Pólos de Lavras e Varginha

Pólos de Lavras e Varginha

Menú

domingo, 10 de junho de 2018

USO DE BLOGS NO ENSINO

A evolução das tecnologias, vivenciada ao final do último século, contribuiu para formação de uma rede de informação e comunicação tão abrangente que não se limita à vida das empresas, estando presente no cotidiano das pessoas, na prática profissional em geral e também na prática educacional (Ponte, 2000; Coelho e Haguenauer, 2004). Segundo Strümer (2011, p. 3-12), “essa evolução nas áreas das TICs e também da robótica geraram uma nova demanda de ser humano, com formação mais planetária, capaz de romper as barreiras do espaço”.
A escola torna-se então um pilar fundamental na inserção destas tecnologias sendo, além de uma ferramenta capaz de construir uma sociedade mais dinâmica e atenta aos novos recursos, capaz de utilizá-las no processo de aprendizagem.
Moran (2007) enfatiza o uso do blog educacional afirmando que “quando focamos mais a aprendizagem dos alunos do que o ensino, a publicação da produção deles se torna fundamental”. Desta forma, essa ferramenta pode constituir-se num recurso de apoio à aprendizagem por ser um espaço de criação coletiva, que aproxima professores e alunos,descobrindo e explorando a principal de suas características, a interatividade, que pode levar à formação de redes colaborativas de aprendizagem, sem contar que, com o uso das TICs (Tecnologia da informação e Comunicação) , a escola cumpre o seu papel de preparar o aluno para os desafios impostos pela sociedade, não na intenção da continuidade, mas da transformação da realidade que ora se apresenta.




SEABRA, Carlos. Tecnologias na escola. Como explorar o potencial das tecnologias de informação e comunicação na aprendizagem. Porto Alegre: Telos Empreendimentos Culturais (2010). Disponível em: < https://www.institutoclaro.org.br/banco_arquivos/Cartilha.pdf> acesso em 03 de setembro de 16.
PONTE, João Pedro. TIC na educação. Revista iberoamericana de educação, n. 24. Setembro-Dezembro, 2000. Disponível em < http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/22876/000646510.pdf> acesso em 26 de agosto de 2016.

Um comentário:

  1. Há muitas possibilidades de explorar as tecnologias digitais... estamos fazendo uma, certo?

    ResponderExcluir