O blog é uma ferramenta
disponibilizada na web, na grande maioria das vezes de modo gratuito. Em html
se popularizou, era muito comum as pessoas terem um blog. Ele era muito
utilizado como diário eletrônico. Era a evolução do diário de papel que os
adolescentes sempre cultivaram. Recordo-me que na época o que era priorizado
era o texto. Você tinha alguma coisa para dizer que era compartilhado na
rede. E durante um tempo essa foi a
tônica dos blogs.
Com
o avanço da tecnologia e das linguagens para internet, o blog ele se modificou
muito. Vários serviços foram incorporados. O blog ganhou uma aparência de um “quase
site”. Dependendo do serviço que se utiliza os templates (modelos para a
criação) que são disponibilizados remetem a uma web page. E é possível agregar
com muita facilidade vídeos, fotos, links e tudo mais que a web disponibilizar.
Como
professor, instigo os alunos a utilizarem essa ferramenta. Acho que é um espaço
fantástico de construção coletivo do conhecimento. E, em certa media, a
barreira invisível que existe em sala de aula de desfaz. É uma possiblidade
nova para o professor que requer planejamento, criatividade, continuidade. O
blog pode ser utilizado para disponibilização de material complementar à sala
de aula. Essa é apenas umas das grandes possibilidades. Não é a única! Aliás,
utilizar o site como repositório de material não é interessante: não se cria
interação – cria-se apenas um arquivo.
Par
que o blog seja de fato eficiente e eficaz no processo, o professor deve criar
uma interação direta com os alunos. Isso pode acontecer através de perguntas
que tentam repercutir o conteúdo da sala de aula. E estar sempre presente no
espaço virtual, comentando e respondendo aos alunos.
Como
professor, já passei por essas fazes: já utilizei o blog como arquivo para os
alunos; já criei projetos para acontecerem em ambientes virtuais, etc... O que
eu penso ser um gargalo nesse processo é a inadequação da proposta virtual nos
conteúdos curriculares. O currículo escolar não permite a adição de muita
coisa. Como leciono em escola particular há uma obrigatoriedade de se cumprir
com o conteúdo. Exigência que já não acontece na escola pública. Todo “adereço”
que se cria, exige uma “ginástica” grande do professor para depois se adequar.
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