Cuidados
necessários para uso do blog como recurso pedagógico
Gabriela Beatriz da Silva
Polo Varginha – Sala
4 – Tutora Enne Gomes
Perante as tecnologias e as gerações de nativos
digitais, os professores tem buscado novas formas de ensinar, apoiando-se nos
recursos digitais disponíveis, para favorecer o conhecimento e tornar as aulas
mais atrativas e eficazes. Entretanto, professores imigrantes digitais,
esbarram em algumas dificuldades perante as inovações tecnologias. Segundo
Karnal (2016):
“A metáfora usada por Umberto Eco descreve as
duas atitudes básicas diante da tecnologia. Uma refere-se aos apocalípticos,
aqueles que lamentam o surgimento dos novos recursos e anunciam um declínio
profundo e um fim próximo. Outra atitude está nos integrados, os que utilizam,
aproveitam e vivem, com prazer a tecnologia. (...) Professores mais velhos
apresentam mais dificuldades com certos recursos modernos e os mais jovens
costuma ser mais integrados.” (KARNAL, 2016, p.92)
Na busca por integração a esses recursos
digitais, esta o uso pedagógico do blog, que pode servir para interação e participação
efetivas dos alunos. Entretanto, essa ferramenta requer alguns cuidados prévios
para sua utilização, como preocupação com o formato e layout, atualização de
conteúdo constante, sempre responder aos alunos, mediar as discussões, estabelecimento
de suas intenções com o uso do blog e a conscientização dos alunos sobre sua
proposta para que o uso do blog apoie o processo de ensino e aprendizagem.
KARNAL,
Leandro. Conversas com um jovem
professor. São Paulo: Editora Contexto, 2016.
UCHÔA, Kátia
C. Amaral. Uso Educacional da
Blogosfera: Guia de Estudos. 1.ed. . Lavras: UFLA, 2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário