Com
o processo de democratização da educação básica ampliou-se a diversidade de
alunos nos espaços escolares formais, transformando a prática pedagógica do
professor, aquela única prática que atendia a “todos os alunos”, insuficiente
para atender à demanda atual de diferentes processos de aprendizagem. Não que
anteriormente à democratização da escolarização havia uma homogeneização da
aprendizagem, mas a diversidade hoje tem maior impacto do que antes, que era
totalmente velada.
Com
as diferenças no processo de aprendizagem, passou a ser demandado dos docentes
processos de ensinagem (ensino) também diversos que abarquem essa gama de
alunos. O blog, como recurso educacional, pode facilitar e efetivar o trabalho
docente ao possibilitar diferentes maneiras de tratar um mesmo conteúdo. Por
exemplo: ao trabalhar com gêneros textuais, o professor pode fazer uso de um
blog compartilhando a diversidade de gêneros em diferentes formas - em pequenos
textos, imagens, vídeos, histórias, estudos de casos, jogos, dentre outras.
O
blog pode contribuir com o processo de ensinagem ao “expandir” a sala de aula
que, muitas vezes, é um espaço limitado em tempo, acompanhando melhor a
compreensão dos alunos sobre determinados conteúdos discutidos. Contribui
também ao oferecer uma forma prazerosa de se estudar.
Em
resumo, o blog, se bem elaborado e executado pode auxiliar os docentes de
várias áreas e níveis de ensino a desenvolverem seus processos de ensinagem na
perspectiva de efetivar a aprendizagem e o desenvolvimento de todos os alunos.
O professor pode acompanhar melhor o processo de aprendizagem de um aluno por
meio de uma postagem no blog, por exemplo, com posteriores feedbacks dessas postagens.
Dialogando com o seu texto Paloma, Gomes, 2005 nos diz que o Blog pode sim ser uma forma de promover a compreensão mútua e facilitar a integração dos alunos pertencentes a minorias étnicas e/ou culturais. Diferenças estas muito bem presenciadas por nós não é mesmo?!
ResponderExcluirVerdade, Juliana!! Não há possibilidade alguma de as diferenças no espaço escolar, hoje, serem ainda veladas, negadas. Elas são "gritantes"!
ExcluirAbraços
Concordo que o blog pode ser uma extensão da sala de aula quando bem elaborado e acompanhado diariamente pelo professor.
ResponderExcluirSe não houver acompanhamento não se tem um resultado satisfatório.
No seu artigo Paloma você citou os benefícios e estratégias que o corpo docente pode utilizar para transformar o blog como ferramenta educacional:
ResponderExcluirInserir ferramentas diversas para aplicar os conteúdos postados, enriquecendo os mesmo. Que a partir desta estratégia propicia o ensino aprendizado de forma agradável.
Parabèns!
Barbosa e Granado (2004, p.69) corroboram com essa afirmação dizendo
ResponderExcluirque “se há alguma área onde os weblogs podem ser utilizados como ferramenta de
comunicação e de troca de experiências com excelentes resultados, essa área é sem dúvida, a da educação”. Sou a favor dos educadores fazerem o uso do blogs em suas disciplinas desde de que haja acompanhamento e conhecimento do educador.
Barbosa e Granado (2004, p.69) corroboram com essa afirmação dizendo
ResponderExcluirque “se há alguma área onde os weblogs podem ser utilizados como ferramenta de
comunicação e de troca de experiências com excelentes resultados, essa área é sem dúvida, a da educação”. Sou a favor dos educadores fazerem o uso do blogs em suas disciplinas desde de que haja acompanhamento e conhecimento do educador.
Olá Paloma,
ResponderExcluirConcordo que o blog, como recurso educacional, pode facilitar e efetivar o trabalho docente ao possibilitar diferentes maneiras de tratar um mesmo conteúdo. Uma vez, que através dele podemos trabalhar os conteúdos com nossos alunos de forma mais dinâmica e atraente para eles, fazendo com que os mesmos sejam autores do seu próprio conhecimento, uma vez que acontecem muitas discussões, debates, etc.
O blog é um importante ferramenta de pesquisa na net, cabe ao professor selecioná-lo com seriedade.
ResponderExcluirO blog é um importante ferramenta de pesquisa na net, cabe ao professor selecioná-lo com seriedade.
ResponderExcluirO blog é um importante ferramenta de pesquisa na net, cabe ao professor selecioná-lo com seriedade.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirRealmente, os blogs tem ampliado espaços para além dos limites das salas de aula e promovendo a integração entre os participantes, possibilitando uma educação mais democrática, pois promove a comunicação, a inclusão, o trabalho colaborativo, etc.
ResponderExcluir"Só pode permanecer na frente aquele que está em constante movimento, fazendo de sua vida uma aprendizagem constante, sem se preocupar com os obstáculos superados, mas focado nos obstáculos que ainda estão por vir."
ResponderExcluirConcordo, os Blogs contribuem bastante com a interação entre aluno e professor promovendo uma grande contribuição para o conhecimento.
ResponderExcluirCreio que a utilização do blog como recurso pedagógico traz possibilidades ampliadas ao fazer pedagógico. Em uma realidade onde temos nossos alunos transitando a cada dia mais no ciberespaço, a utilização de ferramentas que se apoiem nas TIC's tendem ser de grande valia e alcance pedagógicos.
ResponderExcluir