Pólos de Lavras e Varginha

Pólos de Lavras e Varginha

Menú

terça-feira, 5 de junho de 2018

Débora Cazelato de Souza - Polo Varginha, sala 3. Tutora katiane Ribeiro Souza


É bastante árdua a tarefa de escrever um pequeno artigo aos colegas desse curso, afinal são professores, estudantes e interessados no mundo digital e que já possuem (pelo que se observa nas tarefas das mais diversas disciplinas do AVA) certa experiência e domínio do ciberespaço. Acredito que a maioria de nós nasceu antes do boom do mundo digital e, por esse motivo, possuímos algumas dificuldades de inserção desse cenário em nossa prática docente.
De maneira geral, acredito que o uso do blog é apenas mais uma ferramenta que pode ser usada pelo professor, escola ou aluno. Ele apresenta uma interface mais amigável, que possibilita que os alunos sejam produtores de seu próprio conhecimento, faz com que exercitem a escrita (seja ela formal ou informal) e apresentam maior interesse na realização de atividades nesse ambiente, justamente por estarem mais familiarizados. Segundo (UCHÔA, 2015, p. 29) “no momento atual, os professores podem aproveitar as habilidades tecnológicas que possuem os alunos, a fim de promover modificações na sua prática pedagógica, que, realmente, possam desenvolver diversas competências cognitivas com os estudantes.”
Além disso, o blog é bastante conhecido pelo seu caráter de “diário”. Ali os alunos poderão de forma mais livre, expor seus sentimentos e percepções acerca de um determinado tema. Embora já saibamos que há inúmeros blogs com diferentes características, acredito que um blog grupal seja o mais ideal para auxiliar o ensino e aprendizagem do contexto escolar, assim haverá espaço para que alunos se expressem, assim como professores. É evidente que a inserção do blog no contexto escolar deve, em princípio, ser mediada pelo docente a fim de alcançar os objetivos inicialmente propostos.   
A tarefa é árdua, mas é justamente por isso que estamos aqui! Voilà! ☺☺

UCHÔA, Kátia C. Amaral. Uso Educacional da Blogosfera: Guia de Estudos. 1.ed. Lavras: UFLA, 2015.

Imagem: Disponível em: http://a1064a1045.blogspot.com/2012/11/nativos-digitais-versus-imigrantes.html Acesso em: 06 de jun. 2018

2 comentários:

  1. Adorei seu texto e pelo que li não foi árduo escrevê-lo, ao contrário, lê-lo me deu grande prazer e conformou para mim quão simples é a escrita para quem sabe fazê-la. Escreva num blog, faça-o para que eu tenha o prazer de visitá-lo e conhecê-la ainda mais.

    ResponderExcluir
  2. Edelaine. Agradeço demais pelo comentário, mas você sabe o quão corrida anda a vida por aqui, né? Eu tenho bastante dificuldade de escrever (nem sei o que é pontuação. risos!).
    Mas no futuro, quem sabe eu não me aventure pela blogosfera?
    Um beijão

    ResponderExcluir