Thiago Henrique da Silva, Polo Lavras -
Sala 1
Se analisarmos todo desenvolvimento cultural e
tecnológico que nossa sociedade vem passando, a escola é uma das poucas
instituições que praticamente não acompanhou essas mudanças. Os blogs
estão se tornando uma ferramenta capaz e quebrar esse contratempo. Os
blogs educativos ou blogues educativos ou edublogues são publicações, quase
sempre ordenadas cronologicamente, que levam vantagem sobre as home page pela
facilidade de criação, manutenção e publicação, já que atualmente não é
necessário nenhum conhecimento em programação para criá-los e atualizá-los
(SÁEZ VACAS, 2011).
Um blog e um usuário,
pode-se dizer, segundo Silva (2008), que há interatividade. O blog não se
define como emissão, pelo menos na acepção clássica desse termo. Ele é ambiente
de interpenetração, de atuação, intervenção nos acontecimentos, fusão,
conexionismo na base do hipertextual. A mensagem no contexto da interatividade
não se reduz à emissão.
Em suma a utilização do blog seria um
complemento do conteúdo da disciplina pois se mostra bastante válida, os
alunos se interessam não só pelo conteúdo do blog, como também pelo seu
desenvolvimento, pois essa ferramenta é muito mais atrativa para eles devido à
sua vivencia nessa era digital.
Referencias
SÁEZ VACAS, F. La blogosfera: um vigoroso subespaço de comunicação em
Internet. In: Revista Telos, Blogs na Educação. Uso dos blogs na perspectiva
construtivista. No 65 – Espanha, Out./Dez. 2005, páginas 86-93.
SILVA, G. M. da. A Informática aplicada na educação: o uso do computador
como ferramenta aliada ao software educativo no auxílio ao ensino e
aprendizagem. 2008. Disponível em . Acesso em: 12/02/2011.
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