Pólos de Lavras e Varginha

Pólos de Lavras e Varginha

Menú

domingo, 10 de junho de 2018

Tecnologias Digitais e Educação


Texto de Tiago Sérgio de Carvalho -  Sala 4 - Tutora: Enne

Com o surgimento da sociedade da informação, as transformações no mundo passaram a exigir das instituições de ensino que elas reconheçam a necessidade de reestruturação, não no aspecto físico, mas na prática, a qual deve abordar conteúdos mais significativos e atuais, e a nossa responsabilidade enquanto professor ciente de que “ensinar não é transmitir conhecimento”, possamos trabalhar de forma a despertar as potencialidades de cada educando, e contribuir para a melhoria da educação no Brasil.
Os avanços tecnológicos estão sendo utilizados praticamente por todos os ramos do conhecimento. As descobertas são extremamente rápidas e estão a nossa disposição com uma velocidade nunca antes imaginada. A Internet, os canais de televisão a cabo e aberta, os recursos de multimídia estão presentes e disponíveis na sociedade. Estamos sempre a um passo de qualquer novidade. Em contrapartida, a realidade mundial faz com que nossos alunos estejam cada vez mais informados, atualizados, e participantes deste mundo globalizado (KALINKE, 1999, p.15).
Com os novos desafios advindos dessa sociedade, cabe a instituição escolar criar condições que inovem, e desafie os educando, desta forma a utilização e o estudo de ferramentas que possibilitem o ensino nas diversas áreas através do uso da tecnologia permitirá a inserção do aluno na sociedade da informação, além de permitir ao mesmo o gosto pelo conhecimento e despertá-lo para essa nova realidade, onde o ensino, possa promover o interesse e contar com novas ferramentas e possibilidades na descoberta do conhecimento, por meio da tecnologia.
Assim a utilização de ferramentas como o blog para auxiliar o ensino aprendizagem é uma oportunidade impar na construção e no desenvolvimento de conhecimentos e na formação dos educandos, outro ponto positivo é que o blog oferece oportunidades de aplicações diversas nas práticas docentes, e aplicá-las efetivamente, bem como outras práticas que envolvam as tecnologias digitais, possibilitará a construção de uma nova realidade na educação brasileira.

KALINKE, Marco Aurélio.  Para não ser um professor do século passado. Curitiba: Gráfica Expoente, 1999.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 9.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006.

Um comentário:

  1. Gostei muito de seu artigo achei muito interessante. eu sou totalmente a favor das tecnologias em salas de aula principalmente o uso de blogs.

    ResponderExcluir