Pólos de Lavras e Varginha

Pólos de Lavras e Varginha

Menú

domingo, 10 de junho de 2018


Cuidados necessários para uso do blog como recurso pedagógico

Gabriela Beatriz da Silva 
Polo Varginha – Sala 4 – Tutora Enne Gomes

Perante as tecnologias e as gerações de nativos digitais, os professores tem buscado novas formas de ensinar, apoiando-se nos recursos digitais disponíveis, para favorecer o conhecimento e tornar as aulas mais atrativas e eficazes. Entretanto, professores imigrantes digitais, esbarram em algumas dificuldades perante as inovações tecnologias. Segundo Karnal (2016):

“A metáfora usada por Umberto Eco descreve as duas atitudes básicas diante da tecnologia. Uma refere-se aos apocalípticos, aqueles que lamentam o surgimento dos novos recursos e anunciam um declínio profundo e um fim próximo. Outra atitude está nos integrados, os que utilizam, aproveitam e vivem, com prazer a tecnologia. (...) Professores mais velhos apresentam mais dificuldades com certos recursos modernos e os mais jovens costuma ser mais integrados.” (KARNAL, 2016, p.92)

Na busca por integração a esses recursos digitais, esta o uso pedagógico do blog, que pode servir para interação e participação efetivas dos alunos. Entretanto, essa ferramenta requer alguns cuidados prévios para sua utilização, como preocupação com o formato e layout, atualização de conteúdo constante, sempre responder aos alunos, mediar as discussões, estabelecimento de suas intenções com o uso do blog e a conscientização dos alunos sobre sua proposta para que o uso do blog apoie o processo de ensino e aprendizagem.

KARNAL, Leandro. Conversas com um jovem professor. São Paulo: Editora Contexto, 2016.
UCHÔA, Kátia C. Amaral. Uso Educacional da Blogosfera: Guia de Estudos. 1.ed. . Lavras: UFLA, 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário