Texto
de Tiago Sérgio de Carvalho - Sala 4 -
Tutora: Enne
Com
o surgimento da sociedade da informação, as transformações no mundo passaram a
exigir das instituições de ensino que elas reconheçam a necessidade de
reestruturação, não no aspecto físico, mas na prática, a qual deve abordar
conteúdos mais significativos e atuais, e a nossa responsabilidade enquanto
professor ciente de que “ensinar não é transmitir conhecimento”, possamos
trabalhar de forma a despertar as potencialidades de cada educando, e
contribuir para a melhoria da educação no Brasil.
Os
avanços tecnológicos estão sendo utilizados praticamente por todos os ramos do
conhecimento. As descobertas são extremamente rápidas e estão a nossa
disposição com uma velocidade nunca antes imaginada. A Internet, os canais de
televisão a cabo e aberta, os recursos de multimídia estão presentes e
disponíveis na sociedade. Estamos sempre a um passo de qualquer novidade. Em
contrapartida, a realidade mundial faz com que nossos alunos estejam cada vez
mais informados, atualizados, e participantes deste mundo globalizado (KALINKE,
1999, p.15).
Com
os novos desafios advindos dessa sociedade, cabe a instituição escolar criar
condições que inovem, e desafie os educando, desta forma a utilização e o
estudo de ferramentas que possibilitem o ensino nas diversas áreas através do
uso da tecnologia permitirá a inserção do aluno na sociedade da informação,
além de permitir ao mesmo o gosto pelo conhecimento e despertá-lo para essa
nova realidade, onde o ensino, possa promover o interesse e contar com novas
ferramentas e possibilidades na descoberta do conhecimento, por meio da
tecnologia.
Assim
a utilização de ferramentas como o blog para auxiliar o ensino aprendizagem é
uma oportunidade impar na construção e no desenvolvimento de conhecimentos e na
formação dos educandos, outro ponto positivo é que o blog oferece oportunidades
de aplicações diversas nas práticas docentes, e aplicá-las efetivamente, bem
como outras práticas que envolvam as tecnologias digitais, possibilitará a
construção de uma nova realidade na educação brasileira.
KALINKE,
Marco Aurélio. Para não ser um professor do século passado. Curitiba: Gráfica
Expoente, 1999.
CASTELLS,
Manuel. A sociedade em rede.
9.ed.
São Paulo:
Paz e
Terra, 2006.
Gostei muito de seu artigo achei muito interessante. eu sou totalmente a favor das tecnologias em salas de aula principalmente o uso de blogs.
ResponderExcluir