Pólos de Lavras e Varginha

Pólos de Lavras e Varginha

Menú

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Blogs Pedagógicos no Processo De Ensinagem

Com o processo de democratização da educação básica ampliou-se a diversidade de alunos nos espaços escolares formais, transformando a prática pedagógica do professor, aquela única prática que atendia a “todos os alunos”, insuficiente para atender à demanda atual de diferentes processos de aprendizagem. Não que anteriormente à democratização da escolarização havia uma homogeneização da aprendizagem, mas a diversidade hoje tem maior impacto do que antes, que era totalmente velada.
Com as diferenças no processo de aprendizagem, passou a ser demandado dos docentes processos de ensinagem (ensino) também diversos que abarquem essa gama de alunos. O blog, como recurso educacional, pode facilitar e efetivar o trabalho docente ao possibilitar diferentes maneiras de tratar um mesmo conteúdo. Por exemplo: ao trabalhar com gêneros textuais, o professor pode fazer uso de um blog compartilhando a diversidade de gêneros em diferentes formas - em pequenos textos, imagens, vídeos, histórias, estudos de casos, jogos, dentre outras.
O blog pode contribuir com o processo de ensinagem ao “expandir” a sala de aula que, muitas vezes, é um espaço limitado em tempo, acompanhando melhor a compreensão dos alunos sobre determinados conteúdos discutidos. Contribui também ao oferecer uma forma prazerosa de se estudar.
Em resumo, o blog, se bem elaborado e executado pode auxiliar os docentes de várias áreas e níveis de ensino a desenvolverem seus processos de ensinagem na perspectiva de efetivar a aprendizagem e o desenvolvimento de todos os alunos. O professor pode acompanhar melhor o processo de aprendizagem de um aluno por meio de uma postagem no blog, por exemplo, com posteriores feedbacks dessas postagens.



16 comentários:

  1. Dialogando com o seu texto Paloma, Gomes, 2005 nos diz que o Blog pode sim ser uma forma de promover a compreensão mútua e facilitar a integração dos alunos pertencentes a minorias étnicas e/ou culturais. Diferenças estas muito bem presenciadas por nós não é mesmo?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Juliana!! Não há possibilidade alguma de as diferenças no espaço escolar, hoje, serem ainda veladas, negadas. Elas são "gritantes"!

      Abraços

      Excluir
  2. Concordo que o blog pode ser uma extensão da sala de aula quando bem elaborado e acompanhado diariamente pelo professor.
    Se não houver acompanhamento não se tem um resultado satisfatório.

    ResponderExcluir
  3. No seu artigo Paloma você citou os benefícios e estratégias que o corpo docente pode utilizar para transformar o blog como ferramenta educacional:
    Inserir ferramentas diversas para aplicar os conteúdos postados, enriquecendo os mesmo. Que a partir desta estratégia propicia o ensino aprendizado de forma agradável.
    Parabèns!

    ResponderExcluir
  4. Barbosa e Granado (2004, p.69) corroboram com essa afirmação dizendo
    que “se há alguma área onde os weblogs podem ser utilizados como ferramenta de
    comunicação e de troca de experiências com excelentes resultados, essa área é sem dúvida, a da educação”. Sou a favor dos educadores fazerem o uso do blogs em suas disciplinas desde de que haja acompanhamento e conhecimento do educador.

    ResponderExcluir
  5. Barbosa e Granado (2004, p.69) corroboram com essa afirmação dizendo
    que “se há alguma área onde os weblogs podem ser utilizados como ferramenta de
    comunicação e de troca de experiências com excelentes resultados, essa área é sem dúvida, a da educação”. Sou a favor dos educadores fazerem o uso do blogs em suas disciplinas desde de que haja acompanhamento e conhecimento do educador.

    ResponderExcluir
  6. Olá Paloma,
    Concordo que o blog, como recurso educacional, pode facilitar e efetivar o trabalho docente ao possibilitar diferentes maneiras de tratar um mesmo conteúdo. Uma vez, que através dele podemos trabalhar os conteúdos com nossos alunos de forma mais dinâmica e atraente para eles, fazendo com que os mesmos sejam autores do seu próprio conhecimento, uma vez que acontecem muitas discussões, debates, etc.

    ResponderExcluir
  7. O blog é um importante ferramenta de pesquisa na net, cabe ao professor selecioná-lo com seriedade.

    ResponderExcluir
  8. O blog é um importante ferramenta de pesquisa na net, cabe ao professor selecioná-lo com seriedade.

    ResponderExcluir
  9. O blog é um importante ferramenta de pesquisa na net, cabe ao professor selecioná-lo com seriedade.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Realmente, os blogs tem ampliado espaços para além dos limites das salas de aula e promovendo a integração entre os participantes, possibilitando uma educação mais democrática, pois promove a comunicação, a inclusão, o trabalho colaborativo, etc.

    ResponderExcluir
  13. "Só pode permanecer na frente aquele que está em constante movimento, fazendo de sua vida uma aprendizagem constante, sem se preocupar com os obstáculos superados, mas focado nos obstáculos que ainda estão por vir."

    ResponderExcluir
  14. Concordo, os Blogs contribuem bastante com a interação entre aluno e professor promovendo uma grande contribuição para o conhecimento.

    ResponderExcluir
  15. Creio que a utilização do blog como recurso pedagógico traz possibilidades ampliadas ao fazer pedagógico. Em uma realidade onde temos nossos alunos transitando a cada dia mais no ciberespaço, a utilização de ferramentas que se apoiem nas TIC's tendem ser de grande valia e alcance pedagógicos.

    ResponderExcluir