Pólos de Lavras e Varginha

Pólos de Lavras e Varginha

Menú

domingo, 10 de junho de 2018

Edublog


Edublog



De acordo com Vygotsky a interação da criança com o seu meio é requisito indispensável para que a aprendizagem aconteça, ele destaca que "[...] o aprendizado desperta vários processos internos de desenvolvimento, que são capazes de operar somente quando a criança interage com as pessoas em seu ambiente e quando em cooperação com seus companheiros. Uma vez internalizados esses processos torna-se parte das aquisições do desenvolvimento independente das crianças." (Vygotsky, 1984, p.101).

O blog é uma forma de interação do usuário com o meio uma vez que se define  BOEIRA,  como sendo a palavra blog uma abreviação de weblog - web (tecido, teia, também usada para designar o ambiente de internet) e log (diário de bordo, registro). É um diário online que permite que os usuários registrem diversos conteúdos que ficam disponíveis em ordem cronológica, com a vantagem de que possibilita um espaço para comentários dos leitores.  

Um edublog, blog educativo ou blog educacional é um blog sobre assuntos gerais ou assuntos específicos relacionados à educação. Edublogs são desenvolvidos para apoio ao estudante e professor no processo de aprendizagem, facilitando a reflexão, questionando por si e dos outros, a colaboração e por proporcionar contextos para engajar-se no pensamento lógico. Edublogs proliferaram porque a arquitetura dos blogs se tornou mais simplificada, permitindo que professores percebessem o potencial educacional dos blogs como um recurso online complementar às suas aulas presenciais .  O uso de blogs tornou-se popular nas instituições de ensino, como escolas públicas, faculdades e universidades .             Os blogs podem ser ferramentas úteis para compartilhar informações e dicas entre colegas de trabalho, fornecendo informações para os alunos, ou manter em contato com os pais. Exemplos comuns incluem blogs escritos por alunos e/ou professores, blogs mantidos com a finalidade de aprimorar os conteúdos em sala de aula, ou blogs escritos sobre a política educacional da instituição de ensino.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Disponível em  https://www.conhecimentogeral.inf.br/blogeducativo/ Acesso em 10 de junho de 2018 as 18h.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 1984, p.101.

BOEIRA, Adriana Ferreira . Blogs na Educação: Blogando algumas possibilidades pedagógicas. 2007.

3 comentários:

  1. Muito interessante só para completar: É inegável que as tecnologias invadiram o espaço social de tal forma, que hoje torna-se difícil pensar um contexto em que as TIC’ s (Tecnologias de Informação e Comunicação) não estejam inseridas.
    As ferramentas virtuais contribuíram para a sociabilidade, constituindo-se de um canal importante para troca de informações entre familiares e amigos, no contexto do trabalho colaborativo, contribuindo para o contato entre colegas e equipes, e também na área acadêmica e cientifica, já que facilita o contato com pessoas reconhecidas em sua área de ação.

    ResponderExcluir
  2. olá Adriana! Eu gosto muito de todas as abordagens que Vygotsky faz em relação à área da educação.

    ResponderExcluir
  3. A nível educativo, os estudantes e professores de hoje em dia se beneficiam e muito do acesso a todo o tipo de recursos educativos gratuitos; blogs de educação, pois existe uma infinidade de conteúdos para ensinar e aprender.

    ResponderExcluir