O uso das mídias digitais como instrumentos auxiliares tem-se tornado, na contemporaneidade, oportunidades para que docentes e alunos utilizem-se de seus recursos em benefício da educação e do aprendizado qualitativo, além de tentar amenizar a adversidade e a distância que alguns docentes insistem em manter dos aparelhos eletroeletrônicos, considerando-os um empecilho ao aprendizado.
Sabe-se que os alunos já usam a tecnologia diariamente e de forma desordenada, ou seja, sem ser voltada para o ensino e a aprendizagem.
Percebe-se, com isso, que eles dominam a linguagem tecnológica e usam celulares em sala de aula, assim como dominam o uso de computadores e da internet, entre outros meios. Nesse sentido, entende-se que eles estão preparados para atuarem num contexto educacional e informatizado, e o que falta é uma orientação voltada para aprendizagem.
Em razão disso, é preciso criar um elo entre três elementos participantes do atual contexto educacional: professores, alunos e tecnologia. Destaca-se, entre esses elementos, a tecnologia, que ainda pode ser vista como obstáculo situado entre professores e alunos ou ainda pode ser considerada uma “concorrente desleal” que afronta o professor e tende a substituir, sem escrúpulos, a função do docente.
Percebe-se, nesse contexto, a necessidade de os docentes utilizarem as ‘novas tecnologias’ com o objetivo de tornar suas aulas mais atrativas, buscando prender a atenção dos educandos e amenizar as dificuldades que possam surgir na ministração dos conteúdos das diversas áreas do conhecimento.
Olá Enio, gosto dessa proposta "é preciso criar um elo entre três elementos participantes do atual contexto educacional: professores, alunos e tecnologia." Significa mediar as ações entre essas esferas a fim de fomentar uso eficaz e coerente dos recursos disponíveis!
ResponderExcluirOlá Enio, você citou um importante ponto "usam a tecnologia diariamente e de forma desordenada", o ponto a ser trabalhado na educação não é o uso da tecnologia pois isto os alunos o fazem muito bem, mas sim a finalidade e extrair deste uso desordenado um objetivo e resultados concretos e isto que devemos considerar e mediar!
ResponderExcluir