lavras e Varginha

Menú

quarta-feira, 13 de junho de 2018

Blog, ferramenta complementar de ensino-aprendizagem




Atualmente o processo de ensino-aprendizagem nas escolas estão em desacordo com a atualidade. Enquanto os alunos acessam RSVs, fazem serviço de banco sem sair de casa, filmam, fotografam, leem livros, jogam, utilizando aplicativos no dispositivo, o nosso ensino, ainda, está voltado para ações do passado. Tudo isso deixa transparecer, uma educação totalmente à margem da sociedade: é como se todos os segmentos da sociedade evoluíssem, e a educação tivesse parado no tempo. Então é necessário, que o ensino-aprendizagem faça parte dessa mudança que a sociedade está vivenciando.

E para que as novas tecnologias da informação e comunicação sejam implementadas no espaço educativo, é preciso que toda comunidade escolar: família, professores, equipes pedagógica e administrativa, façam parte dessa rede, para elaborar propostas pedagógicas que incluam novas tecnologias na sala de aula. Para Castells (1999) a escola deve superar os paradigmas transmissivos e propor estratégias pedagógicas voltadas para a construção de conhecimento e na coautoria.

Então, para que isso se torne realidade, primeiramente é necessário estudo contínuo dos profissionais da educação e o envolvimento da família nas estratégias planejadas pela escola. E ainda, quando se usa novas tecnologias na prática educativa, não se deve ter o intuito de tornar a escola moderna ou como símbolo de inovação (UCHÔA, 2015), mas, principalmente, como um espaço interativo, onde os projetos pedagógicos acontecem em consonância com atividades que envolvem tecnologia. Citando um exemplo o uso do blog como ferramenta de construção do conhecimento é de grande valor.

O blog educativo tem uma diversidade de função que contribui para construção da aprendizagem do aluno. A começar pelas postagens que incluem diversas áreas do conhecimento: a equipe responsável posta assuntos estudados no dia-a-dia na sala de aula. Então o aluno como leitor, lê  e comenta, formula a argumentação para complementar a abordagem da postagem, concordar ou até mesmo descordar.

Ademais ele pode participar do gênero digital como autor da postagem, elaborando assuntos debatidos na sala de aula, quando o educando se torna emissor, ele forma uma competência na escrita, na argumentação, estendendo o vínculo com a pesquisa. Afinal, para elaborar as postagens, o estudante deve rever o assunto estudado, compreender para depois argumentar através da escrita.

Enfim, essa ferramenta pedagógica, blog, pode contribuir muito como estratégia complementar no ensino aprendizagem, tornando  alunos e professores parceiros da aprendizagem. Além disso, esse recurso possibilita a autonomia do conhecer através de estudos, pesquisa, troca de ideias, envolvimento entre toda comunidade escolar.

Rosângela Adriana do Amaral Memento- Polo:Lavras-Sala: 02
Marcadores:ensino a distância,blog,aprendizagem e construção,tutora Sônia Mara


Referências

UCHÔA, K. C. A. Uso Educacional da Blogosfera: Guia de Estudos. 1.ed. Lavras: UFLA, 2015.





Nenhum comentário:

Postar um comentário