Hoje, vivemos em uma sociedade onde
a informação e o conhecimento circulam de forma muito rápida e com baixo custo,
influenciando valores políticos, religiosos, antropológicos, sociais e
econômicos. Com o mundo cada vez mais globalizado, as tecnologias se tornaram
fundamentais no cotidiano das pessoas, sendo criados ambientes de interação de
curtas ou longas distâncias, envolvendo finalidades profissionais, educacionais
e relacionais em geral.
Na educação a utilização das
Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC´s) no processo de
ensino-aprendizagem tem possibilitado um enriquecimento continuo dos saberes,
visto que a divisão tradicional do ensino em períodos distintos da vida não
atende às exigências individuais e sociais atuais, possibilitando o surgimento
de diversas ferramentas que utilizam a internet como local de aprendizagem e
troca de experiências. Muitos são os recursos que a internet disponibiliza.
Entretanto, destacarei um deles, que tem crescido de modo exponencial nos
últimos anos, o blog.
O blog é um recurso da Web que pode
ser criado por uma ou mais pessoas de forma gratuita, onde os conteúdos são
organizados cronologicamente e podem ser disponibilizados em várias linguagens
digitais que proporcionam a interação entre autor(es) e leitores. Há vários
tipos de blogs, que são criados de acordo com diversas temáticas e propósitos.
Por serem espaços interativos, é
possível utilizar o blog como um auxilio pedagógico, devido a facilidade de
publicação e o grande atrativo que essas páginas exercem sobre os jovens. Os
blogs podem ser multidisciplinares e usados em inúmeros contextos acadêmicos,
pois possibilita a produção de textos, análises e opiniões sobre atualidades,
publicações de fotos e vídeos, além de favorecer a imaginação e facilitar a
socialização através dos comentários que poderão ser postados permitindo ao aluno
manifestar suas ideias sem restrições e propicia a interação direta com os
outros colegas e o professor.
Apesar do uso do blog no contexto
escolar trazer vários pontos positivos, temos que ficar atento as desvantagens
que ele pode trazer, dependendo da sua utilização. O usuário pode assumir
diferentes identidades (substituição do nome real por nickname); a invasão da
privacidade, pois o uso em massa da internet alterou o modo como a encaremos; o
imediatismo ou busca de informação fácil sem buscar outras fontes, além da
internet; a superficidade, buscando apenas o tópico de interesse imediato; a
dependência; o isolamento e sobrecarga cognitiva. Sendo assim, é fundamental
que escola e professor orientem seus alunos sobre esses riscos e suas
consequências.
O uso do blog na educação amplia o
olhar do educador sobre as possibilidades pedagógicas e contribui para o processo
de ensino-aprendizagem fazendo com que a tecnologia seja uma forte aliada para
o aprendizado. No entanto, é importante esclarecer que a inserção do blog no
ato educativo não deve ter a intenção de transpor a sala de aula para os meios
digitais, mas sim pensado e direcionado como uma ferramenta auxiliar.
DOS SANTOS, Ademir José
et al.. O blog como recurso pedagógico no processo de ensino e aprendizagem.
Revista Lugares de Educação, v. 4, n. 8, p. 92-109, 2014. Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rle/article/view/18314/pdf.
GASPAR, Maria da
Glória; SANTOS, Maria da Glória. O blog como ferramenta auxiliar na
aprendizagem colaborativa. Separata de: Ticeduca. Lisboa: Universidade de
Lisboa, n 2, nov/dez 2012, pp. 1-18.
MORAN, José Manuel,
MASETTO, Marcos T., BEHRENS, Marilda A. Novas tecnologias e mediação
pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000. 133p.
UCHÔA, Kátia
C. Amaral. Uso Educacional da Blogosfera: Guia de Estudos. 1.ed. - - Lavras:
UFLA, 2015
Mônica,achei relevante sua fala sobre as desvantagens do uso dos blogs na educação.Principalmente substituição do nome real,temos que nos atentar ainda mais quantos as desvantagens ,e nos precaver quando decidirmos uasr o blog em sala de aula.
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