A palavra blog vem da abreviação de weblog. É
um diário online que permite que os usuários registrem diversos conteúdos que
ficam disponíveis em ordem cronológica, com a vantagem de que possibilita um
espaço para comentários dos leitores. O Blog é provavelmente a ferramenta mais
conhecida e utilizada em contexto educativo. Mesmo sendo uma ferramenta onde se
encontra em decadência, em relação aos Facebook, Twiter, vem crescendo nas
diversas áreas, principalmente na área educacional.
A escola, principalmente as que possuem acesso
à internet, não podem fazer de conta que os blogs não existem. Mas mais do
incluir a utilização dos blogs na educação, é necessário refletir sobre as suas
possibilidades pedagógicas.
É um importante instrumento de comunicação,
interação e compartilhamento de idéias, informações e conhecimentos de forma
colaborativa, e por estas características, torna-se uma importante ferramenta
que pode ser explorada potencialmente na área educacional. Acredita-se que, ao
considerar o blog como ambiente virtual de aprendizagem, a aprendizagem neste
ambiente não pode ser passiva. Os alunos não devem ser apenas responsáveis pela
sua conexão, mas também devem contribuir com o processo de aprendizagem, pois
aprender é um processo ativo, do qual tanto professor quanto aluno devem
participar.
Acredita-se que este é um grande desafio. O
desafio de explorar as infinitas informações disponíveis na web e
transformá-las em conhecimento. Para que isso aconteça, sabe-se que apenas ter
acesso à informação não garante conhecimento. É necessário agir cognitivamente
sobre as informações que tenho acesso: Qual foi o meu entendimento? As
informações que estão disponíveis são verdadeiras? Qual é o meu posicionamento
crítico sobre o assunto? De que forma vou comunicar as minhas conclusões?
A cada dia surgem novas formas de explorar seus
recursos e potencialidades. Para isso, é preciso que professores/educadores propõem
atividades e estratégias diferenciadas ao utilizar blogs, estimulando assim a
criatividade, comprometimento para explorar os recurso disponíveis e
potencialidades no processo educativo.
REFERENCIA:
BOEIRA,
A.F. Blogs na Educação: Blogando algumas possibilidades pedagógicas. Revista
Tecnologia da Educação. a. 2008. tecedu.pro.br.
(Hanna Magalhaes – UEI –
Sala 1 – Polo Lavras – Tutora: Isabel Dornellas)
Acredito, assim como você evidenciou em sua postagem que realmente estamos diante de um grande desafio, pois vivemos no mundo da dinamicidade, e temos a nosso alcance muitas informações.Entretanto, temos de refletir quanto professores como iremos disponibilizá-las em detrimento do conhecimento.
ResponderExcluirOlá Hanna, que legal o termo Blogando... quantas são as possibilidades! Parabéns!
ResponderExcluir