Edublog
De acordo
com Vygotsky a interação da criança com o seu meio é requisito indispensável
para que a aprendizagem aconteça, ele destaca que "[...] o aprendizado
desperta vários processos internos de desenvolvimento, que são capazes de
operar somente quando a criança interage com as pessoas em seu ambiente e
quando em cooperação com seus companheiros. Uma vez internalizados esses
processos torna-se parte das aquisições do desenvolvimento independente das
crianças." (Vygotsky, 1984, p.101).
O blog é uma forma de interação do
usuário com o meio uma vez que se define BOEIRA, como sendo a palavra blog uma abreviação de
weblog - web (tecido, teia, também usada para designar o ambiente de internet)
e log (diário de bordo, registro). É um diário online que permite que os
usuários registrem diversos conteúdos que ficam disponíveis em ordem
cronológica, com a vantagem de que possibilita um espaço para comentários dos
leitores.
Um edublog, blog educativo ou blog
educacional é um blog sobre assuntos gerais ou assuntos específicos
relacionados à educação. Edublogs são desenvolvidos para apoio ao estudante e
professor no processo de aprendizagem, facilitando a reflexão, questionando por
si e dos outros, a colaboração e por proporcionar contextos para engajar-se no
pensamento lógico. Edublogs proliferaram porque a arquitetura dos blogs se
tornou mais simplificada, permitindo que professores percebessem o potencial
educacional dos blogs como um recurso online complementar às suas aulas
presenciais . O uso de blogs tornou-se
popular nas instituições de ensino, como escolas públicas, faculdades e
universidades . Os blogs podem ser ferramentas úteis para compartilhar
informações e dicas entre colegas de trabalho, fornecendo informações para os
alunos, ou manter em contato com os pais. Exemplos comuns incluem blogs
escritos por alunos e/ou professores, blogs mantidos com a finalidade de
aprimorar os conteúdos em sala de aula, ou blogs escritos sobre a política
educacional da instituição de ensino.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Disponível em https://www.conhecimentogeral.inf.br/blogeducativo/
Acesso em 10 de junho de 2018 as 18h.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente o
desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 1984, p.101.
BOEIRA, Adriana Ferreira . Blogs na Educação: Blogando algumas
possibilidades pedagógicas. 2007.
Muito interessante só para completar: É inegável que as tecnologias invadiram o espaço social de tal forma, que hoje torna-se difícil pensar um contexto em que as TIC’ s (Tecnologias de Informação e Comunicação) não estejam inseridas.
ResponderExcluirAs ferramentas virtuais contribuíram para a sociabilidade, constituindo-se de um canal importante para troca de informações entre familiares e amigos, no contexto do trabalho colaborativo, contribuindo para o contato entre colegas e equipes, e também na área acadêmica e cientifica, já que facilita o contato com pessoas reconhecidas em sua área de ação.
olá Adriana! Eu gosto muito de todas as abordagens que Vygotsky faz em relação à área da educação.
ResponderExcluirA nível educativo, os estudantes e professores de hoje em dia se beneficiam e muito do acesso a todo o tipo de recursos educativos gratuitos; blogs de educação, pois existe uma infinidade de conteúdos para ensinar e aprender.
ResponderExcluir