O BLOG ENQUANTO FUNÇÃO DE
ENSINO-APRENDIZAGEM
Um
dos papeis da escola é formar cidadãos, hoje, cidadãos digitais. Na atualidade,
que é o das relações e comunicações em presença digital, a
educação se transformou adequando-se às linguagens sociais contemporâneas, por
isto, a escola, que é espaço de renovação, voltou seu olhar para o momento
educacional atual e, gradativamente, está proporcionando o acesso para dentro
dos seus muros á todos por conhecimentos, acontecimentos e práticas de
ensino-aprendizagem para competências em tecnologias da informação.
Os atores sociais só têm apreensão pelos
conhecimentos quando estes se integram aos seus ambientes, suas histórias,
memórias e saberes, portanto, os conteúdos só terão significados e serão
apreendidos se eles, alunos, sentirem pertencimento pelos mesmos, e nessa
comunhão, às aprendizagens ou produção de novos conhecimentos são
contextualizados em práticas sociais. Portanto, é imprescindível que as
linguagens e aprendizagens estejam de acordo com as comunicações da geração Y,
ou seja, os saberes atuais pedem espaços de ensino, divulgação e socialização
tecnológicos. E quanto mais se adequar tudo
o que envolve as ciências da educação para dentro do ciberespaço, tanto mais
enriquecido, dinâmico, estratégico e envolvente será o processo pedagógico.
A ferramenta Blog se tornou uma das mais
interessantes e usadas dento do mundo digital. Talvez pela praticidade e
facilidade na construção e manutenção do blog, ou quem sabe, pela função
propriamente dita do seu uso. Sobre este último pensamento entendo que a
questão de colocar “para fora” nossas ideias, desejos, vontades, atitudes,
narrativas pessoais, etc., em forma de diário sempre foi muito apreciado pelos
imigrantes digitais no caderno, ou papel ou mesmo no objeto diário; na
atualidade somos os mesmos seres, mas, estando num mundo em constante evolução,
nossas escritas pessoais são marcadas no blog.
A educação voltou o olhar para a luz
deste novo movimento sócio-cultural e consolidou seus conteúdos aliando-se ao
blog como mais uma fonte de ensino-aprendizagem, e, por este movimento, converteu
para a rede de relacionamentos com a prática do blog mais uma função, qual seja,
o uso do blog como ferramenta educacional.
Com o uso do blog podemos guarda do que foi feito em sala de aula, para uma nova problematização e um (re)conhecimento do novo saber. E, ao fazer isso, também amplia a capacidade dialógica e afetiva entre os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, pois a alterações do conhecimento corresponde a uma atividade de recognição significativa.
ResponderExcluir