Vivemos em uma comunidade em que a cada dia que se passa novas formas de pensar, agir, ser e falar são modificadas. Encontramos também, os avanços tecnológicos que orientam nessa mudança. A escola sendo um espaço de socialização, integração e formação do sujeito é diretamente atingida por essas mudanças. Diversas escolas, buscando se adaptar as essas transformações recorrem aos mais variados meios de comunicação para interligar conteúdo com a tecnologia. Nessa perspectiva escolas acabam criando blogs, para ampliar sua interação com o aluno e se incluir nessa comunidade tecnológica. De acordo com o guia Uso Educacional da Blogoesfera (2015) "a origem da palavra blog advém de
weblog que surge da junção da palavra Web (páginas da Internet) com a palavra
log (diário de bordo)." Ainda de acordo com o guia
A estrutura natural de um blog
segue uma linha cronológica ascendente, sendo, primeiramente, apresentadas as
mensagens mais recentes. Nos posts ou blocos de textos, é possível publicar textos
em várias linguagens digitais, como: vídeos, imagens, áudios, slides, entre outros,
além de poder incluir muitos links para fontes que complementam ou contraponham
o conteúdo do post.
Sendo assim, o blog é uma ferramenta que possui estrutura e mecanismo que vem de encontro com os objetivos da educação, uma plataforma onde a escola pode se interagir com seus alunos e sua comunidade de maneira ampla. O professor, que recorre a essa ferramenta pode estimular a participação de seus alunos através de postagem de fotos, artigos, conteúdos, vídeos e músicas. Construindo uma aula mais participativa e democrática, a criação do blog não se limita apenas um conteúdo, ele pode ser criado buscando atingir diversas áreas do conhecimentos e os alunos, por estarem conectados com esse mundo tecnológico, possui o conhecimento necessário pra utilizar e participar nessa ferramenta.
Mayra Ribeiro - Uso Educacional da Internet - Sala 4 - tutora Enne,
Mayra Ribeiro - Uso Educacional da Internet - Sala 4 - tutora Enne,
Os Blogs ão totalmente abertos para consulta on-line, ficam disponíveis em ferramentas de busca na Internet e normalmente contam com uma seção onde os visitantes podem deixar seus comentários. Eles são bastante intuitivos, podendo assim facilitar na confecção e no acesso ao conteúdo.
ResponderExcluirCom todas a informações disponíveis na internet os alunos também podem ser bons participantes para construir um blog em conjunto com seu professor.
ResponderExcluir