A
internet atualmente é o maior veículo de divulgação de informações, e o que me
chama atenção é a pequena proporção profissionais que fazem um bom uso desta
ferramenta, pois muitos limitam-se em ter um perfil e participar das redes sociais
apenas.
Todas as
ferramentas da internet usadas sem objetivo acabam ficando sem sentido e acabam
por compor a vasta quantidade de informações inúteis disponíveis, e isso é
muito comum entre os blogs. Percebo que não adianta ter uma página esteticamente
atrativa que não tem uma regra de atualizações, da mesma maneira que não
adianta ter tais regras e não ter conhecimento sobre as metas e otimização de
conteúdo, para que as visitas não sejam simplesmente uma mera passagem, e isso é
importante para o campo educacional.
A web 3.0
facilitou-nos gerenciar conteúdos sem que, para isso, houvesse a necessidade de
sermos profissionais da área de TI. Uchôa (2015, pg. 35) destaca que “a ferramenta de criação e
manutenção de blogs pode ser manipulada com relativa facilidade”, contudo também
há a opção de solicitar a ajuda de um profissional para fazer este trabalho, se
necessário, e dependendo de sua finalidade, essa é uma opção a ser considerada.
O professor pode avaliar essas possibilidade pois, enquanto profissional,
poderá utilizar tanto os blogs para trabalhar com seus alunos, interagir com
eles, utilizando as tecnologias de comunicação e informação a seu favor, quanto
poderá aproveitar de tais atividades para montar um portfólio e divulgar o seu
trabalho e suas competências, dependendo de suas expectativas.
Após a criação da página, é essencial saber como de
fato apresenta-la na internet. Não basta apenas criar conteúdos, mas para que eles
tenham o alcance desejado é importante concentrar-se em: manter conteúdos de qualidade, além de um
design agradável na página, em se tratando de mídias, selecionar sempre que
possível as com uma boa definição, e assim não correr o risco de aparentar ser
um amador, ir direto ao ponto, pois a média de tempo para conquistar o
visitante sempre é curto e, além de tudo isso, é importante disponibilizar uma
breve biografia e uma agenda de publicações, para que o visitante possa saber
quando voltar a visitar o site.
Uchôa, Kátia C. Amaral, Uso
Educacional da Blogosfera: Guia de Estudos. 1.ed. - Lavras: UFLA, 2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário