Pólos de Lavras e Varginha

Pólos de Lavras e Varginha

Menú

quarta-feira, 6 de junho de 2018

TICs na Educação

      O uso das mídias digitais como instrumentos auxiliares tem-se tornado, na contemporaneidade, oportunidades para que docentes e alunos utilizem-se de seus recursos em benefício da educação e do aprendizado qualitativo, além de tentar amenizar a adversidade e a distância que alguns docentes insistem em manter dos aparelhos eletroeletrônicos, considerando-os um empecilho ao aprendizado.
Sabe-se que os alunos já usam a tecnologia diariamente e de forma desordenada, ou seja, sem ser voltada para o ensino e a aprendizagem.
      Percebe-se, com isso, que eles dominam a linguagem tecnológica e usam celulares em sala de aula, assim como dominam o uso de computadores e da internet, entre outros meios. Nesse sentido, entende-se que eles estão preparados para atuarem num contexto educacional e informatizado, e o que falta é uma orientação voltada para aprendizagem.
      Em razão disso, é preciso criar um elo entre três elementos participantes do atual contexto educacional: professores, alunos e tecnologia. Destaca-se, entre esses elementos, a tecnologia, que ainda pode ser vista como obstáculo situado entre professores e alunos ou ainda pode ser considerada uma “concorrente desleal” que afronta o professor e tende a substituir, sem escrúpulos, a função do docente.
      Percebe-se, nesse contexto, a necessidade de os docentes utilizarem as ‘novas tecnologias’ com o objetivo de tornar suas aulas mais atrativas, buscando prender a atenção dos educandos e amenizar as dificuldades que possam surgir na ministração dos conteúdos das diversas áreas do conhecimento.

2 comentários:

  1. Olá Enio, gosto dessa proposta "é preciso criar um elo entre três elementos participantes do atual contexto educacional: professores, alunos e tecnologia." Significa mediar as ações entre essas esferas a fim de fomentar uso eficaz e coerente dos recursos disponíveis!

    ResponderExcluir
  2. Olá Enio, você citou um importante ponto "usam a tecnologia diariamente e de forma desordenada", o ponto a ser trabalhado na educação não é o uso da tecnologia pois isto os alunos o fazem muito bem, mas sim a finalidade e extrair deste uso desordenado um objetivo e resultados concretos e isto que devemos considerar e mediar!

    ResponderExcluir