O uso das novas
tecnologias digitais, como os blogs, para tornar o ensino/aprendizagem mais
significativo tem sido o desafio de vários professores na educação. Hoje, já
não é necessário ter acesso a uma biblioteca para responder aos porquês das
coisas. Os alunos descobrem muito por si sós e na relação com seu ambiente
social e tecnológico. Para os alunos do século passado, as pesquisas eram
feitas em enciclopédias, dicionários, livros e revistas. O professor era o
mentor do saber absoluto. No momento atual a internet tem se misturado com a
vida das novas gerações de alunos e isso possibilitou mais autonomia para
muitos desses alunos conectados com as novas tecnologias de ensino. Nesse
momento é que o professor se faz necessário, como intermediário de informações,
o mestre que compartilha recursos para colocar, junto com cada aluno, cada
coisa no seu lugar. Havendo uma relação de troca de conhecimento e informação onde
professor/aluno aprendem e reaprendem todos os dias.
Pode ser um desafio
para o professor de hoje experimentar a sensação de não precisar deter todo o
conhecimento do mundo. Se tornando nos dias atuais o mediador do sentido das
coisas, é valioso o ato de aprender, conectar e integrar juntamente aquilo que
o aluno já sabe com a descoberta de novas aprendizagens.
Entre as iniciativas do
professor mediador, está o uso de blogs como ferramenta para auxiliar o ensino
aprendizagem para promover discussões, tirar dúvidas , sugerir leituras e
compartilhar materiais (vídeos, imagens, áudios, slides...) além de poder
incluir muitos links para fontes que complementam ou contraponham o conteúdo do
post, de forma que as reflexões, opiniões que são postadas contenha o
aprofundamento necessário para a aprendizagem. Na sala de aula, o convite ao
aprendizado passa a se inspirar nas preferências dos blogs dos alunos. O blog
que o aluno já acessou em casa, no celular...está também na aula/escola, onde
funciona como instrumento de aprendizado e disparador de atividades com fins
pedagógicos. A preparação das aulas com blogs não é uma tarefa das mais fáceis,
pois requer uma extensa pesquisa de materiais e o desenvolvimento de uma lógica
interna para cada atividade, pois há o risco de o uso recorrente ou sem
objetivo especifico levar a banalização do recurso didático. É necessário
variar métodos, materiais e abordagens para garantir o dinamismo nas aulas com
uso de blogs.
Janaina da Fonseca,
Polo Lavras - Sala 2
Referências:
BERNADETE A.
GATTI .O trabalho Docente – Avaliação, valorização, controvérsias, 256 págs., Ed Autores Associados –
Fundação Carlos Chagas.
CAROLYN EDWARDS, LELLA GANDINI E
GEORGE FORMAN. As Cem Linguagens da Criança:
Reggio Emilia – Vol. 1 e 2 Ed Penso.
EMILIA FERREIRO. Alfabetização
em Processo 136 págs., Ed Cortez.
Boa noite Janaína, concordo com você no que se refere à utilização dos blogs em sala de aula. Requer sim, mais dedicação dos professores na preparação das aulas.
ResponderExcluirBoa noite, Janaína
ResponderExcluirMuito bom o texto onde fala de nossos desafios ao trabalhar com as novas tecnologias em sala de aula, devido as dificuldade de as escolas terem internet e muitas vezes o professor não estar preparado.
Bom dia Janaina, também acredito que as novas tecnologias digitais tornam o ensino-aprendizagem mais significativo.
ResponderExcluirA utilização do blog na educação é de extrema importância, pois nele existe a interação das pessoas, contribuindo assim para a construção do conhecimento e pluralidade de saberes. Assim o blog também é uma importante ferramenta no processo de ensino e aprendizagem.
ResponderExcluirOlá Janaína,
ResponderExcluirGostei muito do seu texto.
Concordo quando diz que o professor deve atuar como intermediário de informações, o mestre que compartilha recursos para transformar, junto com cada aluno, as informações em conhecimento.
karla Emanuella Veloso Pinto
Polo Lavras - Sala 2
Marcadores: Blog, ensino a distância, ensino aprendizagem, Tutora Sônia Mara