Com os aparatos
tecnológicos tornou-se imprescindível a utilização de mídias nos planos de aula
do professor. Dentre todas as possibilidades que a internet
oferece temos o blog. A palavra weblog é composta por Web cujo significado é página na internet, e log que significa diário
de bordo. Originalmente criado como espécie de diário de maneira
digital, o mesmo inicialmente era usado para que os usuários contassem suas
rotinas e sentimentos, depois com sua expansão foram surgindo blogs voltados
para debater e/ou expor temas educacionais, culinários, literários etc.
No contexto educacional o blog pode constituir
uma ponte entre o professor e aluno, e aluno e toda a turma. O mesmo possui
enorme potencial pedagógico, pois é simples, de fácil acesso e possui longo
alcance. Promove debate, é um espaço para divulgar conhecimentos e permite a
troca de informações através de comentários.
Hoje em dia, a maioria dos alunos devem saber e ter visto um blog, mas serão poucos os alunos
que tem contato com a ferramenta, isso se deve a rapidez com que as tecnologias e consequentemente as mídias
sociais vão transformando e atualizando.
O facebook e o instagram tomaram a
popularidade do então blog. Esses meios de interação fazem parte da rotina dos
alunos e pouco se diferem dos blogs, uma vez que o facebook pode ser considerado
uma evolução do blog. Mesmo com poucas páginas ativas o blog ainda é uma opção
para o professor usar como metodologia em suas aulas. O importante nessa
situação é usar o blog como meio de induzir a construção do conhecimento e não
como objeto para diversificar a aula, ou para falar que usa as TICs em seu
planejamento.
O Blog é um canal que coloca à prova o domínio conceitual sobre os temas publicados nele, para quem escreve se torna indispensável a atualização constante para o embasamento nos materiais que serão disponibilizados.
ResponderExcluirO blog realmente pode ser uma ponte entre o professores e alunos, mas os professores devem estar atentos as atividades propostas.
ResponderExcluir