Pólos de Lavras e Varginha

Pólos de Lavras e Varginha

Menú

domingo, 24 de maio de 2015

A Utilização do Blog como Recurso Didático

A tecnologia vem contribuindo de maneira significativa na sociedade. Mesmo que ainda não seja totalmente difundida a idéia de empregá-la como uma aliada à educação, cada vez mais os recursos tecnológicos são utilizados no processo ensino-aprendizagem, tornando-se destaque no cenário educacional brasileiro e influenciando de maneira significativa o processo de aquisição e assimilação do conhecimento. Nessa visão, um blog poderá contribuir para uma aprendizagem colaborativa e diversifica numa escola. E, partindo desse princípio, a escola passa configurar um importante recurso didático que se propõe em revolucionar e democratizar o processo educacional, utilizando-se de uma metodologia diversificada e baseada na comunicação digital.                      
Em plena era digital, surge constantemente a necessidade da inserção da tecnologia na educação, possibilitando uma aprendizagem significativa e condizente com a realidade e vivência dos educandos, considerando a nova geração denominada nativos digitais.  
         A criação de um blog educacional pode ser uma ferramenta essencial para ser utilizada como um recurso didático atrativo e inovador, considerando o emprego da tecnologia aliada à educação. Desta maneira, ressaltamos a nova compreensão sobre o emprego da informática, utilizando da interatividade como meio de comunicação e socialização.
           O uso da tecnologia vem adquirindo cada vez mais relevância no cenário educacional. Nesse sentido a educação portanto, passa por sucessivas mudanças nos aspectos metodológicos e didáticos, pois o emprego da tecnologia no ensino, constitui um rico recurso didático. 

4 comentários:

  1. Bruno;
    Concordo com você que o uso do blog enquanto ferramenta educacional é uma boa opção. Porém, ao pesquisar nossas atividades percebi que muitos blogs foram criados com esta função, porém, não houve um planejamento e tão pouco objetivos específicos, por esta razão, suponho, muitos estarem desativados ou não terem alcançado o público-alvo, função principal do uso do blog, ter visitantes e colaboração participativa dos membros.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Bruno;
    Concordo com você que o uso do blog enquanto ferramenta educacional é uma boa opção. Porém, ao pesquisar nossas atividades percebi que muitos blogs foram criados com esta função, porém, não houve um planejamento e tão pouco objetivos específicos, por esta razão, suponho, muitos estarem desativados ou não terem alcançado o público-alvo, função principal do uso do blog, ter visitantes e colaboração participativa dos membros.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Bruno, o seu texto foi bem objetivo, mas contém várias questões importantes que podem favorecer uma discussão rica sobre o uso de blogs no processo de ensino. Você apontou a questão da tecnologia como uma alternativa para a promoção de atividades pedagógicas significativas, por meio de estratégias metodológicas mais dinâmicas para atender às demandas dos nativos digitais. Além disso, você evidenciou as potencialidades do blog educacional como um recurso didático atrativo e inovador, garantindo a interatividade.

    ResponderExcluir
  4. "Só pode permanecer na frente aquele que está em constante movimento, fazendo de sua vida uma aprendizagem constante, sem se preocupar com os obstáculos superados, mas focado nos obstáculos que ainda estão por vir."

    ResponderExcluir