Pólos de Lavras e Varginha

Pólos de Lavras e Varginha

Menú

domingo, 10 de junho de 2018

O uso de blogs educacionais.


Thiago Henrique da Silva, Polo Lavras - Sala 1


Se analisarmos todo desenvolvimento cultural e tecnológico que nossa sociedade vem passando, a escola é uma das poucas instituições que praticamente não acompanhou essas mudanças. Os blogs estão se tornando uma ferramenta capaz e quebrar esse contratempo. Os blogs educativos ou blogues educativos ou edublogues são publicações, quase sempre ordenadas cronologicamente, que levam vantagem sobre as home page pela facilidade de criação, manutenção e publicação, já que atualmente não é necessário nenhum conhecimento em programação para criá-los e atualizá-los (SÁEZ VACAS, 2011).
            Um blog e um usuário, pode-se dizer, segundo Silva (2008), que há interatividade. O blog não se define como emissão, pelo menos na acepção clássica desse termo. Ele é ambiente de interpenetração, de atuação, intervenção nos acontecimentos, fusão, conexionismo na base do hipertextual. A mensagem no contexto da interatividade não se reduz à emissão.
Em suma a utilização do blog seria um  complemento do conteúdo da disciplina pois se mostra bastante válida, os alunos se interessam não só pelo conteúdo do blog, como também pelo seu desenvolvimento, pois essa ferramenta é muito mais atrativa para eles devido à sua vivencia nessa era digital.

Referencias

SÁEZ VACAS, F. La blogosfera: um vigoroso subespaço de comunicação em Internet. In: Revista Telos, Blogs na Educação. Uso dos blogs na perspectiva construtivista. No 65 – Espanha, Out./Dez. 2005, páginas 86-93.

SILVA, G. M. da. A Informática aplicada na educação: o uso do computador como ferramenta aliada ao software educativo no auxílio ao ensino e aprendizagem. 2008. Disponível em . Acesso em: 12/02/2011.

Um comentário: