A
educação do campo, nos dias atuais passou por uma grande mudança de paradigmas,
mas principalmente no público que a mesma recebe.
No
dia a dia pelo pátio ou até mesmo dentro das salas de aula os educandos
encontram-se com celulares, alguns deles de última geração tendo acesso a
jogos, e sites de relacionamento. No entanto, ainda existem professores que
insistem em pragmatizar a educação do campo como sendo algo que encontra-se
fora da realidade.
Exige-se
do professor acompanhar as mudanças nos mecanismos de ensino/aprendizagem. Mas,
a mudança deve ser primeiramente no dia a dia da sala de aula.
As aulas de antigamente na educação do campo
eram simplesmente quadro+ caderno+lápis+borracha= prova. Hoje em dia, algumas
escolas de Educação do Campo contam com laboratórios de informática, muitos com
acesso a internet. Aparelhos de data show, diversos livros digitais, notebooks
entre outros recursos tecnológicos que podem e devem transpor os limites da
realidade rural. Se até mesmo a estrutura da escola mudou por que o professor
não pode mudar?
Neste
ano de 2015, através da vivência, pude voltar a realidade da Educação do Campo,
vivenciada por mim na época de infância e adolescência. E mudança é drástica,
em alguns pontos até mesmo negativa, mas, em grande parte positiva. Como
docente logo que cheguei a esta até então nova realidade pude perceber a
necessidade destes educandos em romper as barreiras que ainda os prendia dentro
da mesmice da educação.
Seguindo
a proposta da escola comecei um projeto onde associaria o resgate de muitos
conceitos necessários como por exemplo: paz e direitos humanos associados a
inserção tecnológica. As aulas então planejadas dentro do conteúdo lecionado
sempre contam com a exibição de vídeos, apresentações de power pont e outras
vezes são gravações vlogs sobre determinado assunto.
No
entanto, faltava a criação de um blog para compartilhamento deste material. A
criação de um blog não é somente o designer e acabou. Neste sentido, estamos há
cerca de 1 mês organizando os materiais que serão postados. No dia a dia das
aulas que leciono com a turma, sempre escolhemos alguns textos produzidos,
algumas fotos que irão compor os post do nosso blog: Projeto #FICADICA.
Ainda
não fechamos, mas, já percebo a mudança de atitude dos educandos em relação a
melhora na maneira de escrita, os erros ortográficos diminuíram. E as mudanças
rompem o campo intelectual e se expandem para o campo social. Durante as aulas
eles anotam os possíveis conteúdos que irão para o blog, discutem de maneira
civilizada sobre os assuntos. A mudança no comportamento também está
melhorando, pois encontrei educandos sem motivação, tratando-se com um
linguajar inadequado e muitas vezes agressivo.
A
ideia do blog está sendo uma forma de tornar diversos conteúdos estudados em
assuntos significativos. Claro que temos que organizar vários fatores como tipo
de compartilhamento, fechamento de post, designer do blog e até mesmo questão
de privacidade. Porém, somente os avanços que eles já alcançaram são o estímulo
para os professores e a direção prosseguirem neste ideal tão significativo.
Professora Aline- Escola Municipal Santa Terezinha - Cursista de Especialização Em uso Educacional da Internet- UFLA
Aline, maravilhoso seu artigo.
ResponderExcluirSeu projeto foi construído elencado com as necessidades dos alunos e no contexto dos mesmos.
Parabéns, aspectos didáticos, sociais e outros sendo usados no blog.
Aline, maravilhoso seu artigo.
ResponderExcluirSeu projeto foi construído elencado com as necessidades dos alunos e no contexto dos mesmos.
Parabéns, aspectos didáticos, sociais e outros sendo usados no blog.
Olá, observei que o projeto desenvolvido foi exemplar para a consolidar nossos estudos acerca das contribuições do blog para o processo de ensino-aprendizagem. Além das questões relacionadas à melhoria da produção escrita, ao acesso aos textos multimodais e hipertextuais, você evidenciou a possibilidade de trabalho com temas transversais. Parabéns pelo trabalho.
ResponderExcluirCertamente este Projeto de Ensino por meio de Blog, além de possibilitar a reflexão e ampliação das questões curriculares é uma metodologia que contribui para a formação do processo educacional autônomo, bem como o uso destes conhecimentos para a elaboração da própria cidadania e respeito entre os educandos. Desejo a você Aline, êxito neste caminho!!!
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