Pólos de Lavras e Varginha

Pólos de Lavras e Varginha

Menú

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Dicas para potencializar a utilização de blogs na sala de aula

O advento da tecnologia democratizou o acesso ao conhecimento, fazendo com que, atualmente, qualquer um que disponha das ferramentas necessárias possa, não só acessar, mas também produzir conhecimento. Os blogs são ótimas ferramentas para isso, pois podem ser desenvolvidos em plataforma gratuita pelo próprio usuário, demandando apenas tempo e disponibilidade para se comunicar e interagir sobre um assunto do seu interesse.

A utilização dos blogs em sala de aula pode ser de grande valia, na medida em que amplia o espaço de socialização dos envolvidos (alunos, professores, comunidade), favorecendo o processo de educomunicação.

No entanto, é preciso planejar com cuidado a utilização desse tipo de mídia, para que a atividade consiga interessar os envolvidos e atingir os objetivos propostos. Para tal, seguem três valiosas dicas, capazes de transformar a utilização dos blog em poderosas ferramentas pedagógicas.

1 – É preciso planejar cuidadosamente:

O planejamento deve ser bastante minucioso e rigoroso, contemplando objetivos, metas, justificativa e principalmente metodologia. O professor precisa saber exatamente qual é a motivação inicial para utilizar o blog em sua sala de aula e aonde pretende chegar com o seu trabalho. Planejar evita aquela velha situação que nos vêm à cabeça sempre que pensamos em tecnologia na escola: alguns alunos assistindo a um filme qualquer ou utilizando a sala de informática sem nenhum propósito.


2 – É preciso saber com o que se está lidando:

O formalismo é fundamental para o professor que deseja integrar a tecnologia em suas práticas pedagógicas, pois é inaceitável que ele formate um projeto em que pretende utilizar uma mídia com a qual não sabe trabalhar. Por isso, é preciso se inteirar sobre o universo dos blogs, pesquisando sobre o tema, visitando páginas, conversando com colegas que já desenvolveram algo parecido, etc. Saber trabalhar com a ferramenta ajuda a desenvolver um planejamento adequado ao objetivo e à metodologia propostos; além de possibilitar um “plano B”, caso seja necessário.


3 – É preciso obter um produto final:

Recorrer à pedagogia de projetos é uma boa alternativa para o desenvolvimento de um bom trabalho com a tecnologia. Uma de suas premissas é que todo bom projeto precisa de um bom produto final. Portanto, o trabalho com o blog deve favorecer o desenvolvimento de um resultado, algo do qual os alunos se lembrem e se orgulhem quando pensarem do trabalho realizado. Vale fazer uma ação social, promover uma leitura pública dos artigos ou até mesmo deixar o blog desenvolvido (se for o caso) para a escola. O importante é mostrar o trabalho que foi realizado, favorecendo o sentimento de orgulho de quem participou; e de admiração de quem ainda pode participar.


Por fim, vale ressaltar que é fundamental que o professor atue com mediador de todo o processo, evitando, portanto, cercear o pensamento dos alunos. É preciso saber que atualmente, os jovens deixaram de se manifestar presencialmente para descarregar tudo o que sentem por meio da Web. Cabe ao docente, então, conscientizá-los de que também existem regras para a utilização da internet, o que pode favorecer uma discussão significativa acerca de assuntos importantes e pertinentes, tais como cyberbulling, excesso de exposição e crimes cibernéticos. 

9 comentários:

  1. O bom planejamento na sala de aula pode tornar os alunos mais motivados a criação do blogs, traçando metas e objetivos. Essas novas tecnologias tem que ser adaptadas na nosso ensino.

    ResponderExcluir
  2. Planejamento, mediação e objetivo são fatores realmente essencialmente necessários para um bom desenvolvimento de um projeto de blog com os alunos, principalmente, para não haver uma fuga do contexto estudado e nem dos alunos para outros assuntos.
    Gostei do seu artigo Priscila, leitura bem agradável.

    ResponderExcluir
  3. A aula só tem bons resultados se for planejada dentro dos objetivos que queremos alcançar.

    ResponderExcluir
  4. Oi Priscila, excelente texto. O que irá diferenciar o blog utilizado como um recurso pedagógico do blog utilizado como uma estratégia pedagógica serão as atividades e estratégias propostas, e o papel assumido por nós educadores e pelos nossos alunos.

    ResponderExcluir
  5. Realmente Priscila é preciso muito planejamento e também acompanhamento das postagens, pois ocorre muito postagens indevidas em blogs algumas até geram grande repercussão negativa. O professor ao elaborar o blog deve ter em mente que não é somente criar e fazer postagens ele deve acompanhar e interagir com os alunos sempre respondendo seu questionamentos.

    ResponderExcluir
  6. Olá Priscila!
    Suas colocações são muito importantes,pois todo trabalho para que surja efeito positivo necessita de um planejamento,organização e conhecimento prévio na área.

    ResponderExcluir
  7. Ótimas dicas para o uso do blog na educação, Priscila. Parabéns!!
    Essas dicas são relevantes não só para o uso de blogs na educação, mas também para o trabalho com outros recursos educacionais, sejam relacionados às TIC's ou não.
    E o papel do professor como mediador dos processos de ensino e aprendizagem deve ser destacado a todo o momento.

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Adorei as dicas, Priscila!! Como sempre, favorecendo as nossas tarefas com bons aprendizagens.

    ResponderExcluir
  9. Ótimas dicas, o planejamento do professor atualmente deve incluir inclusive o uso das tecnologias de informação na educação, justamente para acompanhar o desenvolvimento intelectual e o efetivo aprendizado dos educandos

    ResponderExcluir