Venho com este título porque vejo que muitos jovens ainda não utilizaram desta ferramenta.
Infelizmente, nossa sociedade atual, exige tudo muito rápido e mais dinâmico, porém, algum tempo atrás, a dinâmica procurada pelas pessoas para se expressar e colocarem suas opiniões para serem lidas eram feitas pelo blog.
Se buscarmos na internet blogs voltados para área educacional, veremos a dificuldade que será de se encontrar um bom blog com conteúdo inteligente.
Mas seria possível colocar esta ferramenta no uso pedagógico?
Bom, como já sabemos, nossa sociedade se acostumou com ferramentas e aplicativos onde a informação, a simplicidade e o poder de execução de determinada resposta ou atividade é muito maior.
Porém, penso que ainda é possível utilizar o blog como um tipo de ferramenta de ensino.
Vejam que ele pode ser usado por um professor de línguas, para postagens de textos dos alunos, assim, o professor conseguiria avaliar este aluno, e em contrapartida, o aluno faria parte de uma publicação em um blog usando as normas da escrita.
É claro, que cada matéria tem suas especificidades, porém é preciso que o professor consiga guiar os alunos no uso do blog e adaptar sua atividade para esta ferramenta assim como as outras.
Contudo, não podemos esquecer da resistência que alguns destes usuários teriam em usar o blog, justamente, por existirem outros tipos de ferramentas que permitem um retorno bem mais rápido e prático da atividade.
Assim, é preciso fazer uma reeducação tecnológica com estes usuários, para que possam vislumbrar a real vantagem do uso da ferramenta blog.
Oi Webert, você conseguiu atrair minha atenção com o nome do seu artigo, parabéns seu objetivo foi alcançado!!!Acredito que a maioria dos blogs pedagógicos que ainda possuem muitos acessos são aqueles que oferecem atividades e planos de aula prontos, e que consequentemente responde ao imediatismo dos usuários.
ResponderExcluirWebert,
ResponderExcluirSeu texto ficou muito bom!
E também acredito que muitas pessoas, não somente jovens ainda não façam o uso dos blogs, em virtude do imediatismo que elas buscam, e optam por outras ferramentas tecnológicas. Todavia, os blogs são muito interessantes para a escola, e também para outros fins, os quais já discutimos no campus virtual.
Oi, Webert!
ResponderExcluirMuito interessante seu texto! Acredito, também, que a queda no uso dos blogs seja em razão das ferramentas mais dinâmicas que temos disponíveis hoje em dia. As pessoas buscam o imediatismo, coisas prontas e, assim como a Marina citou acima, os blogs que ainda resistem são os que oferecem materiais prontos.